A2128 - Analir - Como é feita a Análise de Caixa do Analir


Este artigo orienta a como é realizada a análise de caixa pelo sistema Analir.

Resolução:

A análise de caixa efetua a demonstração de todos os rendimentos, pagamentos realizados durante o exercício e variações do patrimônio, calculando no final se a renda dos contribuintes está compatível ou não.

Rendimentos e origens




Para este quadro a análise de caixa irá somar todas as fontes de rendimentos de pessoa jurídica, ou seja, valores de:

Cada titulo terá seu subtotal que será somado ao valor totalizador na linha Rendimentos/ Origens.

Esses pontos de soma sofrem a interferência da Configuração da Análise de Caixa, então é importante que seja verificado sempre a condição do parâmetro.



Variação Patrimonial


Bens e Direitos - ano anterior

Este valor será apresentado para que possa ser calculado a variação patrimonial.

Então se no anterior o valor do bem for maior que o ano atual, o sistema Analir irá apresentar um aumento de patrimônio, mas este valor entrará como negativo no caixa, isso porque teoricamente houve uma saída de valores do caixa para investir no bem.




Dessa forma, a Análise de caixa irá somar os valores de bens na variação de Patrimônio e subtrair a diferença no caixa.




Caso o valor anterior seja maior que o atual, a análise de caixa irá subtrair da variação de patrimônio e somar na análise de caixa.



Ou seja, se diminuir o patrimônio, deverá aumentar no caixa, isso porque fica entendido que por exemplo houve a venda de um bem e esse valor recebido deverá entrar no caixa aumentando o saldo de caixa.

 

Dívidas e ônus reais

Quando ocorre a aquisição da dívida, como empréstimos ou financiamento de bens, entende se que houve um aumento de valores no caixa e com isso a análise de caixa faz o seguinte processo:

Soma os valores na Variação Patrimonial e aumenta o Caixa com o mesmo valor.



Neste caso tivemos o aumento no caixa referente a diferença de 31/12/2023 e 31/12/2024, que foi de 75mil


Quando ocorre o pagamento de dívida este valor será subtraído do valor de dívidas da Variação Patrimonial e também será subtraído pela análise de caixa.




As somas acima mencionadas não têm interferências dos parâmetros da Análise de Caixa.


Pagamentos e doações


Os valores de pagamentos ou doações serão somados na Coluna de Pagamentos e doações e depois serão subtraídos na análise de caixa.

Neste tópico entram informações como, impostos, pagamentos gerais como médicos, doações, perda de capital ou atividade rural*


Para o campo de atividade rural é necessário que o parâmetro ATIVIDADE RURAL – PREJUÍZO na análise de caixa esteja como SIM




Resultado da atividade rural



O sistema vai receber os valores da receita federal e fazer os cálculos conforme os valores apresentados no grid, a diferença é quando temos valores de variação de patrimônio de bens da Atividade rural



Situação A

Quando o parâmetro da análise de caixa está como Sim

-neste caso a análise de caixa irá considerar a variação patrimonial da atividade rural.

Será considerada a variação patrimonial dos Bens e Dívidas



A análise de caixa irá somar ou subtrair os valores da variação no total de acordo com os resultados da variação patrimonial.

(se resultado positivo será soma, se resultado negativo será subtração).



A análise de caixa apresentará o valor da diferença na variação patrimonial em Variação de bens ou dívidas e este valor fará a composição do total da Análise de Caixa na linha RESULTADO DA ATIVIDADE RURAL.




Situação B

Parâmetros de atividade Rural para bens e dívidas como negativo

Observação: os parâmetros são independentes e podem ser alternados conforme necessidade.


Nesta opção de parâmetros o valor de bens e dívidas da atividade rural NÃO serão considerados na análise de caixa, alterando o valor do Resultado de atividade rural.