SPED ECF - Indicador do início do período

Retorno ás atividades de Empresas Inativas


O layout 12 do SPED ECF trouxe uma novidade no indicador de início do período, permitindo a geração específica para empresas que permaneceram totalmente inativas durante um ano-calendário completo e posteriormente retomaram suas atividades.

Essa orientação foi incluída no manual do SPED ECF com o objetivo de evitar inconsistências nas informações prestadas à Receita Federal quando a empresa retorna às atividades, garantindo maior alinhamento entre as declarações enviadas.


Para realizar a geração com esta opção, siga a orientação a seguir: 

  1. Acesse o sistema Contábil e clique na aba Declarações Digitais;
  2. Após, clique em SPED ECF;
  3. Selecione a empresa e o período (Esta opção será habilitada apenas se o ano selecionado for 2025, ou para o ano de 2026 em situações especiais. Ex.:extinção, cisão e etc.);
  4. No campo de indicador do início do período, selecione a seguinte opção: 7 - Retorno ás atividades de empresas inativas;
  5. Prossiga com a geração do arquivo.

 




Onde informar o retorno ás atividades de empresas inativas?, Como colocar o indicador do início do período na ECF?