A Central de Certificados me notifica por e-mail sobre um vencimento de certificado que está próximo?
Para não ser pego de surpresa, você pode ativar notificações automáticas sobre o vencimento de certificados digitais.
Ao marcar a opção Vencimento de certificados digitais no seu cadastro (Aba Notificações), você passará a receber alertas por e-mail quando um certificado estiver a 30, 20 ou 10 dias do vencimento.
O que é importante saber:
- A opção vem desmarcada por padrão e só aparece para quem tem acesso ao Certificado Digital;
- Apenas usuários com permissão adequada recebem as notificações;
- Certificados com a mesma data de vencimento são enviados juntos em um único aviso;
- Após a renovação, exclusão ou vencimento, os alertas são automaticamente interrompidos;
- O conteúdo do aviso pode ser personalizado no layout de e-mails.
Assim, você garante mais controle e evita interrupções nos serviços que dependem dos seus certificados digitais.
Para habilitar a notificação de vencimento de certificado digital, usuário administrador precisa acessar o cadastro do usuário:
- Selecione o usuário que não consegue visualizar o módulo e clique em Editar;
- Acesse a aba Notificações e marque a opção Vencimento de certificados digitais.
A Central de Certificados pode notificar o meu cliente de forma automática sobre o vencimento de certificado?
O usuário do tipo Cliente também pode receber notificações sobre o vencimento de certificados digitais, desde que tenha as permissões necessárias e a opção “Vencimento de certificados digitais” esteja ativada em seu cadastro.
- Quando as notificações são enviadas?
Os avisos são disparados automaticamente quando o certificado estiver a 30, 20 e 10 dias do vencimento, enquanto estiver com status “A vencer”. Após a renovação, exclusão ou vencimento do certificado, os envios são interrompidos. - Por onde o cliente recebe?
As notificações são enviadas por e-mail e também por WhatsApp, para contadores que possuam o Karoo Bot habilitado. - Mensagem personalizável
O conteúdo da notificação pode ser personalizado em Engrenagem → Layout de E-mails, permitindo ajustar o texto, o tom da comunicação e as informações exibidas.
Dessa forma, o cliente é avisado com antecedência e pelos canais certos, reduzindo riscos e garantindo mais tranquilidade na gestão dos certificados digitais.
Posso pedir para o meu cliente vincular o certificado digital direto no módulo sem usar e-mail, WhatsAPP e demais?
Sim, essa é uma das grandes vantagens! O sistema permite que o próprio Cliente acesse o módulo para fazer o upload do seu certificado com total segurança. Isso dá autonomia para ele e agilidade e segurança para você!
