Este artigo demonstra como funciona o Módulo de Promoções, o qual foi criado com o objetivo de criar promoções dentro de períodos específicos. Possibilita ao usuário cadastrar diferentes tipos de promoções:
- A partir de X pague Y;
- Leve X Pague Y;
- A Cada X Pague Y.
Tais promoções serão exportadas para o PDV. As promoções somente serão processadas no PDV, tendo em vista que no movimento de estoque é possível alterar o preço unitário de uma mercadoria sem aplicar desconto/acréscimo.
- Acesse: Produtos e Serviços / Cadastro de Produtos / Cadastro de Promoções.
A partir de X pague Y
Na promoção “A partir de X pague Y”, o usuário poderá definir uma quantidade mínima para concessão de um desconto por peça.Exemplo:Preço unitário de uma camisa: R$80,00
3 ou mais unidades: R$60,00/Unid.
No exemplo, cada peça custa R$80,00. Porém, caso o usuário compre 3 ou mais peças, cada unidade sairá por R$60,00.
- Para criar a promoção, clique na opção “Incluir”.
- Será exibida a tela de inclusão das Promoções.
- No campo Descrição: Informe a Descrição da Promoção. Utilize um nome amigável, que poderá facilmente ser identificado.
- No campo Promoção: Indique qual promoção será criada. Poderá ser selecionada uma promoção dentre as 3 possíveis: A partir de X pague Y, Leve X Pague Y, A Cada X Pague Y.
- No campo “A partir de:” e “Pague:”: Informe a quantidade mínima para concessão da promoção e, no campo ao lado, informe o valor a ser pago pela unidade ao alcançar a quantidade indicada. No exemplo, cada unidade deveria sair por R$80,00 (preço do produto). Porém, na promoção foi definido que a partir de 3 unidades, o preço unitário deveria ser de R$60,00.
- No campo Data Inicial e Final: Irá indicar a vigência da Promoção.
- Filtros de Adição de Produtos: Será possível selecionar um produto, removê-lo, remover todos, adicionar toda uma grade de produtos, adicionar grupos de produtos e adicionar por família.
- No campo Informações: Conterá o resumo com o cálculo realizado pelo sistema para concessão da promoção.
Quando for adicionado 3 unidades do mesmo produto, independentemente da ordem, será aplicado desconto promocional, reduzindo o valor de cada produto adicionado, conforme a promoção selecionada. O detalhe é que, como a promoção é “Leve X e Pague Y”, o desconto só será concedido se a quantidade mínima definida for alcançada. Isso quer dizer que se eu adicionar 3 produtos, o desconto será concedido e só será concedido novamente se a quantidade for múltipla de 3 (ou seja, se eu adicionar 6 ou 9 unidades, por exemplo). Considere que foram adicionadas 4 unidades, porém o desconto foi concedido apenas para 3 unidades.
Leve X Pague Y
Na promoção “Leve X pague Y”, o usuário poderá definir uma quantidade fixa e um valor para esta quantidade. Desta forma, quando o cliente comprar X unidades, pagará o valor definido pelo usuário.Exemplo:Preço unitário de uma camisa: R$80,00
Na compra de 3 camisas pague R$150,00
No exemplo acima, cada unidade custa R$80,00. Caso o cliente compre 3 unidades, ele pagará R$150,00 (e não R$240,00 que seria a soma das 3 unidades de R$80,00). Se o cliente comprar 4 unidades, o desconto será aplicado em cima de 3 unidades (ou seja, valor de R$150,00) e será somado a mais uma unidade (R$80,00), somando um valor de R$230,00 (R$150,00 + R$80,00).
- Para criar a promoção, clique na opção “Incluir”.
- Será exibida a tela de inclusão das Promoções.
- No campo Descrição: Informe a Descrição da Promoção. Utilize um nome amigável, que poderá facilmente ser identificado.
- No campo Promoção: Indique qual promoção será criada. Poderá ser selecionada uma promoção dentre as 3 possíveis: A partir de X pague Y, Leve X Pague Y, A Cada X Pague Y.
- No campo “A partir de:” e “Pague:”: Informe a quantidade mínima para concessão da promoção e, no campo ao lado, informe o valor a ser pago pela unidade ao alcançar a quantidade indicada. No exemplo, cada unidade deveria sair por R$80,00 (preço do produto). Porém, na promoção foi definido que a partir de 3 unidades, o preço unitário deveria ser de R$60,00.
