Esta opção é utilizada quando, por exemplo, no momento da entrega o cliente se recusar a receber a mercadoria por algum problema. Neste caso, é necessário realizar a devolução total da nota selecionada. A operação de devolução, em conformidade com a legislação, objetiva anular os efeitos da operação de venda. Desse modo, deve-se proceder observando o mesmo tratamento tributário vigente à época da saída da mercadoria do estabelecimento fornecedor, ou seja, a Nota Fiscal de devolução sempre deve ser emitida da mesma forma com que foi a Nota Fiscal de origem. 

Ao efetuar a exclusão da NF-e, esta permanecerá com status de devolvida e será criada uma nota de devolução que ficará com status "Aberta". Também pode ser gerada uma nova nota com os mesmos dados desta, para uma nova impressão. Esta nova nota só será gerada se você desejar e responder positivamente à pergunta que é apresentada após a confirmação da devolução.


  1. Informe o mapa de carregamento em Nr. mapa, na página inicial do Prestação de Contas.

  2. Selecione a Nota fiscal.
  3. Clique em Devolver nota fiscal.
  4. Informe em Nr. documento o número da Nota Fiscal a ser devolvida.
  5. Selecione o Motivo da exclusão dos títulos

    Este motivo será informado no(s) título(s) do documento caso ele(s) seja(m) excluído(s). Caso o campo não seja preenchido, o sistema irá recuperar o motivo informado na configuração Motivo de exclusão de títulos para as rotinas de devolução, cancelamento e exclusão de documentos localizado no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Financeiro.

  6. Descreva com suas palavras o Motivo da devolução.

  7. Clique em Ok.
  8. Confirme a devolução.

  9. (Opcional) Confirme a geração de um novo documento de devolução para impressão.