Código Identificador do CSC no QR-Code não cadastrado na SEFAZ

Ao emitir uma NFCe e transmitir para a SEFAZ ocorrem os seguintes erros:

 Rejeição 462: Código Identificador do CSC no QR-Code não cadastrado na SEFAZ.

 Rejeição 464: Código de Hash no QR-Code difere do calculado.

Estes erros ocorrem quando o código CSC informado no Shop, está inválido.

Como proceder? 


  1. No Shop, acesse a aba Configurações e Manutenção / PDV.
  2. Clique na aba Configurações da NFC-e.
    1. No campo Selecione o Código de Segurança do Contribuinte (CSC), verifique se está marcado o CSC correto.
    2. Verifique se o código CSC está de acordo com o fornecido pela sua contabilidade ou verifique diretamente o código CSC no site da SEFAZ do seu estado.
    3. Faça a alteração para o código CSC correto e clique em Gravar.
  3. Após a alteração do código CSC, no Servidor Offline faça uma Exportação.
  4. No PDV, efetue uma Carga de Dados, irá aparecer a mensagem: Deseja reiniciar o sistema agora? Foram encontradas novas configurações para o sistema.
  5. Clique em Sim, abra o PDV novamente e tente passar uma nova venda. Caso a mensagem persista, entre em contato com a contabilidade para que seja gerado um novo código CSC ou crie um novo CSC no site da SEFAZ do seu estado.


Atenção: Há dois tipos de Código CSC, o em abiente de Produção e o em ambiente de Homologação, tem que ser configurado o CSC de acordo com o ambiente em que está utilizando. Se for a primeira vez que está sendo configurado NFCe em seu estabelecimento é provável que seja em ambiente de testes, sendo assim, tem que configurar o CSC em ambiente de Homologação. Caso sua empresa já emitia NFCe normalmente anteriormente, o ambiente utilizado é o de Produção e tem que configurar no Shop o código CSC em Produção. Em caso de dúvidas consulte sua Contabilidade.







Não remova esse quadro

Autor do artigo: Bernardof.sup.shop