F646-Integração Analisador Fiscal / Livros Fiscais
Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário com instruções para realizar a integração do Analisador para o Fiscal, incluindo parametrização do Cadastro de Empresas, Espécie de Documentos e Encerramento de Período.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Após a importação, análise e correções das inconsistências, é realizada a integração das informações com o Fiscal. Para que o processo de integração seja realizado corretamente é necessário que alguns parâmetros no sistema sejam verificados
Cadastro de Empresa:
1- Acesse Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas
2- Clique nas guias Fiscal > Federal > Informações Gerais
3- No cadastro da empresa preencha as informações da empresa. É fundamental o preenchimento dos campos Regime de Tributação, IPI e Código do IBGE
4- Clique na guia Estadual
5- Na guia Estadual preencha as informações. Os campos Tratamento Fiscal, Recolhimento de ICMS e Processamento de Dados, devem ser preenchidos, mesmo que a empresa não tenha recolhimento de ICMS é necessário informar um tipo de recolhimento para que os valores de Outras ou Isentas de ICMS sejam levados corretamente. No quadro Processamento de Dados a opção Escritura Livros e Emite Notas deve ser informado para o caso da empresa que possui movimentação de itens de mercadoria e/ou serviços
Parametrização dos Layouts:
1- Acesse Gestão da Informação Digital > Documentos Fiscais > Integração
2- Clique na guia Integração Livro Fiscal > Parametrização dos Layouts
3- Informe para cada tipo de movimentação o layout correspondente na escrituração
Espécie de Documentos:
1- Acesse Fiscal > Tabelas > Espécie de Documentos
2- Confira se a espécie utilizada nas notas está previamente cadastrada
3- Caso não encontre a espécie é necessário cadastra-la
Consulte o conhecimento cadastro de espécie de documentos para mais informações:
F645-Cadastro da Espécie de Documentos
Encerramento de Período:
1- Acesse Fiscal > Rotinas Auxiliares > Encerramento de Período
2- Verifique se o período a ser importado está aberto para realização da integração. O período de integração deve estar aberto em todas as guias: ICMS, IPI, PIS/COFINS e ISS
Bloqueio – Digitação de Notas
1- Acesse Fiscal > Rotinas Auxiliares > Bloqueio – Digitação de Notas
2- Verifique se o período importado NÃO está bloqueado para digitação, o período deve estar aberto
Análise
1- Acesse Gestão da Informação Digital > Analisador Fiscal > Documentos Fiscais > Análise
2- Na análise verifique se não possui erros (em vermelho), caso possua, as notas com erros não serão integradas, somente as notas corretas (em verde) ou com advertência (em laranja) serão levadas
Integração
1- Acesse Analisador Fiscal > Documentos Fiscais > Integração
2- Para realizar a integração, informe o período das notas importadas, selecione as opções que devem ser consideradas na integração e clique em Integrar
3- Ao final da integração é apresentada a tela de Log com as informações que foram integradas
Integração – Antiga:
Caso deseje a rotina de integração Antiga está disponível, siga o passo a passo
1- Acesse Analisador Fiscal > Documentos Fiscais > Integração-Antiga
2- Para realizar a integração, informe o período das notas importadas, selecione as opções que devem ser consideradas na integração e clique em Integrar