Sumário

    Sistema: Analir Plus.

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar na utilização da funcionalidade do monitoramento de Status eCAC no sistema Analir Plus.
    Essa funcionalidade tem como objetivo principal acessar o site da receita federal – eCAC e atualizar automaticamente o status das declarações dos contribuintes no Analir Plus.

    A verificação do status na receita federal ocorrerá apenas quando o status das declarações dos contribuintes no sistema Analir Plus estiverem como “Transmitida” e os dados de acesso estiverem cadastrados no sistema.

    Essa verificação ocorrerá diariamente no período noturno, atualizando o sistema Analir Plus de acordo com o status apresentado no site da receita federal - eCAC. https://cav.receita.fazenda.gov.br/ecac/

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    Com objetivo de facilitar a identificação e acompanhamento do status das declarações dos contribuintes, está disponível o monitoramento de Status no sistema Analir. O robô do Analir se conectará ao site da receita federal- eCAC e atualizará o status das declarações no sistema Analir Plus.


    Importante

    Para que funcione o monitoramento Status eCAC do Analir Plus é necessário que:


    1. Declaração do contribuinte no programa do IRPF RFB esteja com o status 'Transmitida'
    2. Ative o cpf do contribuinte dentro do Analir instalado na máquina.
    3. Execute o Sincronizador Analir
    4. Acesse o portal através do link: https://portal.prosoft.com.br. e cadastre os dados de acesso eCAC do contribuinte.


    Pronto! A atualização do Status das declarações de Exercício 2023 é realizada diariamente de forma automática após a configuração. Consulte em Portal > Analir > Status > Monitoramento.


    Agora veja os detalhes de cada uma das etapas:


    1- DECLARAÇÃO DO CONTRIBUINTE NO PROGRAMA DO IRPF RFB ESTEJA COM O STATUS 'TRANSMITIDA'


    Acesse o programa IRPF 2023 da Receita Federal (PGD 2023) instalado na mesma máquina que o Analir Plus, confirme na página principal na aba Transmitidas se consta o contribuinte desejado.



    2- ATIVE O CPF DO CONTRIBUINTE DENTRO DO ANALIR INSTALADO NA MÁQUINA

    Acesse o Analir Plus que está instalado na mesma máquina que o IRPF 2023.Para isto clique no atalho “Prosoft Analir 2023” em sua área de trabalho.

    Acesse a aba “Meu Painel” e clique duas vezes sobre o contribuinte que deseja ativar o cpf para utilização. Confirme as mensagens de validação.



    Caso queira ativar vários contribuintes de uma só vez, então acesse o menu de configurações no ícone de engrenagem e selecione a opção Controle de CPF.

    Selecione os contribuintes que deseja ativar e clique em Salvar. Confirme as mensagens de validação.


    Pronto! Seus contribuintes estão ativados e prontos para utilização de todos os recursos do Analir Plus.


    Importante:

    Uma vez ativado o cpf, não será mais possível desativá-los no sistema. A cada cpf ativado será consumido diretamente do seu pacote contratado. No momento da ativação é possível visualizar quantos cpf estão disponíveis.


    3- EXECUTE O SINCRONIZADOR ANALIR

    O Sincronizador Analir realiza o sincronismo para o Portal Analir Plus, de todos os contribuintes que constam no IRPF 2023 e que tenham sido habilitados / ativados (conforme item 2).


    São sincronizados Nome do contribuinte, Telefone Celular e Status da Declaração (Se o status estiver como transmitida).


    O Sincronizador é aberto sempre que aberto o Analir Plus de sua máquina, caso não esteja aparecendo na tela, por favor feche e abra novamente o Analir Plus.


    Realize o login com no sincronizador, utilizando os mesmos dados de usuário e senha que utiliza para acessar o Portal Analir Plus.


    Caso não conheça esse acesso, procure o responsável da empresa, enviamos um e-mail para ele com os dados de acesso. Geralmente é “contadoranalirXXXXX” (onde XXXXX significa o código do cliente) ou pode ser um usuário operador que foi criado pelo responsável.


    Importante: Não utilize o usuário “AdminXXXXX” para logar no sincronizador. Este usuário é somente para controle administrativo do Portal.




    4- NO PORTAL CADASTRE OS DADOS DE ACESSO ECAC DO CONTRIBUINTE


    Acesse o Portal através do link: https://portal.prosoft.com.br e em seguida > Analir > Status > Dados para acesso eCAC


    Cadastro Individual:


    • Localize o contribuinte desejado e na coluna Ações, clique em Cadastrar.
    • Insira o código de acesso e senha que o contribuinte utiliza para acessar o portal eCAC da RFB e clique em Salvar.






    Pronto! Os dados de acesso serão cadastrados com sucesso.


    Cadastro em lote:


    • Clique no botão “Importar Código e Senha”
    • Clique em “Baixar modelo”. Será realizado o download de uma planilha padrão para preenchimento dos dados de acesso dos contribuintes.
    • Clique em “Importar”. Agora selecione a planilha que você preencheu e clique em abrir.





    Pronto! Todos os dados preenchidos da planilha serão importados.


    5- APÓS CONFIGURADO CONSULTE DIARIAMENTE OS STATUS DAS DECLARAÇÕES


    Acesse Portal > Analir > Status > Monitoramento:



    Importante: As atualizações são realizadas diariamente. Porém o robô Analir é executado no período noturno. Ou seja, tudo que estiver configurado durante o dia, será atualizado o status no período noturno.




    Outros meios de obter suporte