Em virtude da NT 2016.001, durante a emissão de uma NFe de venda ou saída para cliente do exterior, o sistema pode acusar divergência da unidade de medida tributável do produto no Comércio Exterior.
Esta validação é realizada a partir do NCM (Classificação Fiscal), comparando a tabela disponibilizada pela SEFAZ com a unidade informada no produto (que estará sendo levada ao XML da NFe). Ou seja, existe uma pré-definição de qual unidade de medida (KG, M, UN, ML, etc) deve ser utilizada para cada NCM.
Para acessar a tabela de Unidade de Medida, acesse o Portal da NFe, vá na aba Documentos e, em seguida, clique em Diversos. Localize o documento com título "Tabela de NCM e respectiva UTrib(comércio exterior)".
A tabela contém o NCM, início da vigência do mesmo e a unidade para uso em operação de exportação.
Na imagem acima, note que o NCM 1902.11.00, específico para massas alimentícias que contenham ovos (macarrão, por exemplo) quando vendido para cliente do exterior, precisa ter a uTrib (unidade tributável) como KG.
Comportamento do Sistema
Caso esteja emitindo uma NFe para cliente do exterior com uma unidade de medida divergente da tabela padrão, o sistema não permite o envio do documento, evitando que haja uma rejeição (817: Unidade Tributável incompatível com o NCM informado na operação com Comércio Exterior [nItem: X]). Portanto, ao tentar enviar uma NFe de venda de macarrão, por exemplo, com unidade de medida UN (unidade), o sistema apresentaria a seguinte mensagem:
Foram encontradas as seguintes inconsistências no envio das notas fiscais:
* Existem notas fiscais com NCM incompatível com a unidade de medida tributável no Comércio Exterior (Nota Técnica 2016/001).
Segue abaixo a relação das notas fiscais e produtos:
.Nota fiscal do(a) "CLIENTE DA FLÓRIDA - EUA (000057)" com data de emissão em "01/07/2020"
- NCM 19021100 (MACARRÃO 500G MASSA COM OVOS): utilizada sigla da unidade "UN", sendo obrigatório "KG" para Comércio Exterior.
Como vimos, a unidade de medida tributável para este tipo de macarrão é KG e na NFe foi utilizado UN.
No exemplo dado acima, existe ainda uma outra questão... O macarrão de massa com ovos é vendido em unidades com 500g, no entanto, preciso que a unidade de medida tributável seja KG.
É possível utilizar dois campos de unidade de medida no XML:
- uCom, que é a unidade de medida comercial;
- uTrib, da qual já falamos.
Portanto, para que o documento movimente corretamente o estoque da empresa, preciso que no XML da NFe, a uCom seja UN e a uTrib seja KG. Com pequenos ajustes, isto será possível no Bimer. Veja a seguir...
Como Configurar?
Para que esta rotina funcione, será necessário realizar os seguintes passos:
- 1 - Configurar o sistema para trabalhar com quantidade por embalagem
- Acesse Configurador Bimer > Aba Faturamento > Opções > Aba Venda > Sub aba Padrões e marque a opção:
- Trabalhar com a informação de quantidade por embalagem
- Abaixo, em "Para operação de exportação, o padrão do preenchimento será por" marque:
- Embalagem
- 2 - Configurar o sistema para levar os dados da embalagem para o XML
- Acesse Configurador Bimer > Aba Faturamento > Opções > Aba NFe > Sub aba Complementar e marque a opção:
- Levar para o XML da NFe os dados da embalagem (caso a saída esteja sendo feita pela embalagem)
- Abaixo da opção marcada, selecione:
- Somente nas tags de informações tributáveis
- Somente nas tags de informações tributáveis
- Abaixo da opção marcada, selecione:
- 3 - Configurar a unidade da embalagem e o cálculo da quantidade de embalagens no cadastro do produto
- Acesse o Cadastro de Produtos, localize o item que utilizará na NFe, edite-o e vá na aba "Opções". Na seção "Embalagem (Venda)" informe:
- A unidade da embalagem no campo "Unidade" e a "Quantidade" ao lado;
- O cálculo da quantidade de embalagens, de acordo com a forma de trabalho desejada:
- Pela divisão da qt. itens pela qt. na embalagem
- Pela multiplicação da qt. itens pela qt. na embalagem.
- Acesse o Cadastro de Produtos, localize o item que utilizará na NFe, edite-o e vá na aba "Opções". Na seção "Embalagem (Venda)" informe:
No exemplo da venda do macarrão, cada unidade do produto possui 500g, ou seja, 0,5kg. Portanto, no campo quantidade, foi informado "0,5" e a opção "Pela multiplicação da qt. itens pela qt. na embalagem" foi selecionada. Sendo assim, ao emitir a NFe, o sistema entende que a cada 1 UN existe 0,5 KG.
Se a primeira opção (Pela divisão da qt. itens pela qt. na embalagem) tivesse sido marcada, o campo Quantidade deveria ser preenchido com 2, afinal, a cada 1 KG tenho 2 UN.
Lembrete
Para caracterizar exportação, é necessário que no cadastro da operação, a opção "Exportação" esteja marcada e o cliente seja de outro país!
Emissão da NFe
Feitas as configurações, agora é hora de emitir a NFe. A diferença está na tela de inclusão do item, pois, ao invés de informar quantas unidades do produto você está vendendo, informe a quantidade de embalagens.
XML da NFe
No arquivo XML da NFe, será possível visualizar os campos de Unidade Comercial e Unidade Tributável, de acordo com as configurações.
As tags uCom e uTrib são levadas ao XML. Além disso, suas respectivas quantidades proporcionais estão nas tags qCom e qTrib.
Dica Extra
No NFEasy é possível definir se a Unidade Tributável será impressa no DANFE. Veja como configurar:
- Acesse o NFEasy, clique em Configuração Geral e vá até a aba DANFE.
- Em seguida, marque a seguinte opção:
- Imprimir unidade tributária por item no DANFE.
Note no DANFE, os campos UNID, QTD. e VLR. UNIT.
Não remova esse quadro
Autor do artigo: Cabral.UCA