C1466 - Analir - 2022 - Informações da ajuda

Sumário

Sistema: Analir Desk 2022.

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar ao cliente sobre a utilização do sistema Prosoft Analir Desk 2022.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

AJUDA PROSOFT ANALIR


Bem Vindo

Seja bem-vindo a Ajuda do Prosoft Analir. O objetivo deste manual é auxiliar os usuários do Prosoft Analir e apresentar os pré-requisitos de configuração para a utilização do produto, bem como todas as funcionalidades e facilidades oferecidas para o gerenciamento das declarações de Imposto de Renda Pessoa Física.

As informações e o software discutidos neste documento estão sujeitos às modificações sem aviso e não constituem compromissos da Prosoft.

Nenhum material pode ser reproduzido ou transmitido sob qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou físico, para qualquer finalidade, sem a expressa permissão por escrito da Prosoft.
O software discutido neste documento é fornecido sob licença e poderá ser utilizado ou copiado apenas de acordo com os termos da licença. Todas as garantias fornecidas pela Prosoft, referentes a software e documentação estão estabelecidas no Contrato de Licença, e nada que estiver declarado ou implícito neste documento ou seu conteúdo deve ser considerado ou julgado como modificações ou alterações de quaisquer termos, incluindo as garantias, do contrato de licença.


O que é o Prosoft Analir

O Prosoft Analir é um software baseado no programa de Declarações de Pessoa Física da Receita Federal, com o principal objetivo de calcular a análise de caixa, e por isso é considerado o melhor complemento ao programa oficial.


Importante:

A versão de Preparação de Dados é na verdade disponibilizada para apoiar o profissional contábil na preparação de informações com base nos dados da declaração do ano anterior ao da entrega, nesse caso o IRPF 2021 ano base 2020. Por esse motivo as funcionalidades de análise de caixa ou outras que dependam do IRPF 2022 estão desabilitadas até que a RFB libere o programa e o Prosoft Analir seja devidamente ajustado para essa versão por meio de atualização.

A instalação deste programa é local e deve ser licenciado em seguida.


Como efetuar o Licenciamento?

As informações para licenciamento estão disponíveis no e-mail enviado automaticamente pelo nosso webservice, no momento da liberação do pedido, mas pode ser efetuado por meio do Portal Prosoft. Seguem os passos:

1. Acesse o Portal Prosoft pelo seguinte caminho: www.prosoft.com.br.
2. Clique em Suporte ao Cliente / Licenciamento.
3. Clique na opção ANALIR 2022 (Ano base 2021).
4. Clique no botão Copiar Chave.
5. Cole esse número (SUBCHAVE) na tela inicial da entrada do produto.

mceclip1.pngNOTA:

Alguns navegadores podem apresentar a seguinte mensagem de segurança: "Deseja permitir que esta página da Web acesse sua Área de Transferência?
Se você permitir, a página da Web poderá acessar a Área de Transferência e ler informações que você tenha recortado e colado recentemente."


Conhecendo a Tela Principal

Ao acessar o sistema a tela abaixo será apresentada.

mceclip11.png

Configuração

O botão Configuração do Sistema está localizado ao lado direito, na parte superior da tela com formato de engrenagem mceclip12.png.
Ao clicar nesse botão serão apresentadas opções para que seja possível configurar o Sistema.


Aba Dados da Empresa

Identificação

Constam informações do usuário que adquiriu o produto, como o Tipo (Pessoa Física ou Jurídica), CNPJ/CPF e CRC.

OBS: Os campos CNPJ/CPF Razão Social são campos desabilitados para alteração, pois são automaticamente alimentados a partir do licenciamento do produto.

Dados

São campos para preenchimento de endereço, bairro, CEP, Estado, Município e Telefone.

