Plano de Saúde para Sócios e Dependentes
Conforme o cumprimento das obrigações acessórias, o sistema está realizando a geração das informações de plano de saúde de sócio e seus dependentes, para a geração do evento R-4010 (Pagamentos/créditos a beneficiário pessoa fisica) do SPED Reinf.
Plano de Saúde: Quando informar no R-4010?
- No eSocial: Devem ser declaradas as despesas com plano de saúde para funcionários (CLT) e sócios que recebem pró-labore, pois esses valores são considerados parte da remuneração deles.
- No R-4010 da EFD-Reinf: Este evento é dedicado a informar pagamentos e benefícios para pessoas físicas que não possuem uma remuneração de trabalho paga pela empresa. Dessa forma, ele é o local correto para declarar o plano de saúde fornecido a sócios que não recebem pró-labore.
Cadastro sócio
Para realizar o lançamento é necessário verificar se o sócio esta corretamente cadastrado, para isso:
- Verifique se o sócio está cadastrado corretamente, clicando aqui.
- Se o sócio está com o Dependente cadastrado corretamente, clicando aqui.
Cadastro Operadoras do plano de saúde
Para cadastrar as operadoras do plano de saúde, basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o sistema Fiscal e clique na aba DCTFWeb REINF/MIT;
- Selecione o módulo Operadoras do plano de saúde;
- Verifique se a operadora já está cadastrada, se não;
- Clique em Novo e cadastre a operadora;
- Após isso, clique em Gravar.
O sistema já disponibiliza a tabela padrão contendo as operadoras existentes.
Lançamento do Movimento Plano de Saúde - R-4010
Para realizar os lançamentos de outros pagamentos, créditos e/ou aluguel para Beneficiário Pessoa Física (R-4010), siga o passo a passo:
- Acesse o sistema Fiscal e clique na aba DCTFWeb REINF/MIT;
- Clique no módulo Movimento de pagamentos/créditos;
- Selecione a Empresa e a Referência;
- Selecione a opção Plano de saúde - R4010;
- Clique em Novo;
- Selecione o Sócio e a Operadora;
7. Informe o Valor do plano de saúde;
8. E se houver dependente, basta ir na sub aba Dependente e Adicionar dependentes;
9. Após isso, clique em Editar e informe os valores;
10. Após isso, basta clicar em Gravar.
Na mesma tela também é possível adicionar as informações de reembolso do plano de saúde, basta informar na sub aba Titular, clicando em Adicionar no campo Informações de reembolso do titular do plano de saúde coletivo empresarial. E se houver reembolso do Dependente, basta informar dentro da sub aba Dependetes, clicando em Editar.
Para saber mais como importar essa informações via excel, clique aqui.