Autor do artigo: isabela.carvalho.pro

(Não remova esse quadro) Descreva o passo a passo para o cliente seguindo os padrões de escrita de artigos, como: 1. Escreva em voz ativa. 2. Numere o passo a passo. 3. Atenção com imagens: utilize uma resolução apropriada ao local de inserção. 4. Escreva em tempo presente, na primeira pessoal e no imperativo (em passo a passo). Essas informações não se tonam parte do conteúdo em sua nova página, elas ficam ocultas e só aprecem para usuário logado e se o artigo/dica estiver em modo de edição!



Contexto:


A análise de ambiente é realizada quando o cliente relata problemas relacionados a desempenho (Lentidão, travamento.) e sua finalidade é determinar o que no ambiente do cliente ocasiona tal situação. Antes de qualquer alteração no ambiente é necessário analisar e constatar a lentidão apresentada, para isto:

É importante que os testes citados a seguir sejam realizados no Servidor e nas estações e ambos os ambientes deverão ser considerados para a análise. 

 

  1.  Selecione uma rotina de cada módulo utilizado pelo cliente em que possa ser testada a abertura, gravação e desempenho: (Ex: Cadastro de empresas, Cadastro de Funcionários, Escrituração.).

  2. Com a ajuda de um cronômetro observe (e anote) o tempo que o sistema leva para:

    -Abertura da rotina
    -Inserção e gravação  de informações na rotina (Ex: Inserir uma empresa ou funcionário em alguma rotina de cadastro e gravar alguma informação nele) 
    -Geração de informações e relatórios na rotina(Ex: geração de algum relatório, algumas rotinas que podem ser consideras neste teste: "Resumo de tributos, Balancete de Verificação, Emissão de Livros fiscais e geração de eventos REINF e Esocial")

    É muito importante documentar o desempenho do sistema antes de realizar alterações, pois, desta forma é possível determinar com precisão se haverão alterações no desempenho conforme ajustes forem realizados (tanto em caso de melhora, ou piora)


Análise:


Para uma análise de ambiente completa alguns pontos devem ser levantados, sendo assim, é necessário questionar as seguintes perguntas ao usuário:

  1. Como lentidão ocorre?

    - A lentidão é frequente ou ocorre somente em momentos de maior sobrecarga do sistema?  (Ex: Durante alguma entrega ou fechamento)?
    - A lentidão ocorre em todos os módulos ou apenas em módulos específicos? (Ex: Ocorre somente no módulo Social ou Fiscal) 
    -  A lentidão ocorre em todas as máquinas ou apenas no Servidor?
    - A lentidão passou a ser observada em que momento


  2. Qual é a configuração do ambiente?

    - O ambiente é TS (Onde os usuários conectam no Servidor através de um remoto) ou instalações locais, onde o sistema é instalado nas estações dos usuários?


  3. Quantidade de usuários, para isto responda:

    -  Quantos usuários em média utilizam o sistema?
    - Qual o número máximo de usuários que utilizam o sistema?


  4. Servidor:

    - Trata-se de um Servidor com HD ou SSD?
    - Qual o processador do Servidor?
    - Quantos GB de RAM o servidor possuí?
    - Qual o sistema operacional do Servidor (Windows)?
    - Qual o espaço em disco livre no Servidor? 
    - Trata-se de um Servidor exclusivo Prosoft ou um Servidor com mais aplicações em funcionamento?
    - O Servidor possuí antivírus ativo?
    - O Servidor é reiniciado com qual frequência? 

    É importante que o Servidor atenda aos requisitos mínimos descritos em: G21 - Política de Ciclo de Vida dos Produtos Prosoft




  5. Pervasive:

    -Qual versão de Pervasive utilizada? Trata-se de uma versão Server ou Workgroup.