Logomarca

Por meio desse campo é possível inserir um logotipo da empresa que adquiriu o produto, de modo a personalizar alguns relatórios, pois o Prosoft Analir vai utilizar essa imagem no momento da impressão. Basta acionar o botão Localizar, selecionar a imagem desejada e clicar em Abrir.

mceclip13.pngImportante: A imagem deve possuir as seguintes dimensões: 49 pixels de altura e 154 pixels de largura.


Honorários

Check box Controlar Valor Mínimo
O parâmetro controlar valor mínimo tem como objetivo permitir que seja informado ao sistema se será ou não efetuado o controle do valor mínimo a ser cobrado em cada recibo.

• Ao marcar a opção: o sistema verificar se a soma dos itens para elaboração da declaração é menor que o valor mínimo. Nesse caso, o sistema considera apenas o valor mínimo, desconsiderando os outros valores.
• Se não marcar a opção: o sistema somará o valor mínimo aos demais valores de serviço, ou seja, independentemente das atividades executadas para elaborar a declaração, sempre haverá um valor mínimo atribuído ao valor dos honorários.

Check box Vincular Baixa dos Honorários com Fechamento da Declaração

Ao marcar essa opção o sistema só permitirá efetuar baixa de honorários para as declarações que estão fechadas. Importante ressaltar que ao marcar essa opção, e acessar a opção de controle de pagamentos, só serão apresentados os contribuintes que possui declaração fechada.

mceclip2.pngNOTA:Caso esta opção não esteja marcada, a análise do caixa poderá ser aberta e fechada, independentemente do pagamento do recibo de honorário.


Campo Porcentagem do IR
Nesta opção é possível definir um percentual para o cálculo do imposto de renda a ser retido sobre o valor total do honorário.

Declarações - XML

Local de armazenamento das declarações (arquivo XML)

Se as declarações dos anos anteriores estão armazenadas em sua máquina no formato ‘XML’, indique a localização para que o Sistema leia os dados automaticamente, sem a necessidade de instalação dos programas de IRPF antigos.

Clique no botão Selecionar.

Na estrutura de pastas onde os arquivos ‘XML’ estão localizados, deve existir esta sequência:

• Estrutura de pastas na sequência definida pela empresa.
• IRPFaaaa (pasta identificada pelo IRPF + aaaa = ano da declaração).
• Número do CPF (pasta identificada pelo número do CPF do contribuinte).
• Arquivo ‘XML’ da declaração do contribuinte (arquivo identificado pelo número do CPF do contribuinte).

Relatórios

Rodapé a ser impresso nos relatórios do Sistema

Padronize a mensagem desejada para que seja impressa no rodapé de todos os relatórios.


Parâmetros para Análise de Caixa

Esta funcionalidade apresenta explicações sobre os parâmetros necessários para cálculo da Análise de Caixa.

1. Clique no ícone Configurações, localizado na parte superior direita da tela.
2. Clique na opção Parâmetros para Análise de Caixa.
3. Será apresentada a tela com opções de parâmetros para efetuar o cálculo.
4. Leia atentamente cada opção apresentada e selecione ao lado uma das opções: Sim ou Não.
5. Clique em Salvar.
6. Será exibida a tela para preenchimento do CPF.
7. Clique em Salvar.


Parâmetros do Sistema

Declaração Simplificada – Desconto simplificado de 20%?

Ao marcar a opção “Sim”, o Sistema efetuará o cálculo do desconto simplificado que será deduzido dos rendimentos do contribuinte para apurar o saldo final de caixa.
Ao marcar a opção “Não”, o Sistema considerará os valores de rendimentos menos os valores de pagamentos e variação patrimonial para obter o saldo final do caixa.

Rendimentos Pessoa Jurídica – Com exigibilidade suspensa?

Por haver divergência de opinião quanto a reconhecer o valor desses rendimentos no cálculo da análise de caixa, ao marcar “Sim”, o Sistema considerará o valor de rendimentos pessoa jurídica com exigibilidade suspensa no saldo de caixa. Ao marcar a opção “Não”, o Sistema não somará esses valores no saldo final do caixa.

