Resolvendo Falhas de Aproximação do TEF no PDV


Se você está enfrentando problemas com o TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), onde a aproximação (contactless) parou de funcionar e as transações só estão sendo concluídas com a inserção do cartão, a solução mais comum é realizar uma atualização das tabelas do TEF dentro do sistema PDV.

Este procedimento é rápido e resolve falhas de comunicação que impedem a leitura por aproximação.

Passo a Passo para a Atualização das Tabelas TEF


Siga as etapas abaixo para realizar a atualização e normalizar as transações por aproximação:

  1. Acessar "Outras Funções" no PDV:

    • No seu sistema PDV, procure e acesse o menu de "Outras Funções".

  2. Abrir o Gerenciador TEF:

    • Dentro das "Outras Funções", selecione a opção "6 - Gerenciador TEF".



  3. Localizar a Carga Forçada:

    • Ao abrir o Gerenciador TEF, você será direcionado para um menu com várias opções de consulta.

    • Procure e selecione a opção ":Carga forcada de tabelas no pinpad (Servidor)".



  4. Confirmar a Atualização:

    • Confirme a operação para que o sistema realize a carga forçada e a atualização das tabelas.

  5. Reiniciar o Sistema (Opcional, mas Recomendado):

    • Após a atualização das tabelas, reinicie o sistema PDV.

  6. Realizar Teste:

    • Após o reinício, realize um teste de transação utilizando a função de aproximação para confirmar se o problema foi resolvido e as transações estão ocorrendo normalmente.