Vendas Realizadas no PDV ALTERDATA Não Aparecem No WSHOP? Saiba como resolver

Uma das características do PDV ALTERDATA é a possibilidade de trabalhar OFFLINE, ou seja, trabalhar efetuando vendas mesmo se a máquina servidora estiver desligada. 
Então surge a dúvida: Como as vendas realizadas no PDV ALTERDATA aparecem no WSHOP visto que o PDV ALTERDATA trabalha offline?

O grande responsável por efetuar a integração entre WSHOP x PDV ALTERDATA é um aplicativo chamado SERVIDOR OFFLINE!

Esse aplicativo é o responsável por enviar produtos, clientes, formas de pagamento, prazos do WSHOP para o PDV ALTERDATA assim como enviar as vendas realizadas no PDV ALTERDATA para o WSHOP.

Em contra partida essa integração WSHOP X PDV ALTERDATA não é realizada em TEMPO REAL, ou seja, se foi efetuada uma venda, imediatamente ela NÃO vai constar no WSHOP. Esse procedimento de integração WSHOP x PDV ALTERDATA é realizado de modo AUTOMÁTICO, por um período determinado em suas configurações, ou seja, se ele foi configurado para integrar de 5 em 5 minutos, as vendas realizadas, só entrarão no WSHOP na próxima importação automática.

Esse artigo tem por finalidade orientar a efetuar essa integração MANUALMENTE, ou seja, forçar a integração entre WSHOP e PDV ALTERDATA no momento desejado pelo cliente.

OBS: Esse aplicativo SERVIDOR OFFLINE está presente APENAS no computador SERVIDOR.


  1. O primeiro passo é certificar-se que o SERVIDOR OFFLINE está ativo no computador. Por padrão o SERVIDOR OFFLINE é iniciado junto com o Windows, mas há casos que o mesmo não inicia, então temos que iniciá-lo manualmente. 
  2. Para verificar se o mesmo está ativo, verifique se no canto inferior direito da tela do computador existe um ícone cinza.

    Se não encontrar o ícone do SERVIDOR OFFLINE, clique no Menu iniciar / Todos os programas / Alterdata / PDV / Servidor Offline


  3. Após localizar o ícone do servidor offline e abri-lo, clique com o botão direito do mouse sobre ele. 

  4. Existem 2 opções que efetuam a integração entre WSHOP x PDV ALTERDATA, essas opções são:

    • Importação - É a opção responsável por enviar as vendas realizadas no PDV Alterdata para o WShop.
    • Exportação - É a opção responsável por enviar as alterações realizadas no WShop (produtos, clientes, formas de pagaemento, prazos) para o PDV Alterdata.


  5. Para efetuar uma IMPORTAÇÃO, ou seja, para enviar as vendas realizadas no PDV ALTERDATA para o WSHOP, selecione a opção IMPORTAÇÃO e clique em EXECUTAR.

    De acordo com a quantidade de vendas, este procedimento pode levar alguns segundos.

  6. Após realizar a IMPORTAÇÃO, verifique se as vendas estão constando no WSHOP. Essa verificação pode ser realizada emitindo o relatório RESUMO do DIA ou abrindo o MOVIMENTO DE ESTOQUE no WSHOP.