Renda Variável – Prejuízo? Sem compensação

Ao marcar “Sim” para o indicador, o sistema considera o valor da compensação do prejuízo do demonstrativo de renda variável na linha de perdas de capital, para posterior acúmulo desse valor no saldo final de caixa.
Ao marcar “Não” na Renda Variável – Prejuízo? Sem compensação, o Sistema não irá considerar o valor de prejuízo na linha de Perda de Capital.

Renda Variável – Prejuízo? Com Compensação

Esta opção só poderá ser acionada, no caso da opção Renda Variável – Prejuízo? Sem compensar estar indicada com “Sim”.

Marcando “Sim” o Sistema vai considerar a diferença de prejuízos entre as operações Comum e Day-Trade.
Marcando “Não”, o Sistema não considera a diferença de prejuízos entre as operações Comum e Day-Trade.

Atividade Rural – Prejuízos?

Ao marcar “Sim” nesta opção, o sistema vai considerar o valor do resultado negativo da atividade rural na área de pagamentos e doações da análise de caixa.
Ao marcar “Não” nesta opção, o sistema não considera o valor do resultado negativo da atividade rural na área de pagamentos e doações da análise de caixa.

Atividade Rural – Bens da Atividade Rural

Ao informar “Sim” o sistema soma dos bens da atividade rural e subtrai esse valor do resultado do caixa.
Ao informar “Não” o sistema não subtrai o valor da soma dos bens do resultado do caixa.

Atividade Rural – Dívidas

Ao informar “Sim” a soma das dívidas informadas na atividade rural, serão subtraídas da análise de caixa.
Ao informar “Não” o sistema não considera esse valor na análise de caixa.

Auditoria – Definir idade mínima obrigatória para inclusão do CPF do Dependente

Informar a idade mínima definida no manual do IRPJ para dependentes que são obrigados a informar o CPF. A partir dessa informação, o sistema fará consistência nesse campo e alertará o usuário da divergência, caso ela exista.

Auditoria – Definir idade mínima obrigatória para inclusão do CPF do Alimentado

Informar a idade mínima definida no manual do IRPJ para 'Alimentados' que são obrigados a informar o CPF. A partir dessa informação, o sistema fará consistência nesse campo e alertará o usuário da divergência, caso ela exista.

Auditoria – Definir o percentual para auditar Despesas Médicas versus Rendimentos Tributáveis

Informar um percentual pelo qual o sistema efetuará o cálculo para alertar o contribuinte sobre a necessidade de arquivar despesas médicas para o caso da declaração ser retida pela malha fina da RFB.


Configuração de E-mail

O Sistema permite o envio de documentos aos contribuintes por e-mail. Para tanto, efetue as configurações descritas abaixo:

1. Acesse no menu a opção Configuração de e-mail.
2. Ao clicar nesta opção apresentará a tela para acesso.
3. Insira o nome e senha e clicar em Avançar.
4. Opte pelo provedor ou informar os dados manualmente. Clique em Avançar.
5. Informe o email e clique em Avançar.
6. Será apresentada a tela para efetuar 'teste'. Clique em Avançar.
7. Clique em Finalizar.

mceclip3.pngNOTA:

Recomenda-se verificar as configurações indicadas pelo provedor para garantir o funcionamento adequado desta rotina.
Após concluir a configuração das contas de e-mails, será criado o arquivo Nomedousuário.DAT no caminho ..\PROSOFT.WIN\PRANALIR\2020\EMAIL, nesse arquivo ficarão armazenadas todas as informações relativas às configurações.


Controle de Licença

O Controle de Licenças do Prosoft Analir tem como objetivo transferir a licença, nos casos em que for necessário trocar de equipamento ou necessário desinstalar o Sistema e verificar a relação de máquinas. Clique no botão para:

1. Transferir a licença: da máquina atual, armazenando-a na nuvem de forma que possa ser recuperada novamente no licenciamento de outra máquina; ou
2. Relação de máquinas: verificar as máquinas já licenciadas para a empresa.


