Sumário

    Sistema: Analir .

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar como configurar o sistema para envio de notificações com o relatório dos Status eCAC das declarações do IRPF RFB de seus contribuintes.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    É possível receber notificações diárias de e-mail com o relatório dos Status eCAC, sempre que ocorrer alguma movimentação.

    Com o objetivo de facilitar o acompanhamento dos Status eCAC das declarações transmitidas e ter acesso antes mesmo de abrir o sistema Analir.


    Importante

    Para que funcione o monitoramento Status eCAC do Analir é necessário que:

    1. No cadastro de usuário -> Permissão especial habilitada para receber as notificações ecac
    2. No cadastro de usuário -> Permissão na aba empresas aos contribuintes desejados.
    3. Que o e-mail alertas@prosoft.com.br não esteja em sua lista de SPAM da sua caixa de e-mail.


    Agora veja os detalhes de cada uma das etapas:

    1- NO CADASTRO DE USUÁRIO -> PERMISSÃO ESPECIAL HABILITADA PARA RECEBER AS NOTIFICAÇÕES ECAC



    • Selecione a opção “Receber notificações de e-mail com status de declaração eCAC” e clique em salvar.


    • Esta opção somente será habilitada se o endereço de e-mail do usuário estiver preenchido.
    • Apenas um usuário poderá ter esta permissão selecionada, recomendamos que opte por permitir para o usuário que for o responsável pelo controle das declarações transmitidas ou o próprio contador.

    Se desejar trocar de usuário que recebe as notificações, apenas desmarque a opção e marque no novo usuário.


    Veja como fica na ilustração abaixo:

     


    Zoom para melhor visualização da opção a ser selecionada:




    2- NO CADASTRO DE USUÁRIO -> PERMISSÃO NA ABA EMPRESAS AOS CONTRIBUINTES DESEJADOS

     


    • Selecione todos os contribuintes desejados na coluna “Empresas” à esquerda e movimente para a direita “Empresas selecionadas”. E clique em Salvar.




    Isso é necessário para que o Analir saiba quais os contribuintes que o usuário precisa monitorar pelo painel e receber as notificações Status eCAC.



    3- E-MAIL ALERTAS@PROSOFT.COM.BR NÃO ESTEJA EM SUA LISTA DE SPAM DA SUA CAIXA DE E-MAIL.


    É importante que deixe liberado na caixa de e-mail o endereço alertas@prosoft.com.br, pois é deste endereço que serão enviados os e-mails de notificações do Analir.

    Assegure que o endereço alertas@prosoft.com.br não esteja bloqueado ou na lista de SPAM.


    4- E-MAIL DE NOTIFICAÇÃO STATUS ECAC


    • Quando será enviado?


    O Sistema Analir realiza consultas no período noturno no Portal eCAC RFB e em seguida atualiza o painel de monitoramento em Analir > Status > Monitoramento.

    O e-mail será enviado diariamente, quando ocorrer uma movimentação de Status no eCAC da declaração de um contribuinte, que o usuário tiver permissão.


    Agora veja abaixo uma ilustração de como é o e-mail enviado:


    IMPORTANTE:

    Este e-mail é enviado pelo Prosoft Analir Plus e tem o intuito apenas informativo.

    Para mais informações, acesse Portal > Analir > Status e consulte a rotina de monitoramento.

    Caso desejar mais detalhes da declaração, consulte o portal eCAC da Receita Federal.







    Outros meios de obter suporte