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Contexto:


A análise de ambiente é realizada quando o cliente relata problemas relacionados a desempenho (Lentidão, travamento.) e sua finalidade é determinar o que no ambiente do cliente ocasiona tal situação. Antes de qualquer alteração no ambiente é necessário analisar e constatar a lentidão apresentada, para isto:

É importante que os testes citados a seguir sejam realizados no Servidor e nas estações e ambos os ambientes deverão ser considerados para a análise. 

 

  1.  Selecione uma rotina de cada módulo utilizado pelo cliente em que possa ser testada a abertura, gravação e desempenho: (Ex: Cadastro de empresas, Cadastro de Funcionários, Escrituração.).

  2. Com a ajuda de um cronômetro observe (e anote) o tempo que o sistema leva para:

    -Abertura da rotina
    -Inserção e gravação  de informações na rotina (Ex: Inserir uma empresa ou funcionário em alguma rotina de cadastro e gravar alguma informação nele) 
    -Geração de informações e relatórios na rotina(Ex: geração de algum relatório, algumas rotinas que podem ser consideras neste teste: "Resumo de tributos, Balancete de Verificação, Emissão de Livros fiscais e geração de eventos REINF e Esocial")

    É muito importante documentar o desempenho do sistema antes de realizar alterações, pois, desta forma é possível determinar com precisão se haverão alterações no desempenho conforme ajustes forem realizados (tanto em caso de melhora, ou piora)


Análise:


Para uma análise de ambiente completa alguns pontos devem ser levantados, sendo assim, é necessário questionar as seguintes perguntas ao usuário:

  1. Como lentidão ocorre?

    - A lentidão é frequente ou ocorre somente em momentos de maior sobrecarga do sistema?  (Ex: Durante alguma entrega ou fechamento)?
    - A lentidão ocorre em todos os módulos ou apenas em módulos específicos? (Ex: Ocorre somente no módulo Social ou Fiscal) 
    -  A lentidão ocorre em todas as máquinas ou apenas no Servidor?
    - A lentidão passou a ser observada em que momento


  2. Qual é a configuração do ambiente?

    - O ambiente é TS (Onde os usuários conectam no Servidor através de um remoto) ou instalações locais, onde o sistema é instalado nas estações dos usuários?


  3. Quantidade de usuários, para isto responda:

    -  Quantos usuários em média utilizam o sistema?
    - Qual o número máximo de usuários que utilizam o sistema?


  4. Servidor:

    - Trata-se de um Servidor com HD ou SSD?
    - Qual o processador do Servidor?
    - Quantos GB de RAM o servidor possuí?
    - Qual o sistema operacional do Servidor (Windows)?
    - Qual o espaço em disco livre no Servidor? 
    - Trata-se de um Servidor exclusivo Prosoft ou um Servidor com mais aplicações em funcionamento?
    - O Servidor possuí antivírus ativo?
    - O Servidor é reiniciado com qual frequência? 

    É importante que o Servidor atenda aos requisitos mínimos descritos em: G21 - Política de Ciclo de Vida dos Produtos Prosoft




  5. Pervasive:

    -Qual versão de Pervasive utilizada? Trata-se de uma versão Server ou Workgroup.

Após análise:


Após analisar os fatores citados anteriormente, prossiga com a análise do ambiente:

  1. Como lentidão ocorre?

    -



    -Caso lentidão ocorra no Servidor e nas estações:


    -Caso lentidão ocorra somente nas estações
    , é válido lembrar que, o desempenho no Servidor sempre será mais rápido (por uma questão de máquina e rede), mas caso o desempenho no Servidor seja muito inferior ao Servidor, analisar configurações de rede como por exemplo: 

    -Mapear estações por IP (caso estejam mapeadas pelo nome e vice versa): I19 - Mapeamento Prosoft não é encontrado no momento da instalação
    -Verificar se o Ping nas estações está apresentando muita variação: I462-Erro 3012 - Falha na comunicação de Rede com Servidor
    -Verificar se existe algum antivírus ativo configurado, se sim ajustas nas exceções as pastas Prosoft.
    -Verificar se Pervasive está configurado nas estações: I29 - Manual de configurações do Pervasive - Estação



  2. Descreva o passo 2.



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