C1806 - Analir - e-CAC com Dados inválidos
Este artigo tem como objetivo informar aos usuários do sistema Analir sobre os motivos que o Portal apresenta dados inválidos na consulta do e-CAC.
Importante: O sistema Analir utiliza certificados, procurações e senhas com dados válidos para consultar a base do contribuinte no portal e-CAC, desta forma qualquer eventualidade que apresente como Dados Inválidos no portal deverá ser verificada a validade das informações atribuídas ao portal.
Em Portal Analir > Status > Dados para acesso e-cac
Motivos para apresentação de Dados Inválidos no portal.
O sistema retornará dados inválidos quando encontrar as seguintes situações:
- O cadastro do usuário foi bloqueado.
- Dados de acesso inválidos
- A o cadastro do usuário está com divergência junto a RFB
- É necessário criar a conta GOV para acessar o portal e-CAC
- É necessário autorizar o uso da conta GOV para acessar o portal e-CAC
- A verificação em duas etapas está ativada para o usuário
- O cadastro foi bloqueado
- A conta GOV deve possuir nível de confiabilidade Prata ou Ouro
- O cadastro do usuário está com divergência junto a RFB
- A verificação de dispositivos autorizada está ativada para o usuário
- É necessário criar conta Gov para acessar o portal e-CAC.
Essas situações podem retornar as mensagens ao passar o mouse pelo ícone de Informações da tela Monitoramento na coluna Status também tem as situações diversas, tais como certificado vinculado ao contribuinte e o mesmo não está atribuído no portal da Receita Federal.
Resolução
Acesse: Portal Analir > Status > dados para acesso e-cac
A informação de Dados inválidos é decorrente de:
Certificado /Procuração inválida ou vencida, Senha Gov incorreta ou Procuração não vinculada ao contribuinte no Portal da Receita Federal.
1- Certificado/ Procuração com data de vencimento expirada:
Verifique se o certificado ou procuração está com validade fora do prazo
Acesse Monitoramento > Procuração
Através da Opção Editar será possível trocar a procuração
Ou troque o certificado no cadastro do contribuinte.
Acesse: dados para acesso e-CAC
Selecione o contribuinte
Clique em Editar
E informe um novo procurador ou certificado com data válida.
Importante:
Caso tenha certificado ou procuração vencida e queira atribuir a Senha Gov é necessário que realize a exclusão do certificado ou procuração vencida.
Coloque na opção: Nenhum Procurador Selecionado e Salve
Depois faça a inclusão da Senha Gov.
2 - Procuração não vinculada ao contribuinte no Portal da Receita Federal.
A situação de procuração não vinculada ao portal da Receita Federal, apresenta a mensagem de erro:
Erro na consulta, favor verificar dados informados.
Verifique se a procuração está vinculada no portal da Receita Federal.
Portal: https://cav.receita.fazenda.gov.br/
Realize o login e verifique em Senhas e Procurações
Ou pelo portal Analir Remova a Procuração e atribua a correta ou a senha GOV.
3 - Senha Inválida
Caso o contribuinte tenha somente o cadastro da senha GOV no portal, para a correção poderá acessar o contribuinte e alterar a senha pelo portal Analir
Monitoramento > Dados Inválidos
Selecione o contribuinte
Selecione a aba Conta gov.br
Informe a senha
Clique em Salvar