Como Efetuar transferência?

1. Clique no botão Configurações > Controle de Licenças.
2. Em seguida clique no botão Transferir Licença, será exibida uma tela com a mensagem: "Para realizar a transferência da licença, clique em Confirmar. Caso opte por não efetuar a transferência,
clique em Cancelar".
3. Clique em Confirmar ou Cancelar para iniciar a transferência.
4. Clique no botão Copiar, para copiar a licença.


Controle de CPFs

Após realizar o licenciamento será apresentada a relação de contribuintes encontrada no programa da Receita Federal para que sejam selecionados os CPFs, que serão utilizados para realizar a análise.
A quantidade de CPFs estará condicionada à quantidade adquirida no momento da compra, após a seleção dos CPFs basta salvar e o sistema permitirá acesso as funcionalidades de análise de caixa.
Caso queira adicionar novos CPFs, basta selecionar a opção Controle de CPFs no menu de Configurações.mceclip4.pngNOTA:

• Uma vez ativado o CPF não poderá mais ser desmarcado.
• Não é necessário selecionar todos os CPFs na primeira execução do programa, o Sistema permite adicionar aos poucos por meio da opção Controle de CPFs no menu Configurações.


Calculadora

Para utilizar a calculadora acesse a opção Configurações e clique em Calculadora.

mceclip14.png







Base de Conhecimento

Esta opção irá direcionar para o Portal de Soluções Prosoft, para acessar os conhecimentos sobre o Prosoft Analir .


Acesso Remoto

Quando o "Suporte" da Prosoft solicitar o acesso remoto, acesse 'Configurações' (canto superior direito da tela) e clique na opção Acesso Remoto. Em seguida clique em Sim para autorizar o acesso.

Ajuda

Ao clicar em Ajuda será disponibilizado o manual para consulta sempre que necessário.

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Treinamento

Ao clicar na opção Treinamento abrirá a página para assistir ao treinamento do produto sempre que necessário.

Sobre o Sistema

Esta página apresenta informações quanto a usabilidade das funcionalidades do produto.

mceclip16.png


Dados dos Contribuintes

Esta funcionalidade permite efetuar a manutenção dos dados de contribuintes, inclusive aqueles que ainda não possuem sua declaração no sistema. É possível fazer o agrupamento de contribuintes com base nos grupos registrados, para facilitar a comunicação e geração de informações.


Pré-requisitos

Para acessar as informações do Contribuinte é necessário possuir contribuintes cadastrados no produto Prosoft Analir.


Planilha de Dados

Por meio da rotina de preparação de dados é possível antecipar-se emitindo e enviando ao contribuinte um relatório COMPLETO ou SIMPLIFICADO com as informações da 'Declaração do Exercício' atual e anterior.

Ao receber esse relatório, o contribuinte poderá conferir as informações declaradas anteriormente, a fim de efetuar as devidas alterações para a declaração anual do próximo exercício.

Juntamente com o relatório será enviada uma carta, na qual o cliente poderá ser alertado para começar a providenciar recibos, documentos, ou seja, se organizar para a preparação das declarações.

Foram disponibilizados no Sistema dois tipos de planilhas para emissão:

Modelo 1: é mais completa, contemplando todas as informações financeiras/patrimoniais, referente ao ano indicado para a ser enviada ao contribuinte.

Modelo 2: apresenta apenas as cartas de apresentação e autorização.


Pré-requisitos

Para acessar a Planilha de dados é necessário possuir declarações cadastradas no programa do IRPF do ano imediatamente anterior ao exercício atual.
Exemplo: para o ano de 2022, é necessário ter o IRPF 2021 ano base 2020.


Como Acessar?

