Geração do Informe de Rendimentos

    1 - Acesse: Fiscal > Guias e Arquivos Magnéticos > EFD-Reinf > Imposto Retido por Beneficiário (R-4000)

    Selecione a empresa e o período desejado e, em seguida, clique na rotina Informe de Rendimentos.

    2 - Informe a Data de Emissão e o Ano-Base.

    Nesta tela, selecione o tipo de beneficiário (Pessoa Física, Pessoa Jurídica ou ambos) e, em seguida, clique em Pesquisar.

    O sistema listará os beneficiários que possuem retenções enviadas à EFD-Reinf no ano-base informado, desde que estejam com o status 9 – Aceito pela EFD-Reinf e com o período encerrado (R-4099).

    3 - Selecione os beneficiários marcando a caixa de seleção ao lado do nome.

    É possível selecionar todos ou individualmente, utilizando o botão direito do mouse sobre a lista.

    Nesta mesma tela, é possível preencher o campo Informações Complementares.

    Essa informação será utilizada apenas na impressão do Informe de Rendimentos e não ficará gravada no sistema.

    O campo Assinatura do Responsável já virá preenchido com a seguinte mensagem:

    “Documento extraído de processamento eletrônico. Assinatura dispensada conforme IN RFB nº 2.060/21. A autenticidade das informações aqui prestadas foi garantida pela transmissão eletrônica via EFD-Reinf.”

    Essa mensagem é editável, caso seja necessário ajustar o texto.

    4 - Geração dos Informes de Rendimentos

    Informe o diretório onde serão salvos os arquivos em PDF do Informe de Rendimentos dos beneficiários selecionados e, em seguida, clique em Gerar.

    Ao clicar em Gerar, o sistema exibirá uma mensagem de alerta sobre o risco de duplicidade e inconsistência das informações.

    Após a leitura, será necessário confirmar se “Deseja gerar os Informes de Rendimentos via REINF?” para prosseguir.


    Ao clicar em “Sim”: O sistema gerará os Informes de Rendimentos com base exclusiva nos dados consolidados na geração através dos XMLs pelo sistema da EFD-Reinf.

    Ao clicar em “Não”: Você será direcionado para a base de conhecimento, onde será exibida uma mensagem informativa.

    Atenção

    Para gerar o Informe de Rendimentos, é necessário realizar o aceite desta mensagem no momento da solicitação do arquivo.

    Ao fechar este aviso, você será direcionado ao botão "Gerar Arquivo".

    Após confirmar o aceite, os Informes de Rendimentos serão gerados conforme os parâmetros informados.

    5 - Caso seja identificado algum período do ano-base sem o envio do evento de encerramento (R-4099), o sistema exibirá um alerta informando a(s) competência(s) com problemas.


    Para prosseguir, basta clicar em OK, e os Informes de Rendimentos serão gerados normalmente, com exceção das competências identificadas com problemas.

    Observação: Caso tenha um evento R-4099 devolvido dentro das competências identificadas com problemas, antes da geração do Informe de Rendimentos, será necessário deletar estes eventos do Monitoramento.

    Para saber como enviar o encerramento, clique no link abaixo:F1573 - EFD Reinf - R4000: Como gerar R-4099

    Para mais informações e detalhamento dos valores informados, consulte o Demonstrativo Consolidado do IRRF – Rendimentos Pagos e Retenções na Fonte, disponível no link abaixo:https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-rendimentos-pagos-e-retencoes-na-fonte











    Outros meios de obter suporte