Como criar Plano de Contas

Dica criada por Yago.sup.pack com a colaboração do LucasBorel.sup.pack 

Plano de Contas no sistema AlterdataPack (PHD)


O Plano de Contas é essencial para a contabilidade por compor uma estrutura padronizada, que organiza as contas contábeis, facilitando o registro dos lançamentos e a geração dos principais relatórios. Cada empresa deve ter seu próprio Plano de Contas para atender suas necessidades, e o sistema AlterdataPack (PHD) permite cadastrar o plano que será utilizado pelas empresas nos sistemas Contábil Fiscal.



Acesso ao cadastro do Plano de Contas


Siga os passos indicados abaixo para acessar a tela de Cadastro de Plano de Contas:

  1. Acesse o sistema PHD;
  2. Clique na aba Cadastro;
  3. Clique na opção Plano de Contas.



Criação do Cadastro do Plano de Contas


Após acessar a tela de Cadastro de Plano de Contas, siga conforme as etapas a seguir para efetuar o cadastro:

  1. Clique no botão Novo ;
  2. Na aba Configuração preencha os campos Código/Nome com o código e o nome do Plano;
  3. Em Máscaras informe a Classificação Interna. É necessário verificar a estrutura e o tamanho da classificação que será utilizada no Plano de Contas e trocar os dígitos por 9. Por exemplo, se a maior classificação do plano for 1.1.01.002.00005, insira no campo de Classificação Interna da seguinte maneira: 9.9.99.999.99999;
  4. Na aba Definição preencha os campos Níveis do plano de contas, Classificação interna, Implantação de Saldo e Contas de encerramento. Antes de preencher esses campos, é indispensável a criação dos níveis do Plano de Contas, composto por contas sintéticas e analíticas. Em caso de dúvidas sobre o processo de criação, clique aqui.


O nível especificado em Níveis do Plano de Contas, no campo Nível Custo, corresponderá ao nível transitório do plano. A conta indicada no campo Implantação de Saldo deve ser uma conta criada dentro desse nível transitório, pois será a contrapartida dos lançamentos efetuados no módulo de implantação do sistema Contábil

Na etapa 4, no campo Níveis do plano de contas, caso a empresa use o mesmo nível para Receita e Despesa, é necessário configurá-los clicando no botão Configurar para informar as contas sintéticas. Em caso de dúvidas, clique aqui.