Selecione inicialmente em Dados do Exercício um dos períodos disponíveis, conforme segue:

2022 - Preparação de Dados - ao marcar esta opção, o sistema efetuará a leitura das declarações de imposto de renda do ano de 2021, e no momento de gerar os relatórios manterá a coluna de 2020 em branco, para que o contribuinte possa informar os valores. No cabeçalho dos relatórios, imprimirá 2022 Ano base 2021.

2021 - Ao marcar esta opção, o Sistema efetuará a leitura das declarações de imposto de renda do ano de 2021 e no momento de gerar os relatórios apresentará valores nos anos base de 2019 e 2020, conforme constam na declaração de imposto de renda. No cabeçalho dos relatórios, imprimirá 2021 ano base 2020.

Siga as orientações dos parâmetros abaixo:
1. Clique em Preparação da Declaração.
2. Clique em Planilha de Dados.
3. Clique no checkbox para selecionar o ano base e o (s) contribuinte (s) para o (s) qual (is) deseja gerar a planilha.
4. Os botões Imprimir/PDF e Enviar e-mail, serão habilitados.
5. Selecione o modelo que deseja utilizar.
6. No botão Visualizar, o Sistema apresenta as 'Cartas' e a 'Planilha para Elaboração da Declaração'.

mceclip5.pngNOTA:

Para marcar ou desmarcar todos os contribuintes, clique com o botão direito do mouse na tela e selecione a opção desejada. Em seguida, no quadro Opções para Impressão selecione os documentos que deseja imprimir.


Cartas e Etiquetas

É possível emitir as etiquetas que poderão ser utilizadas para mala direta com a identificação das declarações da Receita Federal.


Pré-requisitos

Para acessar a opção Cartas e Etiquetas é necessário possuir declarações cadastradas no programa da Receita Federal de Imposto de Renda.

1. Clique em Preparação da Declaração.

2. Clique em Cartas e Etiquetas.

3. Selecione o ano base e o (s) contribuinte (s) para o (s) qual (is) deseja emitir as cartas e etiquetas.

4. Selecione umas das opções apresentadas abaixo:

Carta de Apresentação: tem a finalidade de informar ao contribuinte o envio dos dados da declaração do IRPF do ano anterior. Ao selecionar esta opção, o campo Título será apresentado. Nesse campo deve ser informado a forma de se dirigir ao contribuinte para posterior emissão da carta de apresentação.

Carta de Autorização: tem por objetivo solicitar ao contribuinte a autorização para que seus dados do IRPF sejam transmitidos via internet para a Receita Federal. Além disso, realiza o registro da total responsabilidade do contribuinte sobre as informações fornecidas na declaração e assegura ao contador os termos gerais da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

Etiquetas de Endereçamento: são utilizadas para o envio de eventual mala direta. Ao selecionar esta opção, o campo Tipo de impressão com as opções Laser ou Matricial será habilitado.

Etiquetas de Identificação: são utilizadas para identificar documentos de declaração do imposto de renda, além de imprimir observações registradas na tela do contribuinte. Ao marcar esta opção, o campo “Imprimir” observações do contribuinte será habilitado.

mceclip6.pngNOTA:

Para marcar ou desmarcar todos os contribuintes, clique com o botão direito do mouse na tela e selecione a opção desejada.

Enviar E-mail

Clique no botão Enviar E-mail para o envio da planilha de dados por e-mail.
No campo Contribuintes, é possível realizar uma busca por meio dos dados do contribuinte.
- Editar Mensagem: tem por objetivo editar a mensagem a ser enviada ao contribuinte.
- Configurar: ajuda a configurar a conta de e-mail para facilitar o envio de planilhas e análises financeiras aos contribuintes.
- Enviar: Planilha de Dados para Elaboração da Declaração do Imposto de Renda.


Agenda de Compromissos

Esta opção permite realizar o agendamento de compromissos para o contribuinte. É utilizada por profissionais contábeis ou por pessoas que elaboram a declaração do imposto de renda de pessoa física de terceiros.


