C102 - SPED ECD - Registro I157
Resolução
Importante: O Registro I157 deverá ser gerado quando existir alteração do Plano de Contas de um período para o outro, ou quando houve troca de escritório/contador no mesmo período de escrituração.
E esse registro refere-se à transferência de saldos da conta no plano anterior (I157), por meio do procedimento De/Para com as contas do plano atual (I155).
Sendo um registro obrigatório, quando identificar que na recuperação do arquivo do ECD do período anterior e não localizar as mesmas contas no Plano de contas atual. Exibindo o seguinte ERRO:
“A conta/Centro de custo xxxxx foi recuperada de escrituração anterior (Consta no C155) e não existe no primeiro mês da escrituração atual (no registro I155 e I157).
SPED ECD
1 - Para informar o registro acesse: Contábil> Contabilidade> Guias e Arquivos Magnéticos> SPED> SPED ECD.
Procedimentos para a geração do registro:
2 - Selecione a opção I157 - Transferência de Saldos e em seguida acione o botão 'Saldos I157 X I155'.
3- O programa irá processar e apresentar todas as contas do registro I155 e seus respectivos saldos inicias do exercício atual, para que possam ser realizados os relacionamentos no registro I157.
4- Para realizar manualmente os relacionamentos, selecione a linha e clique em Editar ou dê um duplo clique na conta, em seguida insira no campo Conta Contábil o número da conta contábil, que será formada pelo Classificador + Código de Acesso + terceiro (se houver) correspondente ao plano de contas anterior, clique na opção (+) e Salvar.
É possível:
- Realizar a inclusão de mais de uma conta e centro de custo para transferência dos valores, até que a soma dos valores de Saldo Final (I157) seja correspondente ao Saldo Inicial (I155 atual).
- Definir o indicador do saldo, sendo débito ou crédito, para as ocasiões em que o saldo inicial do ano atual (I155) é resultado de mais de uma conta contábil com saldo devedor e/ou credor no ano anterior (I157)
5 - Para preencher o registro I157 de forma automática clique em 'Importar I157 da ECD anterior', selecione o arquivo entregue e assinado da ECD do ano imediatamente anterior e clique em 'Abrir'.
O programa irá realizar as seguintes verificações para o preenchimento automático:
- Para cada saldo final do arquivo importado o programa irá buscar o mesmo valor dentre os Saldos iniciais da escrituração atual;
- Ao encontrar correspondência será verificada se as respectivas contas possuem a mesma Natureza;
- Para contas de mesmo saldo e mesma natureza será verificado se houve alteração no campo correspondente ao código da conta contábil;
- Os registros que tiverem alteração no código da conta contábil terão o conteúdo do I157 preenchido automaticamente;
- Os demais registros serão desconsiderados, pois não caracterizam mudança na conta do Plano de Contas.
ATENÇÃO: Caso não haja correspondência entre as contas, a rotina NÃO fará o preenchimento automático nas seguintes situações
- Contas com saldo final e inicial zerados;
- Mais de uma conta com saldos finais idênticos e mesma natureza.
Nas ocorrências destas situações será apresentada uma mensagem informativa ao final da importação, solicitando que para as determinadas contas seja realizado o relacionamento manualmente.
Exemplo:
OBS: Os saldos são somados com base no valor bruto, não considerando os indicadores de débito ou crédito, cabendo ao usuário a conferência do resultado dos valores inseridos.
6- Após realizar a inclusão ou importação das informações para todas as contas que tiveram seu classificador e código de acesso alterados, na tela principal do Relacionamento de Contas I155 x I157 clique em gravar e depois gravar novamente para que o sistema dê continuidade na geração do arquivo TXT. Clique em Salvar Parâmetros e em seguida inicie a geração do arquivo SPED Contábil ECD.
Importante: É realizada a geração do registro I157 após cada registro I155 do primeiro período referente ao registro I150.
Exemplo: O primeiro período nesse exemplo foi no dia 01/01/2024.
Importante: Informe o(s) código(s) das contas que tiveram movimento (Saldos/Lançamentos) no Plano de contas anterior inclusive da(s) conta(s) que ficaram com o saldo final Zero, para que não haja erros na recuperação dos arquivos ECD e ECF.
Mais informações sobre o registro o registro I157 com contas zeradas: C1549 - SPED ECD - Como incluir manualmente contas contábeis com saldo inicial zero e sem movimento no registro I155 - Base de Conhecimento - Contábil