Rejeição: Não foi possível conectar-se aos servidores da SEFAZ no sistema PDV Alterdata

Quando a conexão da SEFAZ do seu estado está indisponível ou  quando há problemas técnicos impedindo o sistema de comunicar com a SEFAZ, será retornado com a mensagem "Não foi possível conectar-se aos servidores da SEFAZ".

Principais  fatores:

  • SEFAZ com instabilidade;
  • Certificado digital vencido;
  • Internet com instabilidade;
  • Bloqueio de proxy;
  • Antivírus, dentre outros;

O  que fazer:



  1. Verificar se há instabilidade na SEFAZ:
    1. Consulte a SEFAZ do seu estado, acesse: http://www.nfce.se.gov.br/portal/painelMonitor.jsp

  2. Testar o certificado pelo site do ECAC:
    1. Clique aqui https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login 
    2. Acesse o site usando a autenticação com o certificado digital utilizado no sistema

  3. Verificar o NET Framework do windows está atualizadao;
    1. A versão deve ser igual 4.5.2 ou superior;
    2. Acesse Painel de Controle>Programas>Programas e Recursos

  4. Conferir a versão do Internet Explorer instalado na máquina está atualizado.
    1. A versão deve igual a 11 ou superior;
    2. Para ter certeza de que possui a versão mais recente do Internet Explorer 11, clique no botão Iniciar , clique em Configurações  > Atualizações e segurança Atualização do Windows, e clique em Verificar se há atualizações.
  5. Verificar se o sistema PDV Alterdata está atualizado:
    1. Acesse o site e confira as novidades da versão https://ajuda.alterdata.com.br/ndvpa/latest
    2. Na tela principal do PDV, verifique se a versão do sistema está compatível com o link acima.
    3. Entre em contato com o suporte e solicite a atualização do seu sistema.

  6. Testar o acesso da máquina ao painel da NFC-e da Alterdata:
    1. Acesse este site na máquina que está realizando a emissão: http://nfeasy.alterdata.com.br/nfce/painel.htm

  7. Verificar a variável REBEX;
  • Acesse o Painel de controle -> Sistemas -> Configurações avançadas do sistema, vai abrir essa tela:


  • Na aba Avançado, clique em Variável de Ambiente -> no primeiro quadro "variáveis de usuário", clique em Novo e digite as informações conforme abaixo :




Outro procedimento que pode ser realizado é acessando novamente o painel de controle -> opções de internet -> aba avançado

Nesse campo terá a opção de "Redefinir" e "Restaurar configurações avançadas", mas o ideial é solicitar ajuda do seu Técnico de informática para realizar esse procedimento.


NFC-e emitida com status "Autorizado em contingência"


É necessário verificar junto a contabilidade qual a orientação a SEFAZ do seu estado determina quando uma NFC-e é emitida em contingência, segue abaixo algumas instruções:

Na maioria dos Estados, o limite para regularizar a situação das notas em contingência é de até 24 horas.

Os documentos em contingência devem ser encaminhados para a SEFAZ assim que a comunicação for normalizada.


Localize a nota e realize o passo a passo:

  1. Consulte a chave de acesso na SEFAZ

  2. Verifique a data de emissão (verificar se ainda está dentro do prazo de 24 horas)

  3. Se estiver dentro do prazo, reenviar pelo gerenciador de NFC-e


IMPORTANTE

Caso a contabilidade oriente emitir uma nova  NFC-e, lembre-se de efetuar o cancelamento da NFC-e em contigência (documento anterior) e em seguida realizar uma nova emissão.