Efetuou alguma alteração de produto ou de cliente no wshop e ao verificar no PDV ALTERDATA essa alteração não consta? Saiba como resolver

Uma das características do PDV ALTERDATA é a possibilidade de trabalhar OFF-LINE, ou seja, trabalhar efetuando vendas mesmo se a máquina servidora estiver desligada. 

Então surge a dúvida: Como as vendas realizadas no PDV ALTERDATA aparecem no WSHOP visto que o PDV ALTERDATA trabalha offline?

O grande responsável por efetuar a integração entre WSHOP x PDV ALTERDATA é um aplicativo chamado SERVIDOR OFFLINE!

Esse aplicativo é o responsável por enviar produtos, clientes, formas de pagamento, prazos do WSHOP para o PDV ALTERDATA assim como enviar as vendas realizadas no PDV ALTERDATA para o WSHOP.

Em contrapartida, essa integração WSHOP X PDV ALTERDATA não é feita em TEMPO REAL, ou seja, se foi efetuada uma alteração de produto ou cliente no Wshop, imediatamente essa alteração não vai constar no PDV ALTERDATA. Esse procedimento de integração WSHOP x PDV ALTERDATA é realizado de modo AUTOMÁTICO, por um tempo(minutos) determinado nas configurações do SERVIDOR OFFLINE e do PDV ALTERDATA, ou seja, se no Servidor Offline ele foi configurado para integrar a cada 5 minutos e no PDV ALTERDATA está configurado para integrar a cada 10 minutos, as alterações realizadas, só entrarão no PDV ALTERDATA na próxima integração do SERVIDOR OFFLINE e do PDV ALTERDATA.

Esse artigo tem por finalidade orientar a efetuar essa integração MANUALMENTE, ou seja, forçar a integração entre WSHOP e PDV ALTERDATA no momento desejado pelo cliente.


O aplicativo SERVIDOR OFFLINE estará presente APENAS no computador SERVIDOR.


  1. O primeiro passo é certificar-se que o SERVIDOR OFFLINE está ativo no computador. Por padrão o SERVIDOR OFFLINE é iniciado com o Windows, mas há casos que o mesmo não inicia, então temos que iniciá-lo manualmente. Para verificar se o mesmo está ativo, verifique se no canto inferior direito da tela do computador existe um ícone cinza.
  2. Caso não encontre o ícone do SERVIDOR OFFLINE, clique no menu "Iniciar / Todos os programas / Alterdata / PDV / Servidor Offline".
  3. Após localizar o ícone do "Servidor Offline", clique com o botão direito do mouse sobre ele.
  4. Nesse menu, existem 2 opções que efetuam a integração entre WSHOP x PDV ALTERDATA, essas opções são:

    Opções
    ImportaçãoÉ a opção responsável por enviar as vendas realizadas no PDV ALTERDATA para o WSHOP.
    ExportaçãoÉ a opção responsável por enviar as alterações realizadas no WSHOP (produtos, clientes, formas de pagamento, prazos) para o PDV ALTERDATA.
  5. Para Efetuar uma EXPORTAÇÃO, ou seja, para enviar os produtos, cliente, prazos do WSHOP para o PDV ALTERDATA, selecione a opção EXPORTAÇÃO e clique em EXECUTAR.

    Dependendo do tamanho das tabelas de clientes e produtos, esse procedimento pode levar alguns segundos.

  6. Feito a EXPORTAÇÃO pelo servidor offline, vamos IMPORTAR no PDV ALTERDATA. Com a tela do PDV ALTERDATA aberta, pressione, em simultâneo, as teclas Ctrl + Shift + F11. Será exibida uma mensagem informando sobre a execução da carga dos dados na tela do PDV.
  7. Após desaparecer a mensagem de CARGA (Atualização de Dados), a data e hora do campo "Última carga de dados" deverá ser atualizada com a hora em que a carga foi efetuada. Estando atualizado o campo "Última carga de dados", verifique se os produtos ou cliente alterados no WSHOP estão constando no PDV ALTERDATA.

    Se o procedimento de exportação não atualizar os dados do PDV, há a possibilidade de ter ocorrido algum erro no momento da exportação. Para verificar se ocorreu algum erro, o sistema dispõe de um LOG onde é possível verificar o momento em que ocorreu o erro e a descrição do mesmo.

  8. Para acessar o LOG clique com o botão direito do mouse no ícone do servidor offline e clique na opção LOG (OCORRÊNCIAS).
  9. Após clicar na opção LOG (OCORRÊNCIAS), será exibida a tela de Log's, onde estarão descriminados cada exportação/importação realizada pelo servidor Offline.
  10. Visto que o propósito deste artigo é visualizar apenas os eventos referentes as EXPORTAÇÕES, no campo FILTRAR deve-se escolher a opção EXPORTAÇÃO. Caso necessite filtrar por algum período em específico, o sistema dispõe desse recurso, bastando marcar a opção FILTRAR POR PERÍODO e informar o período inicial e final (preenchimento opcional).
  11. Após selecionar a opção EXPORTAÇÃO no campo Filtrar, o sistema mostrará no primeiro quadrante os eventos de acordo com sua data e hora. Selecionando um desses eventos, o sistema mostrará no segundo quadrante a descrição desse evento, ou seja, o relatório do que foi executado. Caso tenha ocorrido algum erro na exportação, o sistema exibirá a mensagem de erro nesse segundo quadrante.