Configure o Desenho do Layout do Relatório cadastrado.

Arquivo


No menu Arquivo do relatório, é possível realizar as seguintes ações:

AçãoDescrição

Novo

Crie itens para o relatório.

  • Assistente de Relatório: preencha os campos do relatório com ajuda de um assistente.

    CampoDescrição
    Nome do Condutor de DadosInforme o condutor do tipo de dado que entrará no relatório. Poderá ser, por exemplo, “BDEMaster” (pegando da base de dados do sistema) ou “nenhum”, no caso de você informar os dados, não tendo nenhum vínculo à base de dados.
    Campos DisponíveisPreencha os campos da base de dados, de onde serão retiradas as informações para as variáveis que entrarão no relatório. Esses campos variam conforme os sistemas utilizado e o tipo de relatório que será feito.
    Campos SelecionadosSelecione os campos que entrarão no relatório. Utilize as setas para incluí-los.
    OrdemDetermine em que ordem os campos estarão e serão impressos nos relatórios.
  • Relatório: gera um modelo de relatório comum.
  • Matriz de Etiquetas: construa uma etiqueta com o auxílio de um assistente de configuração.

Novo Relatório

Crie um relatório. O sistema trará o modelo comum do relatório, ou seja, o cabeçalho, o detalhe e o rodapé em branco, você deverá acrescentar todas as variáveis e os seus campos.

Abrir

Abra um arquivo RTM já pronto, ou um já gravado, mas não terminado.

Fechar

Feche o arquivo aberto.

Ao fechar o arquivo, não será pedida a confirmação para sair e nem se deseja salvar o relatório, ou seja, as alterações ou adições ao RTM serão perdidas.

Salvar

Salve o arquivo que está sendo criado ou alterado.

Se o RTM que está sendo montado possuir uma sub-página (Sub-Relatório), não será possível clicar em salvar quando a tela do sub-relatório estiver sendo visualizada, pois, será salvo apenas essa tela, desprezando a tela principal.

(seleção) Dica: para salvar o relatório completo, página principal e sub-página, salve o RTM na página principal.

Salvar Como

Informe o nome e o local que o arquivo será gravado.

Configurar Página

Informe a altura, largura, margem, etc. da página.

Se esta configuração não for realizada da maneira correta, pode lesar o funcionamento do relatório, trazendo desalinhamentos, quebrando o campo da variável, fazendo com que ela não funcione, dentre outras situações.

Imprimir

Esta ação não funciona no sistema, pois o relatório só pode ser impresso após processado pelo sistema da Alterdata.


Editar


No menu Editar do relatório, é possível realizar as seguintes ações:

AçãoDescrição

Restaurar

Desfaça alguma operação de limpeza, ou seja, restaure a última ação apagada.

Refazer

Esta ação não possui função no relatório.

Trazer para Frente

Encaminhe o campo selecionado para o plano da frente do relatório.

Exemplo:

Inserir um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envie para o plano de fundo do relatório.

Dica:

É um recurso interessante para se colocar uma figura!



Visualizar 


No menu Visualizar do relatório, é possível realizar as seguintes ações:

AçãoDescrição

Barras de Ferramentas

Marque quais serão as ferramentas que estarão disponíveis na janela do RTM.

FerramentaDescrição
Componentes Padrão

Variáveis que não dependem da base de dados do sistema, é uma informação manual dos valores.

Esses componentes são variáveis que não dependem da base de dados do sistema; é uma informação manual dos valores.

Seleciona Objeto

Faz a seleção de campos ou objetos.

Texto

Inclui uma linha de descrição no layout.

Memorando

Inclui um texto de grande extensão, além de poder, digitá-lo, também é possível carregá-lo de outra fonte, desde que em formato TXT.

Texto Formatado

Inclui um texto em formato RTF ou TXT, também é possível digitar nesse campo.

Variável do Sistema

Inclui variável que vá definir e imprimir data, hora, contador de página, etc., na visualização e impressão dos relatórios. Essas informações são extraídas da máquina, como a data, hora e implementadas normalmente por ela, como o controle do número de páginas, funções inerentes à sua natureza, ou seja, uma contagem de itens é feita pelo sistema através da máquina.

Variável

Este componente serve para se incluírem algumas variáveis como data, texto e monetário.

Ao editar uma variável o campo desse componente não trará a sua descrição conforme o tipo de dado para que foi configurado, mas simplesmente trará a descrição do tipo do componente.

Exemplo:

Se foi selecionado o tipo de dado "monetário" no campo "Editar", o nome da variável continuará como "VariávelX", onde X é o número da variável, diferente do que ocorre com o componente anterior.

Esse componente não utiliza informações da base de dados, apenas do sistema, e em alguns "Formatos de Apresentação" (opção disponível ao se clicar em cima do campo desse componente com o botão direito), é possível editar os valores, como em inteiro, estendido, texto.

