Informado NCM inexistente - Como resolver

Problema

Esta rejeição ocorre, quando o NCM Informado no cadastro do produto não consta na Tabela de NCM publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC.


Solução

Deve-se consultar a tabela disponibilizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC para confirmar o código NCM informado no produto. Feita a verificação e confirmado a não existência do código na tabela, é necessário a correção no cadastro do produto no sistema SHOP.


  1. No SHOP. acesse a aba: Produtos e Serviços / Cadastro de Produtos.
  2. Em seguida, localize o produto e clique no botão 'Editar ', para  que seja habilitado os campos para alteração.
  3. Após editar, clique na aba: Dados Fiscais.
  4. Ao acessar, será exibida a tela dos Dados Fiscais do produto. Acesse o campo NCM e insira o código correspondente ao item cadastrado.}

    Os dados inseridas nesta tela são de suma importância   para correta geração de arquivos fiscais e notas fiscais .

  5. A inclusão do NCM poderá ser realizada de forma manual, basta apenas digitar o código direto no campo, ou através do ícone (Lupa), onde você poderá fazer a busca pela descrição do produto e o sistema apresentará os NCM's relacionados.
  6. Após inserir o NCM correspondenteclique no ícone 'Gravar'Pronto, NCM atualizado!


  • NFC-e/CF-e: Se a rejeição ocorreu no momento da venda no PDV Alterdata, faça uma Exportação no Servidor Offline para que os dados alterados no produto sejam atualizados no PDV.
  • NF-e: Se a rejeição ocorreu na emissão de uma nota fiscal, basta gerar o XML da NFe novamente.