C1207 - SPED ECD - Registro J150 Código Aglutinador superior

    Resolução


    Informações Adicionais:

    O Registro J150 é composto pela Demonstração do Resultado do exercício (DRE) e o campo 06 desse registro refere-se ao Código de Aglutinação Sintético de Nível Superior.

    A geração deste campo pode ser realizada de duas formas distintas:

    - Automática: através das regras internas do programa que são baseadas na parametrização das contas totalizadoras da tabela da DRE.

    - Manual: através do conteúdo da coluna ‘Código Conta Superior’ da tabela DRE.

    • Automática

    Para gerar o ‘Código Aglutinador Superior’ de forma automática, as contas da tabela DRE devem estar corretamente categorizadas e com os totalizadores interligados entre os grupos.

    Demonstrações DFC/DVA/DRE/DRA

    1- Acesse: Contabil > Contabilidade > Encerramento > Tabelas > Demonstrações DFC/DVA/DRE/DRA

    Descrição do funcionamento das categorias:

    1. Cabeçalho: É o título da demonstração, o que identifica um novo relatório.

    2. Sintético Não Totalizadora: É a identificação de um subgrupo dentro da demonstração.

    3. Sintético Totalizadora: É a delimitadora do final de um subgrupo, e totaliza as Analíticas do subgrupo ao qual pertence.

    4. Analítica Não Totalizadora: É a que recebe os saldos, nelas serão ‘amarrados’ os códigos de acesso das contas contábeis.


    Gerar SPED ECD:

    As contas da DRE que, no exercício, tenham recebido saldos de contas contábeis de despesas, custos ou receitas, serão geradas no registro J150, exceto as contas com a categoria Cabeçalho, pois apenas identificam o tipo de relatório, e categoria Sintético Totalizadora, pois carregam o mesmo valor da conta título do subgrupo e caso fosse gerada causaria duplicidade na validação do arquivo.

    SPED Contábil ECD

    1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Guias e Arquivos Magnéticos > SPED Contábil ECD

    Para que o código aglutinador seja gerado de forma automática, o parâmetro abaixo destacado deve estar desmarcado.

    • Manual

    Para gerar o ‘Código Aglutinador Superior’ de forma manual, a coluna ‘Código Conta Superior’ da tabela DRE deve estar preenchida para todas as contas que compõem a DRE do período de escrituração.

    Demonstrações DFC/DVA/DRE/DRA

    1- Acesse: Contabil > Contabilidade > Encerramento > Tabelas > Demonstrações DFC/DVA/DRE/DRA

    • Para otimizar o preenchimento desta coluna é possível alimentá-la considerando as regras de geração automática do SPED e em seguida alterar e/ou remover apenas os registros que precisam de ajustes. Para isso basta gerar o arquivo SPED uma vez, sem que o parâmetro ‘Gerar DRE (J150) conforme coluna Código Conta Superior’ esteja selecionado. 

    SPED Contábil ECD

    1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Guias e Arquivos Magnéticos > SPED Contábil ECD

    Para que o código aglutinador seja gerado de forma manual, ou seja, considerando os ajustes realizados na coluna ‘Código Conta Superior’ da tabela DRE, o parâmetro abaixo destacado deve estar selecionado.

    ATENÇÃO: Ao selecionar este parâmetro, as contas da DRE que não tiveram o ‘Código Conta Superior’ preenchido não serão geradas no arquivo, por isso é importante se certificar de que todas as contas movimentadas no período estejam preenchidas.




    Outros meios de obter suporte