C1790 - Analir 2025 - Como Integrar os contribuintes para o Portal de Soluções (Portal Analir)

Resolução

1 - Acessar Analir > Dados dos contribuintes > aba Contribuinte

  • Ao clicar no botão 'Inserir' para incluir cadastros de novos contribuintes (que ainda não estão cadastrados no PGD IRPF), estes dados também serão integrados para o Portal Analir.
  • Esses cadastros de contribuintes inseridos manualmente, também serão apresentados no gride ao selecionar a opção 'Todos'. 


  • E ao clicar no botão Salvar será apresentada a mensagem abaixo: Informando que o cadastro de contribuinte foi Integrado com o Portal de Soluções (Portal Analir) com sucesso.



2 - Integração com o Portal de Soluções (Portal Analir) em lote

  • Os novos Contribuintes incluídos manualmente através do botão Inserir, também podem ser integrados em lote para o Portal de Soluções (Portal Analir), através do botão: Mais Ações > Integração Portal.



  • Ao clicar na opção: Integração Portal, será apresentada a mensagem abaixo: 


  • Ao acionar Sim, será apresentada a tela de progressão com o percentual do andamento, dos contribuintes que estão sendo integrados para o Portal de Soluções (Portal Analir).


Importante: os Contribuintes que foram inseridos através do IRPF são integrados através do Sincronizador Analir de forma automática. 


 3 - Acessa Analir > Preparação de dados

  • Na rotina de 'Preparação de dados', os contribuintes que também foram inseridos manualmente na rotina 'Dados dos contribuintes' também serão apresentados, sendo possível o envio para todos os contribuintes (através do botão Enviar E-mail) da carta de apresentação, carta de autorização e as planilhas para preenchimento tanto em PDF e/ou EXCEL. 


4 - Acessa Portal Analir >  Analir > Contribuintes

  • Na grade serão apresentados os contribuintes que foram integrados e na coluna Documentos, clicar em Visualizar.


  • Será apresentada a tela checklist, sendo possível verificar os documentos enviados dos contribuintes para o WhatsApp Analir (11 98900-2606)