Quando a conexão da SEFAZ do seu estado está indisponível ou quando há problemas técnicos impedindo o sistema de comunicar com a SEFAZ, será retornado com a mensagem "Não foi possível conectar-se aos servidores da SEFAZ".
Principais fatores:
- SEFAZ com instabilidade;
- Certificado digital vencido;
- Internet com instabilidade;
- Bloqueio de proxy;
- Antivírus, dentre outros;
O que fazer:
- Verificar se há instabilidade na SEFAZ:
- Consulte a SEFAZ do seu estado, acesse: http://www.nfce.se.gov.br/portal/painelMonitor.jsp
- Consulte a SEFAZ do seu estado, acesse: http://www.nfce.se.gov.br/portal/painelMonitor.jsp
- Testar o certificado pelo site do ECAC:
- Clique aqui https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login
- Acesse o site usando a autenticação com o certificado digital utilizado no sistema
- Verificar o NET Framework do windows está atualizadao;
- A versão deve ser igual 4.5.2 ou superior;
- Acesse Painel de Controle>Programas>Programas e Recursos
- Conferir a versão do Internet Explorer instalado na máquina está atualizado.
- A versão deve igual a 11 ou superior;
- Para ter certeza de que possui a versão mais recente do Internet Explorer 11, clique no botão Iniciar , clique em Configurações > Atualizações e segurança > Atualização do Windows, e clique em Verificar se há atualizações.
- A versão deve igual a 11 ou superior;
- Verificar se o sistema PDV Alterdata está atualizado:
- Acesse o site e confira as novidades da versão https://ajuda.alterdata.com.br/ndvpa/latest
- Na tela principal do PDV, verifique se a versão do sistema está compatível com o link acima.
- Entre em contato com o suporte e solicite a atualização do seu sistema.
- Testar o acesso da máquina ao painel da NFC-e da Alterdata:
- Acesse este site na máquina que está realizando a emissão: http://nfeasy.alterdata.com.br/nfce/painel.htm
- Acesse este site na máquina que está realizando a emissão: http://nfeasy.alterdata.com.br/nfce/painel.htm
- Verificar a variável REBEX;
- Acesse o Painel de controle -> Sistemas -> Configurações avançadas do sistema, vai abrir essa tela:
- Na aba Avançado, clique em Variável de Ambiente -> no primeiro quadro "variáveis de usuário", clique em Novo e digite as informações conforme abaixo :
Outro procedimento que pode ser realizado é acessando novamente o painel de controle -> opções de internet -> aba avançado
Nesse campo terá a opção de "Redefinir" e "Restaurar configurações avançadas", mas o ideial é solicitar ajuda do seu Técnico de informática para realizar esse procedimento.
NFC-e emitida com status "Autorizado em contingência"
É necessário verificar junto a contabilidade qual a orientação a SEFAZ do seu estado determina quando uma NFC-e é emitida em contingência, segue abaixo algumas instruções:
Na maioria dos Estados, o limite para regularizar a situação das notas em contingência é de até 24 horas.
Os documentos em contingência devem ser encaminhados para a SEFAZ assim que a comunicação for normalizada.
Localize a nota e realize o passo a passo:
Consulte a chave de acesso na SEFAZ
Verifique a data de emissão (verificar se ainda está dentro do prazo de 24 horas)
Se estiver dentro do prazo, reenviar pelo gerenciador de NFC-e
IMPORTANTE
Caso a contabilidade oriente emitir uma nova NFC-e, lembre-se de efetuar o cancelamento da NFC-e em contigência (documento anterior) e em seguida realizar uma nova emissão.