F1319-Analisador Fiscal: Parâmetros aba Ajustes

    Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

    Contexto: Neste artigo serão demonstrados as funcionalidades da aba Ajustes dos parâmetros no Analisador Fiscal.

    Informações Adicionais: Não se aplica

    Resolução

    1- Acesse: Gestão da Informação Digital > Analisador Fiscal > Cadastros e tabelas > Parâmetros das empresas > Parâmetros > Ajustes

    2- O Campo IPI não creditado permite que o programa realize ou não os cálculos de valores de IPI NÃO CREDITADO informando as definições de cálculo conforme necessidade do usuário.

    3- No campo Valor do Frete para importação de XML CT-e é possível definir a composição do cálculo do frete

    4- No campo Informações Padrões - Condição de Pagamento Padrão: é possível parametrizar a Condição de Pagamento para todos os documentos importados que não possua em sua estrutura essas  informações

    5- Dia do cancelamento padrão (XML): Parametrização realizada para definir o dia do cancelamento padrão, pois este campo não está disponível na estrutura dos arquivos importados.

    6- SPED - Uso da descrição da unidade (0190): Importação da unidade de medida a partir da descrição e não do código.


    7- Aba outros ajustes:

    -Ajustar preenchimento de NF cancelada: Notas fiscais canceladas que foram importadas com informações indevidas serão ajustadas conforme legislação vigente.
    -Ajustar preenchimento de NF emitida para Cupom Fiscal (CFOP’s 5929 e 6929): Notas fiscais emitidas para cupom fiscal serão ajustadas conforme legislação vigente.
    -Classificar automaticamente NF-E de entrada: Realiza a “reclassificação” automática durante a importação de documentos.
    -Zerar Valores de ICMS ST/FCP ST lançando em Outras de ICMS e Observações da Nota: Parâmetro automático para informar valores de ICMS ST e FCP ST em OUTRAS e OBSERVAÇÕES.
    -Zerar valores do frete, seguro e despesas acessórias lançando em outras de ICMS: Parâmetro automático para informar os dados de valores desses campos em outras de ICMS.
    -Preencher número da fatura com o número da NF: Aplicável à importação de XML e DANFE quando a numeração da fatura não for informada.
    -Permitir escriturar NF de Entrada (XML) através do CNPJ de Entrega (Parágrafo 5 do artigo 125 do RICMS/00-SP): Conforme legislação vigente.

    -Leitura do totalizador final a partir do registro E02 (e não do E11)

    -Ao importar terceiros, não atualizar os existentes: Esta opção define que os terceiros anteriormente cadastrados não sejam atualizados/alterados no momento da importação.

    -Item padrão para CT-e (Entrada) (Saída): Campo de preenchimento obrigatório para importação de conhecimento de transporte pelo analisador.

    -Destino Simples Nacional Entradas, Saídas e Cupons: Para empresas optantes pelo Simples Nacional este campo irá definir o destino dos valores importados pelo Analisador Fiscal, devendo este ser definido tanto para situações de notas de entradas quanto de saída e mapa resumo.

    8- Aba Sintegra: 

    Esta aba permite definir dados específicos de importação do arquivo Sintegra.


    -Calcular Valor de Mercadorias/Calcular Base de Cálculo do IPI: definição de campos que não constam na estrutura do layout Sintegra, parâmetros a serem considerados de forma geral a todas as situações de importação do arquivo.
    -Ajustar série e Modelo de Notas Fiscais de Transporte (CFOP x35x e x360): permite que os arquivos SINTEGRA importados com documentos de transporte sejam ajustados conforme a legislação vigente.
    -Importar Terceiros a partir do Registro 50 (Cabeçalho de Notas Fiscais): O SINTEGRA não possui um registro com cadastro de terceiros, essa seleção permite que os terceiros identificados no registro 50 do SINTEGRA sejam importados e cadastrados no analisador fiscal, mesmo com informações faltantes.
    -Importar valor dos produtos do registro 60I (itens de ECF) como valor total (padrão é valor Unitário): Selecionando esta opção, irá realizar a importação do registro 60I como o valor unitário do item.

    -CFOP correspondente ao registro 61: Deverá parametrizar aqui o CFOP que deseja preencher

    9- Aba Substituto Tributário

    Aqui é possível inserir os CFOPS para que, ao importar e integrar notas com substituição tributária, a flag Substituto seja marcado na escrituração.

    10- Aba Comércio Exterior

    Aqui é possível parametrizar os campos que irão compor o valor contábil. As opções selecionadas, irão compor o valor contábil da nota

    11-Aba NF-e/CT-e

    Aqui é possível parametrizar códigos e valores para a importação de notas e conhecimentos de transporte. Assumirá os parâmetros, uma vez que estiverem selecionados:

    -Preencher o código de serviço com o valor do <cProd>

    -Importar apenas notas e conhecimentos fiscais autorizados

    -Não somar o valor do frete no campo de outras de ICMS

    -Somar ICMS e FCP para compor alíquota e valor ICMS

    12- É possível também parametrizar a data da nota para modelos 55 e 65 no campo: Considerar como Data de Escrituração da nota (mod 55/65), podendo selecionar: Data de Emissão, Data de Recebimento ou Data de Saída/Entrada





    Outros meios de obter suporte