Pré-requisitos

Para acessar a Agenda de Compromissos é necessário que o contribuinte esteja cadastrado no programa de Imposto de Renda da Pessoa Física da RFB.


Como Incluir um Compromisso?

1. Clique em Inserir para agendar um compromisso.
2. Informe a Data e o horário do agendamento, no campo Hora.
3. Informe os dados do contribuinte nos campos Contribuinte e Telefones para contato.
4. Informe o nome do responsável pelo agendamento no campo Responsável (se necessário, preencha o campo Observações com informações pertinentes ao compromisso agendado).
5. Clique no botão Salvar.


Como Editar um Compromisso?

1. Selecione o check-box do compromisso que deseja alterar;
2. Clique no botão Editar.


Como Excluir um Compromisso?

1. Selecione o compromisso do contribuinte;
2. Clique no botão Excluir.

mceclip7.pngNOTA:

Ao excluir um contribuinte cadastrado quando a tela de compromissos estiver em execução, será apresentada uma mensagem de alerta para que o botão Atualizar seja utilizado: "Caso a tela de compromissos esteja aberta, utilize o botão para atualizar os dados".


Como Imprimir Compromissos?

Clique em Imprimir/PDF (não é necessário selecionar o contribuinte).

mceclip8.pngNOTA:

O Sistema apresenta os contribuintes que estão cadastrados na declaração do IRPF do ano base e também do ano anterior. A partir da versão 8, é possível cadastrar contribuintes que não constam na declaração de IRPF para efetuar o pagamento.


Como Importar Compromissos?

1. Clique no botão Importar.
2. Informe a localização do arquivo (*.ICS)

Para que o compromisso seja importado com sucesso, não deve existir compromissos com a mesma data, horário e responsável.
O Sistema importa as seguintes informações: data, horário inicial e final, local e contribuinte.
Se forem encontrados compromissos já existentes para a mesma data, horário e contribuinte, o Sistema irá apresentar uma mensagem de alerta: “já existe um compromisso para o contribuinte 'CPF+Nome' na data dd/mm/aaaa das hh:mm às hh:mm. Deseja sobrepor o mesmo?”.

Sim: importa o compromisso do arquivo ICS, sobrepondo o já existente na base de dados e prossegue com a importação até que ela seja concluída com sucesso.
Não: ignora o compromisso do arquivo ICS, mantendo o já existente na base de dados e prossegue com a importação até que ela seja concluída com sucesso.

mceclip9.pngNOTA:

Caso a estrutura do arquivo não esteja de acordo, como o nome do contribuinte, o Sistema irá apresentar a seguinte mensagem de alerta: "Não é possível importar os compromissos. Não foram identificados os contribuintes do Analir no arquivo selecionado".


Como Exportar Compromissos?

1. Selecione o checkbox do compromisso.
2. Clique no botão Exportar.
3. Informe o nome do arquivo e o local a ser salvo.

mceclip10.pngNOTAS:

- Se houver local do compromisso informado, este é exportado para o arquivo.
- Se não houver local do compromisso informado, o Sistema exporta como 'Empresa Contábil'.


Declarações

Ao clicar nesta funcionalidade serão apresentadas as opções abaixo.

Transferências – Opção não disponível na versão de preparação de dados. Essa rotina será habilitada quando o IRPF 2022 for disponibilizado pela RFB e o sistema Prosoft Analir for atualizado com os ajustes necessários.

Análise de Caixa – Opção não disponível na versão de preparação de dados. Essa rotina será habilitada quando o IRPF 2022 for disponibilizado pela RFB e o sistema Prosoft Analir for atualizado com os ajustes necessários.
Darf´s – Opção não disponível na versão de preparação de dados. Essa rotina será habilitada quando o IRPF 2022 for disponibilizado pela RFB e o sistema Prosoft Analir for atualizado com os ajustes necessários.

