Informado NCM inexistente - Como resolver
Problema
Esta rejeição ocorre, quando o NCM Informado no cadastro do produto não consta na Tabela de NCM publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC.
Solução
Deve-se consultar a tabela disponibilizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC para confirmar o código NCM informado no produto. Feita a verificação e confirmado a não existência do código na tabela, é necessário a correção no cadastro do produto no sistema SHOP.
- No SHOP. acesse a aba: Produtos e Serviços / Cadastro de Produtos.
- Em seguida, localize o produto e clique no botão 'Editar ', para que seja habilitado os campos para alteração.
- Após editar, clique na aba: Dados Fiscais.
Ao acessar, será exibida a tela dos Dados Fiscais do produto. Acesse o campo NCM e insira o código correspondente ao item cadastrado.}
Os dados inseridas nesta tela são de suma importância para correta geração de arquivos fiscais e notas fiscais .
- A inclusão do NCM poderá ser realizada de forma manual, basta apenas digitar o código direto no campo, ou através do ícone (Lupa), onde você poderá fazer a busca pela descrição do produto e o sistema apresentará os NCM's relacionados.
- Após inserir o NCM correspondente, clique no ícone 'Gravar'. Pronto, NCM atualizado!
- NFC-e/CF-e: Se a rejeição ocorreu no momento da venda no PDV Alterdata, faça uma Exportação no Servidor Offline para que os dados alterados no produto sejam atualizados no PDV.
- NF-e: Se a rejeição ocorreu na emissão de uma nota fiscal, basta gerar o XML da NFe novamente.