C1806 - Analir - e-CAC com Dados inválidos

C1806 - Analir - e-CAC com Dados inválidos


Este artigo tem como objetivo informar aos usuários do sistema Analir sobre os motivos que o Portal apresenta dados inválidos na consulta do e-CAC.

Importante: O sistema Analir utiliza certificados, procurações e senhas com dados válidos para consultar a base do contribuinte no portal e-CAC, desta forma qualquer eventualidade que apresente como Dados Inválidos no portal deverá ser verificada a validade das informações atribuídas ao portal.



Em Portal Analir > Status > Dados para acesso e-cac

Motivos para apresentação de Dados Inválidos no portal.


O sistema retornará dados inválidos quando encontrar as seguintes situações:

  • O cadastro do usuário foi bloqueado.
  • Dados de acesso inválidos
  • A o cadastro do usuário está com divergência junto a RFB
  • É necessário criar a conta GOV para acessar o portal e-CAC
  • É necessário autorizar o uso da conta GOV para acessar o portal e-CAC
  • A verificação em duas etapas está ativada para o usuário
  • O cadastro foi bloqueado
  • A conta GOV deve possuir nível de confiabilidade Prata ou Ouro
  • O cadastro do usuário está com divergência junto a RFB
  • A verificação de dispositivos autorizada está ativada para o usuário
  • É necessário criar conta Gov para acessar o portal e-CAC.

Essas situações podem retornar as mensagens ao passar o mouse pelo ícone de Informações da tela Monitoramento na coluna Status também tem as situações diversas, tais como certificado vinculado ao contribuinte e o mesmo não está atribuído no portal da Receita Federal.

Resolução

Acesse: Portal Analir > Status > dados para acesso e-cac

A informação de Dados inválidos é decorrente de:

Certificado /Procuração inválida ou vencida, Senha Gov incorreta ou Procuração não vinculada ao contribuinte no Portal da Receita Federal.


1- Certificado/ Procuração com data de vencimento expirada:

Verifique se o certificado ou procuração está com validade fora do prazo

Acesse Monitoramento > Procuração

Através da Opção Editar será possível trocar a procuração



Ou troque o certificado no cadastro do contribuinte.

Acesse: dados para acesso e-CAC

Selecione o contribuinte

Clique em Editar

E informe um novo procurador ou certificado com data válida.


Importante:

Caso tenha certificado ou procuração vencida e queira atribuir a Senha Gov é necessário que realize a exclusão do certificado ou procuração vencida.

Coloque na opção:  Nenhum Procurador Selecionado e Salve

Depois faça a inclusão da Senha Gov.


2 - Procuração não vinculada ao contribuinte no Portal da Receita Federal.

A situação de procuração não vinculada ao portal da Receita Federal, apresenta a mensagem de erro:

Erro na consulta, favor verificar dados informados.


Verifique se a procuração está vinculada no portal da Receita Federal.

Portal: https://cav.receita.fazenda.gov.br/

Realize o login e verifique em Senhas e Procurações

Ou pelo portal Analir Remova a Procuração e atribua a correta ou a senha GOV.


3 - Senha Inválida

Caso o contribuinte tenha somente o cadastro da senha GOV no portal, para a correção poderá acessar o contribuinte e alterar a senha pelo portal Analir

Monitoramento > Dados Inválidos

Selecione o contribuinte

Selecione a aba Conta gov.br

Informe a senha

Clique em Salvar