Em outros casos, é possível imprimir o formato padrão desses valores, como, por exemplo,
R$ 0,00.

Imagem

Inclui figuras no relatório, as quais podem ter o formato ICO, BMP, JPG, JPEG, entre outros.

Polígono

Insere quatro tipos de polígono: quadrado, retângulo, quadrado arredondado e retângulo arredondado, além de possibilitar inserir elipse e círculo.

Dica:

É possível definir o tamanho dessas figuras.

Linha

Insere linha no topo, na base, na esquerda ou na direita, define a extensão da linha, se o traço será comum ou duplo e sua posição no relatório.

Código de Barras

Dica:

Você pode informar o número logo abaixo do código de barras.

 

Componentes de Dados

Variáveis que dependem da base de dados do sistema. É uma informação automática dos valores.

Você pode editar os componentes, através da janela Editar em Visualizar / Barra de Ferramentas , para personalizar os valores conforme as suas necessidades. Esta janela traz 02 campos, o primeiro possibilita a troca do condutor dos dados mestre, a tabela; o segundo, permite escolher qual variável será utilizada no relatório.

Esses campos de edição só ficam ativos quando algum componente é acessado.

Texto

Inclui uma descrição da base de dados no layout.

Memorando

Insere um texto 'MEMO' da base de dados.

Texto Formatado

Insere um texto formatado que já esteja na base de dados.

Calculado

Inclui um campo que calcula valores da base de dados.

Imagem

Inclui imagens que já estejam na base de dados.

Código de Barras

Inclui o código de barras com o número informado na base de dados.

Componentes Avançados

Servem tanto para a utilização dos Componentes Padrão quanto para Componentes de Dados.

Região

Inclui dois ou mais componentes, diferentes ou não em um mesmo campo.

SubRelatório

Inclui uma página a mais no layout do relatório.

Estrutura do Relatório

Recurso usado para mapear todos os campos do relatório, dividindo-os conforme os cabeçalhos, detalhes e rodapés. Ele mostrará os campos segundo a posição em que se encontram no RTM. A função desta ferramenta é poder localizar os campos sem a necessidade de ter que procurá-los no relatório.

Se você clicar na janela de estrutura do relatório com o botão direito do mouse, são apresentadas as opções Esquema do Relatório e Inspetor de Objetos.

OpçãoDescrição
Esquema do Relatório

Esse esquema seria o nome real do que representa o arquivo RTM, nem sempre é possível dar ao arquivo o nome e a especificação desejada, devido da quantidade de letras ou a presença de caracteres. Então, você pode escrever o nome por extenso, com caracteres ou não, da maneira que desejar.

Este dado não interfere em nenhum ponto, serve apenas para você usar como informação.


Inspetor de ObjetosEssa opção só pode ser desmarcada se já houver um 'esquema de relatório' registrado, serve para fazer uma escolha entre mostrar os objetos ou não.
Estrutura de Dados

Essa ferramenta mostra a relação dos campos usados no relatório, mostra a relação das variáveis e a parte da base de dados a que pertencem, além de permitir definir o modelo do relatório quanto ao uso de grades para tabelas e quanto à forma em que os dados estarão dispostos nelas.

Nesta aba consta os gêneros para as variáveis, conforme os dados contidos no sistema e as diferentes espécies de variáveis, que podem ser usadas no relatório. 

Exemplo:

O gênero "Funcionario" e a espécie "NmFuncionario".


Esta aba possui o campo Criar que está divido em 03 partes:

Todas

Marque esta opção para selecionar a 'grade fonte' dos demais campos.

Legendas

Marque esta opção para definir se os rótulos das tabelas terão ou não grade, ou seja, como se fosse para definir se os títulos estariam ou não na própria tabela.

Campos

Marque esta opção para definir se haverá grade para os campos da tabela, ou seja, como se fosse para definir se os títulos estariam ou não na própria tabela.

Alinhamento ou Espaçamento

Selecione se os componentes de Alinhamento e Espaçamento serão demonstrados .

Para utilizar este recurso é necessário escolher dois ou mais campos (Shift + botão direito do mouse).
O sistema não seleciona intervalos como no padrão comum da tecla Shift para Windows. Portanto, os campos devem ser selecionados um a um.   

Tamanho

Selecione se a ferramenta para ajuste do tamanho dos campos será visualizada. Os campos sempre vão se ajustar pelo maior ou menor tamanho.

Os campos sempre vão se ajustar pelo maior ou menor tamanho.
Para selecionar os campos, tecle Shifit.

Diminuir para a menor largura.

Aumentar para a maior largura.

Diminuir para a menor altura.

Aumentar para a maior altura.

