F646-Integração Analisador Fiscal / Livros Fiscais

    Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário com instruções para realizar a integração do Analisador para o Fiscal, incluindo parametrização do Cadastro de Empresas, Espécie de Documentos e Encerramento de Período.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    Após a importação, análise e correções das inconsistências, é realizada a integração das informações com o Fiscal. Para que o processo de integração seja realizado corretamente é necessário que alguns parâmetros no sistema sejam verificados

    Cadastro de Empresa:

    1- Acesse Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas

    2- Clique nas guias Fiscal > Federal > Informações Gerais

    3- No cadastro da empresa preencha as informações da empresa. É fundamental o preenchimento dos campos Regime de Tributação, IPI e Código do IBGE

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    4- Clique na guia Estadual

    5- Na guia Estadual preencha as informações. Os campos Tratamento Fiscal, Recolhimento de ICMS e Processamento de Dados, devem ser preenchidos, mesmo que a empresa não tenha recolhimento de ICMS é necessário informar um tipo de recolhimento para que os valores de Outras ou Isentas de ICMS sejam levados corretamente. No quadro Processamento de Dados a opção Escritura Livros e Emite Notas deve ser informado para o caso da empresa que possui movimentação de itens de mercadoria e/ou serviços

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     Parametrização dos Layouts:

    1- Acesse Gestão da Informação Digital > Documentos Fiscais > Integração

    2- Clique na guia Integração Livro Fiscal > Parametrização dos Layouts

    3- Informe para cada tipo de movimentação o layout correspondente na escrituração

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    Espécie de Documentos:

    1- Acesse Fiscal > Tabelas > Espécie de Documentos

    2- Confira se a espécie utilizada nas notas está previamente cadastrada

    3- Caso não encontre a espécie é necessário cadastra-la

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    Consulte o conhecimento  cadastro de espécie de documentos para mais informações:

    F645-Cadastro da Espécie de Documentos

     

    Encerramento de Período:

    1- Acesse Fiscal > Rotinas Auxiliares > Encerramento de Período

    2- Verifique se o período a ser importado está aberto para realização da integração. O período de integração deve estar aberto em todas as guias: ICMS, IPI, PIS/COFINS e ISS

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    Bloqueio – Digitação de Notas

    1- Acesse Fiscal > Rotinas Auxiliares > Bloqueio – Digitação de Notas

    2- Verifique se o período importado NÃO está bloqueado para digitação, o período deve estar aberto

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    Análise

    1- Acesse Gestão da Informação Digital > Analisador Fiscal > Documentos Fiscais > Análise 

    2- Na análise verifique se não possui erros (em vermelho), caso possua, as notas com erros não serão integradas, somente as notas corretas (em verde) ou com advertência (em laranja) serão levadas

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     Integração

    1- Acesse Analisador Fiscal > Documentos Fiscais > Integração

    2- Para realizar a integração, informe o período das notas importadas, selecione as opções que devem ser consideradas na integração e clique em Integrar

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    3- Ao final da integração é apresentada a tela de Log com as informações que foram integradas

    Integração – Antiga:

    Caso deseje a rotina de integração Antiga está disponível, siga o passo a passo

    1- Acesse Analisador Fiscal > Documentos Fiscais > Integração-Antiga 

    2- Para realizar a integração, informe o período das notas importadas, selecione as opções que devem ser consideradas na integração e clique em Integrar

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    Outros meios de obter suporte