Antes de iniciar a utilização do sistema Ponto Eletrônico é importante que você realize as configurações necessárias para que o sistema funcione da forma desejada:

  1. Clique no menu de aplicação / Configurações Opções.
  2. Nas abas apresentadas, configure as opções do sistema:

    CampoDescrição
    Começou a utilizar o sistema em

    Informe a data de início de utilização do sistema, para que o mesmo considere a marcação de ponto a partir desta data e não da admissão do funcionário. Assim, qualquer ocorrência não registrada no sistema será anteriormente desconsiderada em cadastros e análises.

    Trabalhar somente com esta empresa

    Informe o código da empresa para que o sistema trabalhe com o controle de ponto apenas desta. Isso facilitará a utilização dos recursos do sistema, como consultas, por exemplo, porque o sistema já trará na seleção a empresa informada neste campo.

    Se o usuário for controlar várias empresas pelo sistema, basta deixar esta opção em branco, para que em cada módulo que for utilizar, o sistema permita informar o código da empresa que será consultada.

    E-mail da pessoa responsável pelo departamento pessoalInforme o e-mail da pessoa responsável pelo Departamento Pessoal.
    Integrar com o Departamento Pessoal Alterdata

    Marque esta opção para que o Ponto trabalhe integrado com o Departamento Pessoal. Assim, não haverá necessidade de recadastrar e cadastrar nenhum novo funcionário no sistema de Ponto, que vai utilizar os mesmos arquivos e dados já existentes no Departamento Pessoal.

    Se houver necessidade de alterar alguma dessas informações, só será possível pelo Departamento Pessoal, mas será permitida a integração das ocorrências registradas no Ponto, para lançamentos no movimento para folha no Departamento Pessoal.

    Horário complementar e de turno utilizam cadastro de horário padrão

    Marque esta opção para que o sistema exiba o campo Horário no cadastro de Horários Complementares e Turnos, para que seja possível escolher um horário padrão previamente cadastrado que será utilizado para cadastro do horário complementar ou turno.

    Caso a opção esteja desmarcada, ao cadastrar um horário padrão ou complementar será possível indicar a escala de horário (entrada, saída almoço, retorno almoço, intervalo lanche e saída) utilizada pelo horário turno ou complementar que estiver sendo cadastro.

    Restringir acesso por departamento

    Marque esta opção para trabalhar com o acesso restrito aos departamentos da empresa de acordo com os usuários do escritório.

    Exibir funcionários demitidos na consultaMarque esta opção para que os funcionários demitidos sejam considerados no resultado das consultas.
    Atualizar horários quando sistema iniciar

    Marque esta opção para que o sistema execute o atualizador de horários como parte de seu processo de inicialização.

    GrupoCampoDescrição
    CartãoImportar marcações de ponto da empresaSelecione a empresa que registrará as marcações de ponto utilizando o botão da Lupa como auxílio de busca.
    Quantidade mínima a se considerar dobra de turnoInforme quantidade mínima de minutos que o funcionário poderá bater o cartão antes do horário de término do turno anterior em relação à entrada do turno seguinte, para evitar horas extras desnecessárias.
    Iniciar cartão do estagiário / terceiro com o númeroEste campo é utilizado para que os números dos cartões dos estagiários não fiquem iguais aos dos funcionários.
    LeitorasUtilizar dígito verificador para cálculo do módulo 11 (relógio DIMEP)Esta opção só deve ser assinalada se o relatório DIMEP seja utilizado.
    Nome e foto do funcionário deve ficar visível porInforme quanto tempo o nome e foto do funcionário deve ficar visível.
    Mensagem para aniversarianteInforme neste campo uma mensagem que será apresentada para os funcionários aniversariantes.

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  3. Clique em Gravar.