Alguns componentes de texto e de dados, ou seja, variáveis, aceitam configuração do formato da fonte, como tamanho, cor etc. Sendo assim, estes componentes do relatório devem ter os campos que controlam a fonte obrigatoriamente preenchidos, para evitar que o RTM seja gerado com textos e variáveis erradas. E isso pode ocorrer por diversos motivos, como:

  • Drivers atuais da impressora (que estejam causando incompatibilidade)
  • As atualizações dos drivers em si;
  • Versões do Windows.

Logo, se no RTM existir alguma variável sem o tamanho da fonte, poderá ocorrer problemas no layout na hora da impressão.

Deslocamento

Seleicone se os efeitos de deslocamento dos campos serão demonstrados.

Os campos sempre vão se deslocar pelo primeiro campo selecionado.

Deslocamento para cima.

Deslocamento para baixo.

Deslocamento para o lado esquerdo.

Deslocamento para o lado direito.

DesenhoSelecione se as opções de estilo serão demonstradas no menu: a largura, a cor da linha e de preenchimento.
Editar

Essa opção é imprescindível para poder se escolher as espécies e os gêneros das variáveis, pois se desmarcada.
Não é possível delimitar o Data Pipeline Name e Campos de Dados.

PadrãoSelecione se os ícones padrões serão demonstrados no menu: criar novo arquivo, salvar, configurar página, imprimir, etc.
Formato

Selecione se os ícones condizentes ao tamanho, cor, tipo de letra das fontes, ao alinhamento e as ferramentas de 'trazer para frente' e ''enviar para trás' serão demonstradas. Este campo é fundamental para o espaçamento e caracterização dos campos no relatório.

Alguns componentes de texto e de dados, ou seja, variáveis, aceitam configuração do formato da fonte, como tamanho, cor etc. Sendo assim, estes componentes do relatório devem ter os campos que controlam a fonte obrigatoriamente preenchidos, para evitar que o RTM seja gerado com textos e variáveis erradas. E isso pode ocorrer por diversos motivos, como:

  • Drivers atuais da impressora (que estejam causando incompatibilidade)
  • As atualizações dos drivers em si;
  • Versões do Windows.

Logo, se no RTM existir alguma variável sem o tamanho da fonte, poderá ocorrer problemas no layout na hora da impressão.

Réguas

Marque se aparecerão as réguas na tela do relatório.

Dica:

As opções para réguas também podem ser definidas quando se clica sobre elas com o botão direito do mouse.

Opções de Grade

Esta ação não possui função no relatório.

Mostrar Dados  

Visualize as informações das variáveis, para efeito de verificação ou mesmo para uma melhor visualização do relatório.


Relatório


No menu Relatório, é possível realizar as seguintes ações no que refere ao funcionamento dos campos e à utilização das ferramentas. São elas:

Dados

É onde se define o Condutor de Dados Mestre e o Condutor de Dados do Detalhe.

Título / Resumo / Cabeçalho / Rodapé / Estilo da Página

Essas opções servem para que se crie partições, partes específicas, no relatório para que se facilite a organização da estrutura lógica de um relatório que basicamente seria:

 A utilização de todas as opções de participação abaixo não são obrigatórias.

Exemplo:

No caso de uma guia, onde não há itens relacionados paralelamente em linhas, tudo pode ser feito em apenas uma partição, ou seja, você pode deixar todas as opções desmarcadas que o RTM será impresso como se estivesse todo concentrado no cabeçalho, uma partição.


  • título/ introdução/ apresentação
  • conteúdo/ assunto de que se trata,
  • conclusão, onde se traz a essência do desenvolvimento do relatório, de forma a relacioná-la ao exposto na introdução.

 

Título / Resumo (Sumário)Ao criar um Título ou um Resumo e clicar com o botão direito do mouse nele, aparecerá a opção Nova página.
Estilo da PáginaAo marcar esta opção e clicar com o botão direito do mouse, aparecerá a opção Configuração da Página.

Grupos

Essa opção possibilita criar grupos para os campos de variáveis do relatório, assim, é possível organizar os campos que tratam do mesmo assunto, facilitando o entendimento e seleção das variáveis que venham a ser usadas. Além disso, permite o uso de atributos específicos para a impressão de acordo com essa classificação em grupos.

Retrato

Essa opção define a forma de apresentação do relatório, ou seja, marcada a forma de apresentação em retrato o sistema automaticamente trará a forma mais alargada na vertical para o relatório.

Paisagem

Essa opção define a forma de apresentação do relatório, ou seja, marcada a forma de apresentação em paisagem o sistema automaticamente trará a forma mais alargada na horizontal para o relatório.

Unidades

Essa opção possibilita escolher várias formas de se fazer a medição do relatório, as quais aparecerão na unidade de medida da régua.