Protocolo

Esta opção permite a emissão dos protocolos com informações de entrega ao contribuinte.

Pré-requisitos

Para utilizar esta funcionalidade é necessário possuir declarações cadastradas no programa de Imposto de Renda da Pessoa Física da RFB.

1. Clique em Declarações.

2. Clique em Protocolo.

3. Será apresentada tela, com os seguintes botões:

- Cadastrar Histórico
- Incluir
- Editar
- Excluir
- Emitir Protocolo
- Imprimir/PDF


Como Cadastrar Histórico?

O cadastro de histórico existe para facilitar o processo de emissão dos protocolos. Neste cadastro devem ser gravados títulos comuns utilizados em protocolos, tais como:

- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física;
- Recibo de entrega da declaração de IRPF;
- Relatório de Análise de Caixa;
- Relatório de Evolução Patrimonial;
- Relatório de Evolução do Caixa dos últimos cinco anos.

Ao clicar no botão Cadastrar Histórico, serão apresentadas as seguintes opções:

Inserir - Ao clicar neste botão habilitará os campos da tela para inserir as informações de descrição do histórico. Este campo permite digitar até 40 caracteres.
Editar - Ao clicar nesta opção é possível para alterar algum histórico já gravado.
Excluir - Ao clicar nesta opção é possível excluir histórico já gravado.
Imprimir/PDF - Ao clicar nesta opção é possível visualizar e imprimir o cadastro de históricos.
Salvar - Ao clicar nesta opção é possível gravar as informações da tela.
Cancelar - Ao clicar nesta opção é possível cancelar qualquer uma das opções anteriores.

Como Incluir Protocolo?

1. Clique em Incluir.
2. Selecione um contribuinte.
3. Confirme as informações de telefone e endereço.
4. Informe o assunto.
5. Selecione um ou mais códigos de históricos (código de acordo com a tabela de históricos - F12).
6. Informe Vcto/Pgto e a competência, se necessário e o valor, se houver.
7. Clique em Salvar para que as informações sejam gravadas e uma nova linha inserida para posterior seleção e impressão.
Para imprimir o protocolo, selecione o contribuinte e clique no botão Emitir Protocolo. Basta selecionar o intervalo e clicar em Imprimir PDF.


Obter Declarações via eCAC – Opção não disponível na versão de preparação de dados. Essa rotina será habilitada quando o IRPF 2022 for disponibilizado pela RFB e o sistema Prosoft Analir for atualizado com os ajustes necessários.

Unificação das Declarações – Opção não disponível na versão de preparação de dados.
Essa rotina será habilitada quando o IRPF 2022 for disponibilizado pela RFB e o sistema Prosoft Analir for atualizado com os ajustes necessários.

Separação de Declarações – Opção não disponível na versão de preparação de dados. Essa rotina será habilitada quando o IRPF 2022 for disponibilizado pela RFB e o sistema Prosoft Analir for atualizado com os ajustes necessários.

Situação da Declaração na RFB – Opção não disponível na versão de preparação de dados. Essa rotina será habilitada quando o IRPF 2022 for disponibilizado pela RFB e o sistema Prosoft Analir for atualizado com os ajustes necessários.
Faturamento – Opção não disponível na versão de preparação de dados. Essa rotina será habilitada quando o IRPF 2022 for disponibilizado pela RFB e o sistema Prosoft Analir for atualizado com os ajustes necessários.

Planilha de Dados Unificados

Ao acessar esta opção, no menu lateral, é possível gerar um relatório em formato excel com todos os seguintes dados dos declarantes:
• Dados de Identificação
• Dados Pessoais
• Informações da Declaração
• Informações do Caixa
• Informações do Imposto de Renda/DARF
• Informações de Honorário.


1. Clique em Planilha de Dados Unificados.
2. Clique em SIM para confirmar a impressão.


Pré-requisitos

Para utilizar esta funcionalidade é necessário possuir declarações cadastradas no produto Prosoft Analir.


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