O recurso de implantação de saldos permite lançar saldos de forma precisa no Plano de Contas da sua empresa. Ele é útil para transições contábeis, garantindo que os dados estejam corretos e as operações em conformidade.


  1. No menu Contábil, acesse Lançamentos.

  2. Selecione a Empresa contábil.
  3. Clique em Implantar Saldos (ALT + S).

  4. Informe a Data de implantação.
  5. Selecione o Histórico modelo.
  6. Na listagem das contas, preencha os saldos de crédito e débito correspondente aos níveis.

    Dica: você consegue cadastrar uma Nova conta sem precisar sair da tela de implantação de saldos.

    CampoDescrição
    Chamada

    Informe o código de chamada da conta do plano.

    Chamada externa

    Informe o código a ser utilizado para se referir à conta em outro plano, caso queira exportar o Plano de Contas.

    ClassificaçãoInforme o código de classificação que irá determinar o posicionamento da conta no plano de contas. Descreva o código do primeiro dígito, que determinará em qual nível a conta será incluída no plano, em seguida, o grupo, o subgrupo e o código da conta.
    Taxa de depreciação

    Informe a taxa de depreciação que será vinculada a esta conta.

    DescriçãoDescreva o nome da conta. Ex.: Caixa.
    CriaçãoInforme a data de criação da conta. Por padrão, é preenchida a data atual.
    Alteração

    Informe a data que houve alteração no cadastro da conta.
           
    (informação) Informação: esta informação é necessária para geração do SPED ECD e ECF.

    Conciliação de lançamentos

    Marque esta opção para revisar tudo que foi lançado no sistema e, caso haja algum erro, sinalizar para correção.

    Aglutinar lançamentos por dia no razão

    Marque se deseja aglutinar os lançamentos da conta por dia no livro razão.

    Conta orçamentária

    Marque esta opção para que a conta seja apresentada no relatório do balancete orçamentário.

    Tipo de conta
    • Analítica: marque esta opção para as contas que receberão lançamentos contábeis.

      (informação) Informação: com esta opção marcada, as abas Sped ECD e ECF e Centro de custos são habilitadas para que você preencha as demais informações.

    • Sintética: marque esta opção para as contas título, que não receberão lançamentos contábeis e irão agrupar outras contas.
    PeriodicidadeEssa opção serve somente como sinalização, para consulta, ou seja, caso a frequência do lançamento seja diferente da informada aqui, nenhum aviso ou impedimento acontecerá.
    • Mensal: marque esta opção caso a conta seja movimentada mensalmente, como uma conta-salário.
    • Indefinida: marque esta opção caso a conta tenha uma movimentação indefinida, como uma conta de fornecedores.
    OrigemInforme se a conta será Devedora ou Credora. Caso a conta não tenha origem definida, podendo ser credora ou devedora, marque o campo Indefinida.

    Informação: esta aba habilita ao marcar o Tipo de conta como Analítica.

    1. Preencha as informações de Classificação Referencial ECF/ECD para geração dos arquivos ECD/ECF.
    2. No grupo Vínculo de subcontas correlatas da conta, marque se a conta possuí subconta correlata e preencha as demais informações dela.

    Marque se deseja Utilizar conta no Bacen para exportar as informações da conta para o Banco Central. Informe também a Classificação externa para integração.

    Informação: esta aba habilita ao marcar o Tipo de conta como Analítica.

    1. (Opcional) Marque opção Obrigatoriedade de Preenchimento de Centro de Custos para obrigar o vínculo de centro de custos no cadastro da conta.
    2. Clique em Novo rateio para cadastrar o centro de custo padrão da conta.
    3. Selecione o Plano de centro de custos.
    4. Selecione o Centro de custo.
    5. Informe a porcentagem de Rateio.
    6. Clique em Adicionar.

  7. Clique em Gravar para salvar as alterações.

Observação: caso haja diferença nos saldos totalizadores da implantação de saldos, será exibida a mensagem “O total de débitos está diferente do total de créditos”.

Para que a implantação seja realizada de forma correta, os saldos totalizadores dos níveis Ativo + Despesa + Custo devem ser iguais aos saldos totalizadores dos níveis Passivo + Receita. Verifique os valores no quadro Totalização de lançamentos e realize os ajustes para gravar a implantação de saldos.