C1627 - Analir - Como configurar o Monitoramento de Status eCAC

Sumário

Sistema: Analir Plus.

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar na utilização da funcionalidade do monitoramento de Status eCAC no sistema Analir Plus.
Essa funcionalidade tem como objetivo principal acessar o site da receita federal – eCAC e atualizar automaticamente o status das declarações dos contribuintes no Analir Plus.

A verificação do status na receita federal ocorrerá apenas quando o status das declarações dos contribuintes no sistema Analir Plus estiverem como “Transmitida” e os dados de acesso estiverem cadastrados no sistema.

Essa verificação ocorrerá diariamente no período noturno, atualizando o sistema Analir Plus de acordo com o status apresentado no site da receita federal - eCAC. https://cav.receita.fazenda.gov.br/ecac/

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Com objetivo de facilitar a identificação e acompanhamento do status das declarações dos contribuintes, está disponível o monitoramento de Status no sistema Analir. O robô do Analir se conectará ao site da receita federal- eCAC e atualizará o status das declarações no sistema Analir Plus.


Importante

Para que funcione o monitoramento Status eCAC do Analir Plus é necessário que:


  1. Declaração do contribuinte no programa do IRPF RFB esteja com o status 'Transmitida'
  2. Ative o cpf do contribuinte dentro do Analir instalado na máquina.
  3. Execute o Sincronizador Analir
  4. Acesse o portal através do link: https://portal.prosoft.com.br. e cadastre os dados de acesso eCAC do contribuinte.


Pronto! A atualização do Status das declarações de Exercício 2023 é realizada diariamente de forma automática após a configuração. Consulte em Portal > Analir > Status > Monitoramento.


Agora veja os detalhes de cada uma das etapas:


1- DECLARAÇÃO DO CONTRIBUINTE NO PROGRAMA DO IRPF RFB ESTEJA COM O STATUS 'TRANSMITIDA'


Acesse o programa IRPF 2023 da Receita Federal (PGD 2023) instalado na mesma máquina que o Analir Plus, confirme na página principal na aba Transmitidas se consta o contribuinte desejado.



2- ATIVE O CPF DO CONTRIBUINTE DENTRO DO ANALIR INSTALADO NA MÁQUINA

Acesse o Analir Plus que está instalado na mesma máquina que o IRPF 2023.Para isto clique no atalho “Prosoft Analir 2023” em sua área de trabalho.

Acesse a aba “Meu Painel” e clique duas vezes sobre o contribuinte que deseja ativar o cpf para utilização. Confirme as mensagens de validação.



Caso queira ativar vários contribuintes de uma só vez, então acesse o menu de configurações no ícone de engrenagem e selecione a opção Controle de CPF.

Selecione os contribuintes que deseja ativar e clique em Salvar. Confirme as mensagens de validação.


Pronto! Seus contribuintes estão ativados e prontos para utilização de todos os recursos do Analir Plus.


Importante:

Uma vez ativado o cpf, não será mais possível desativá-los no sistema. A cada cpf ativado será consumido diretamente do seu pacote contratado. No momento da ativação é possível visualizar quantos cpf estão disponíveis.


3- EXECUTE O SINCRONIZADOR ANALIR

O Sincronizador Analir realiza o sincronismo para o Portal Analir Plus, de todos os contribuintes que constam no IRPF 2023 e que tenham sido habilitados / ativados (conforme item 2).


São sincronizados Nome do contribuinte, Telefone Celular e Status da Declaração (Se o status estiver como transmitida).


O Sincronizador é aberto sempre que aberto o Analir Plus de sua máquina, caso não esteja aparecendo na tela, por favor feche e abra novamente o Analir Plus.


Realize o login com no sincronizador, utilizando os mesmos dados de usuário e senha que utiliza para acessar o Portal Analir Plus.


Caso não conheça esse acesso, procure o responsável da empresa, enviamos um e-mail para ele com os dados de acesso. Geralmente é “contadoranalirXXXXX” (onde XXXXX significa o código do cliente) ou pode ser um usuário operador que foi criado pelo responsável.


Importante: Não utilize o usuário “AdminXXXXX” para logar no sincronizador. Este usuário é somente para controle administrativo do Portal.




4- NO PORTAL CADASTRE OS DADOS DE ACESSO ECAC DO CONTRIBUINTE


Acesse o Portal através do link: https://portal.prosoft.com.br e em seguida > Analir > Status > Dados para acesso eCAC


Cadastro Individual:


  • Localize o contribuinte desejado e na coluna Ações, clique em Cadastrar.
  • Insira o código de acesso e senha que o contribuinte utiliza para acessar o portal eCAC da RFB e clique em Salvar.






Pronto! Os dados de acesso serão cadastrados com sucesso.


Cadastro em lote:


  • Clique no botão “Importar Código e Senha”
  • Clique em “Baixar modelo”. Será realizado o download de uma planilha padrão para preenchimento dos dados de acesso dos contribuintes.
  • Clique em “Importar”. Agora selecione a planilha que você preencheu e clique em abrir.





Pronto! Todos os dados preenchidos da planilha serão importados.


5- APÓS CONFIGURADO CONSULTE DIARIAMENTE OS STATUS DAS DECLARAÇÕES


Acesse Portal > Analir > Status > Monitoramento:



Importante: As atualizações são realizadas diariamente. Porém o robô Analir é executado no período noturno. Ou seja, tudo que estiver configurado durante o dia, será atualizado o status no período noturno.