Para aderir à NFC-e é necessário antes verificar se sua empresa já atende aos requisitos. Qualquer dúvida quantos a eles, verifique junto à SEFAZ do seu estado ou com o seu contador.
Verifique os requisitos
- Verifique se sua empresa já possui os Requisitos para emissão da NFC-e:
- Certificado Digital de Pessoa Jurídica.
- Computador com conexão à internet (desktop, notebook, etc.);
- Impressora comum (não fiscal), térmica ou laser;
Programa Emissor (PDV Alterdata).
No momento as impressoras compatíveis com o PDV Alterdata são:Impressoras não-fiscais (NFC-e) Bematech, MP-2500 TH USB Bematech, MP-4200 TH USB Bematech, MP-5100 TH USB Bematech, MP-1005 TH USB Daruma, DR700 SERIAL Daruma, DR800 USB Elgin, 17 USB Elgin, 19 USB Epson, TM T20 USB / SERIAL Epson, TM T70 USB Sweda, SI-300 USB Sweda, SI-150 USB Impressoras Jato-de-tinta Impressoras Laser
- Obtenha seu CSC (Código de Segurança do Contribuinte). Ele pode ser gerado pela contabilidade da sua empresa, no site da SEFAZ estadual;
- Acesse o Wshop e clique em configurações e manutenção;
- Em seguida clique no botão, PDV;
- Clique em Configurações Gerais e em seguida NFC-e;
- Nesta aba, será realizada toda a configuração referente ao Cupom eletrônico. As seguintes informações são obrigatórias:
Tipo de Ambiente:
Nesta opção será selecionada se você irá emitir em ambiente de homologação ou produção.- Homologação: neste ambiente as vendas não terão validade fiscal. Ela serve para você se habituar com a NFC-e e testar o equipamento. Além disso, as vendas realizadas nele, não irão gerar documento no sistema de gestão (wshop) e não irão afetar o estoque, comissão, faturamento e imposto.
- Produção: passado o período de testes e todos os equipamentos funcionando, é hora de emitir a nota em produção. Após realizar a troca para este ambiente, todas as vendas terão validade fiscal.
Antes de configurar seu sistema para emitir notas no ambiente de Produção, consulte sua contabilidade.
- CNAE:
A CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), é o código que define o tipo de atividade econômica da sua empresa e os critérios de enquadramento usados pelos mais diversos órgãos da administração tributária do Brasil. - Tipo de Certificado:
Você pode trabalhar com 3 tipos de certificado no PDV Alterdata: A1, A3 e Token. Identifique o tipo do certificado adquirido e informe na tela de configuração.
Tendo dificuldade em identificar o tipo do certificado, entre em contato com a empresa que vendeu o produto. - Token (CSC):
O CSC (Código de Segurança do Contribuinte) é um código alfanumérico, de conhecimento exclusivo do contribuinte e da SEFAZ, usado para garantir a autoria e a autenticidade do DANFE-NFC-e. Ele é fornecido no ato do credenciamento da SEFAZ. Devido a isso, para obter este código, você deve entrar em contato com seu contador, pois ele realiza este procedimento.
Com a informação em mãos, no campo Token você irá preencha o número do token e o código, que será o CSC.
Após inserir todas as informações, clique em gravar.
Exportação para o PDV
Depois de configurar todas as informações no Wshop é hora de exportar para o PDV Alterdata. Para isso faça uma exportação no Servidor Offline:
- Acesse a máquina onde está instalado o Servidor Offline e clique com o botão de menu sobre o ícone que fica próximo ao relógio do windows;
- Em seguida selecione a opção: 'Exportação'.
Configuração da impressora
Para a configuração da impressora e do certificado digital, é necessário que eles já estejam instalados no computador. Qualquer dúvida sobre estas instalações, consulte seu técnico de informática ou a empresa certificadora (para dúvidas sobre o certificado).
- Na máquina que está instalado o PDV Alterdata, localize o aplicativo 'LiberaECF'. Ele pode estar na área de trabalho ou no diretório: C:\Arquivo de Programas\Alterdata\PDV Alterdata;
- Após executar o aplicativo LiberaECF, no campo 'Nome do Layout da Impressora', selecione a opção NFCe;
- Em seguida, selecione sua impressora e informe a porta de comunicação onde ela está conectada. Em caso de impressora jato de tinta ou laser, utilize o modelo 'Genérica';
- Após gravar no Libera ECF, abra o PDV. O sistema irá solicitar o certificado digital.
Após, as vendas no PDV Alterdata já podem ser feitas.