Quando a falha ocorre?


Este documento apresenta os questionamentos e investigações necessárias a serem realizadas no atendimento a canais com anormalidades no Sped Fiscal.


Como corrigir o erro?


Investigação

Procedimentos a serem executados no ambiente do analista

1- Pesquisar RDM
2- Pesquisar Base de Conhecimento
3- Parametrizar o Cadastro de empresas igual aos dados do cliente. CNPJ, UF, Tributação.
4- Escriturar/Importar as notas fiscais conforme os dados do cliente. Verificar o CFOP e a espécie que foram informadas na movimentação do cliente. Importante utilizar os templates completos Prosoft
5- Se for erro/duvida sobre o Bloco H, fazer a importação do inventário ou o cadastro do inventário, conforme os dados do cliente
6- Se for erro/duvida sobre o Bloco G, fazer a inclusão das informações do CIAP conforme os dados do cliente
7- Realizar a geração do arquivo e parametrizar a rotina conforme o cliente
8- Visualizar as informações geradas no arquivo e confrontar com o Guia Prático EFD-ICMS/IPI.
9- Acessar o site da Receita> Portal SPED e realizar a pesquisa do campo Perguntas frequentes e verificar se possui a duvida do cliente
10- Para duvidas/erros referente a Tabelas de códigos (Exemplo: Código de Ajuste), acessar o Portal SPED ou Guia Prático EFD-ICMS/IPI e verificar a tabela correspondente ao código se possui “data fim” e se este está cadastrado corretamente no sistema (Rotina: Tabelas Fiscais para arquivos Magnéticos)
11- Duvidas/alteração legal, deverá coletar todas as informações (Embasamento legal) para analise