Ajuste do erro
Para a solução dessa questão será necessário acessar o plano de contas da empresa para podermos apurar a estrutura do plano de contas, uma vez que, esse erro ocorre quando a classificação interna das contas contábeis estão incorretas. Sendo, iremos seguir o passo a passo:
- Acesse o PHD / Cadastros / Plano de Contas;
- Selecione o plano de contas da empresa e clique em Contas;
- Será necessário apurar se a estrutura do plano de contas segue a hierarquia dos níveis conforme imagem>
Os separadores (ponto ou traço) são responsáveis por separar os níveis da classificação interna das contas. Na segunda linha do exemplo acima temos um separador e com isso dois níveis da classificação interna (1-1). Sendo assim, cada linha precisa seguir uma ordem crescente de nível da classificação interna das contas. No exemplo acima temos:
Linha 1: 1 nível
Linha 2: 2 níveis
Linha 3: 3 níveis
Linha 4: 4 níveis
Linha 5: 5 níveis
Possíveis erros no Plano de Contas
Na imagem ao lado podemos ver que a conta da segunda linha (1-1) está no mesmo nível da conta da terceira linha (1-10), pois ambas tem DOIS NÍVEIS de classificação interna.
O mesmo ocorre na imagem abaixo. Podemos ver que a conta da quarta linha (1-10-10-10) está no mesmo nível da conta da terceira linha (1-10-10-10), pois ambas tem QUATRO NÍVEIS de classificação interna e é uma analítica do mesmo nível de sua sintética.
Teste Final
Após ajustar a classificação interna das contas basta gerar novo arquivo SPED e validar no PVA do ECD.