- No campo Data Inicial e Final: Irá indicar a vigência da Promoção.
- Filtros de Adição de Produtos: Será possível selecionar um produto, removê-lo, remover todos, adicionar toda uma grade de produtos, adicionar grupos de produtos e adicionar por família.
- No campo Informações: Conterá o resumo com o cálculo realizado pelo sistema para concessão da promoção.
Quando for adicionado 3 unidades do mesmo produto, independentemente da ordem, será aplicado desconto promocional, reduzindo o valor de cada produto adicionado, conforme a promoção selecionada. O detalhe é que, como a promoção é “Leve X e Pague Y”, o desconto só será concedido se a quantidade mínima definida for alcançada. Isso quer dizer que se eu adicionar 3 produtos, o desconto será concedido e só será concedido novamente se a quantidade for múltipla de 3 (ou seja, se eu adicionar 6 ou 9 unidades, por exemplo). Considere que foram adicionadas 4 unidades, porém o desconto foi concedido apenas para 3 unidades.
A Cada X Pague Y
Na promoção “A cada X pague Y”, o usuário poderá selecionar uma determinada quantidade mínima de itens para aplicar um desconto nas compras múltiplas dessa quantidade definida.Exemplo:Preço unitário de uma camisa: R$80,00
A cada 3 pague R$ 70,00/Unid.
No exemplo acima, comprando 3 unidades (cujo valor original seria de R$80,00), o cliente paga um valor total de R$210,00, ou seja, R$30,00 de desconto, perfazendo apenas R$70,00 por unidade. Comprando mais 3 unidades, o processo se repete.
- Para criar a promoção, clique na opção “Incluir”.
- Será exibida a tela de inclusão das Promoções.
- No campo Descrição: Informe a Descrição da Promoção. Utilize um nome amigável, que poderá facilmente ser identificado.
- No campo Promoção: Indique qual promoção será criada. Poderá ser selecionada uma promoção dentre as 3 possíveis: A partir de X pague Y, Leve X Pague Y, A Cada X Pague Y.
- No campo “A partir de:” e “Pague:”: Informe a quantidade mínima para concessão da promoção e, no campo ao lado, informe o valor a ser pago pela unidade ao alcançar a quantidade indicada. No exemplo, cada unidade deveria sair por R$80,00 (preço do produto). Porém, na promoção foi definido que a partir de 3 unidades, o preço unitário deveria ser de R$60,00.
- No campo Data Inicial e Final: Irá indicar a vigência da Promoção.
- Filtros de Adição de Produtos: Será possível selecionar um produto, removê-lo, remover todos, adicionar toda uma grade de produtos, adicionar grupos de produtos e adicionar por família.
- No campo Informações: Conterá o resumo com o cálculo realizado pelo sistema para concessão da promoção.
Quando for adicionado 3 unidades do mesmo produto, independentemente da ordem, será aplicado desconto promocional, reduzindo o valor de cada produto adicionado, conforme a promoção selecionada. O detalhe é que, como a promoção é “A cada X Pague Y”, o desconto só será concedido se a quantidade mínima definida for alcançada. Isso quer dizer que se eu adicionar 3 produtos, o desconto será concedido e só será concedido novamente se a quantidade for múltipla de 3 (ou seja, se eu adicionar 6 ou 9 unidades, por exemplo). Considere que foram adicionadas 4 unidades, porém o desconto foi concedido apenas para 3 unidades. A diferença da promoção anterior é que nesta é definido o valor unitário do produto, já na anterior é definido o valor total atribuído à quantidade informada.
O sistema considerará o desconto no momento da venda no caixa. O cálculo para o desconto será realizado, independentemente da ordem de registro dos produtos no PDV. Se passarmos duas unidades do produto 000001 e, em seguida, for registrado o produto 000002 e, logo depois mais uma unidade do produto 000001, o desconto será concedido (se a promoção tiver sido configurada para 3 unidades).
Um detalhe importante é que não podemos ter o mesmo produto em promoções diferentes dentro do mesmo período de vigência. Dessa forma, cada promoção deverá conter produtos diferentes. Caso o usuário queira usar o mesmo produto em várias promoções, deverá criar as promoções com datas de vigência diferentes.
Produtos com as seguintes situações não poderão ser usados nas promoções: Produto Fracionado, Serviços e Produto Composto.