Após análise:


Após analisar os fatores citados anteriormente, prossiga com a análise do ambiente:

  1. Como lentidão ocorre?

    -



    -Caso lentidão ocorra no Servidor e nas estações:


    -Caso lentidão ocorra somente nas estações
    , é válido lembrar que, o desempenho no Servidor sempre será mais rápido (por uma questão de máquina e rede), mas caso o desempenho no Servidor seja muito inferior ao Servidor, analisar configurações de rede como por exemplo: 

    -Mapear estações por IP (caso estejam mapeadas pelo nome e vice versa): I19 - Mapeamento Prosoft não é encontrado no momento da instalação
    -Verificar se o Ping nas estações está apresentando muita variação: I462-Erro 3012 - Falha na comunicação de Rede com Servidor
    -Verificar se existe algum antivírus ativo configurado, se sim ajustas nas exceções as pastas Prosoft.
    -Verificar se Pervasive está configurado nas estações: I29 - Manual de configurações do Pervasive - Estação



  2. Descreva o passo 2.



(Não remova esse quadro)
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        // RASTREIO DE USO DO VÍDEO
        function gtagvideo(action){
           gtagevents(action,'Video')
        }

        var iframe = document.querySelector('iframe');
        var player = new Vimeo.Player(iframe);

        var seeking = false;
        var priorTime = 0;
        var currentTime = 0;
        var reportouFinalDoConteudo = false;

        // se pausar o play é acionado também.
        player.on('play', function(data) {
            if(data.seconds == 0){ 
              gtagvideo('video-iniciado');
            }
            priorTime = data.seconds;             
        });

        player.on('ended', function() {
            gtagvideo('video-finalizado');
        });

        //seeking e timeupdate são disparados juntos, logo o tempo dos 2 é atualizado também. Preciso garantir que a variavel starttime seja atualizada ordenadamente (sempre antes ou após o seeking).
        // pra isso preciso setar uma variavel no timeupdate e ler no seeking para garantir a ordem. Se ela estiver false será alterada na próxima iteração.
        player.on('seeking', function(data) {               
            seeking = true;
        });


        player.on('pause',function(data){
            gtagvideo('video-pausado');    
        });

        player.on('timeupdate', function(data) {
            if(seeking){
                if(currentTime < priorTime){
                    gtagvideo('video-voltando');    
                }
                if(currentTime > priorTime){
                    gtagvideo('video-avancando')
                }
                seeking = false;
            }
            priorTime = currentTime;
            currentTime = data.seconds;


           var finalDoConteudo = (data.duration - data.seconds) < 5;
           if(finalDoConteudo && !reportouFinalDoConteudo){
            gtagvideo('conteudo-finalizado')
            reportouFinalDoConteudo = true;
           }
        });

        player.on('fullscreenchange', function() {
            gtagvideo('video-fullscreen');
        });
    })();
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 // RASTREIO DO USO DE AUDIO
 (function(){
    function gtagaudio(action){
           gtagevents(action,'Audio')
    }            

    var audio = document.querySelector("audio");

    var seeking = false;
    var priorTime = 0;
    var currentTime = 0;

    audio.addEventListener('play',function(){
        if(audio.currentTime == 0){
          gtagaudio('audio-iniciado');
        }
        priorTime = audio.currentTime;        
    });

    audio.addEventListener('ended',function(){
        gtagaudio('audio-finalizado');
    });

    audio.addEventListener('pause',function(){
        gtagaudio('audio-pausado');
    });

    audio.addEventListener('seeking', function(data) {               
        seeking = true;
    });

    audio.addEventListener('timeupdate', function(data) {               
        if(seeking){
                if(currentTime < priorTime){
                    gtagaudio('audio-voltando');    
                }
                if(currentTime > priorTime){
                    gtagaudio('audio-avancando')
                }
                seeking = false;
            }
            priorTime = currentTime;
            currentTime = audio.currentTime;
    });    
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    (function(){
        var terminou = false;
        //RASTREIO DE LEITURA ATÉ O FINAL DA PÁGINA
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                    terminou = true;
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                }
            }else{
                terminou = false;
            }
                
        });
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