Contexto:
A análise de ambiente é realizada quando o cliente relata problemas relacionados a desempenho (Lentidão, travamento.) e sua finalidade é determinar o que no ambiente do cliente ocasiona tal situação. Antes de qualquer alteração no ambiente é necessário analisar e constatar a lentidão apresentada, para isto:
É importante que os testes citados a seguir sejam realizados no Servidor e nas estações e ambos os ambientes deverão ser considerados para a análise.
- Selecione uma rotina de cada módulo utilizado pelo cliente em que possa ser testada a abertura, gravação e desempenho: (Ex: Cadastro de empresas, Cadastro de Funcionários, Escrituração.).
- Com a ajuda de um cronômetro observe (e anote) o tempo que o sistema leva para:
-Abertura da rotina
-Inserção e gravação de informações na rotina (Ex: Inserir uma empresa ou funcionário em alguma rotina de cadastro e gravar alguma informação nele)
-Geração de informações e relatórios na rotina(Ex: geração de algum relatório) algumas rotinas que podem ser consideras neste teste: "Resumo de tributos, Balancete de Verificação, Emissão de Livros fiscais e geração de eventos REINF e Esocial"É muito importante documentar o desempenho do sistema antes de realizar alterações, pois, desta forma é possível determinar com precisão se haverão alterações no desempenho conforme ajustes forem realizados (tanto em caso de melhora, ou piora)
Análise:
Para uma análise de ambiente completa alguns pontos devem ser levantados, sendo assim, é necessário questionar as seguintes perguntas ao usuário:
- Como lentidão ocorre?
- A lentidão é frequente ou ocorre somente em momentos de maior sobrecarga do sistema? (Ex: Durante alguma entrega ou fechamento)?
- A lentidão ocorre em todos os módulos ou apenas em módulos específicos? (Ex: Ocorre somente no módulo Social ou Fiscal)
- A lentidão ocorre em todas as máquinas ou apenas no Servidor?
- A lentidão passou a ser observada em que momento - Qual é a configuração do ambiente?
- O ambiente é TS (Onde os usuários conectam no Servidor através de um remoto) ou instalações locais, onde o sistema é instalado nas estações dos usuários? - Quantidade de usuários, para isto responda:
- Quantos usuários em média utilizam o sistema?
- Qual o número máximo de usuários que utilizam o sistema? - Servidor:
- Trata-se de um Servidor com HD ou SSD?
- Qual o processador do Servidor?
- Quantos GB de RAM o servidor possuí?
- Qual o sistema operacional do Servidor (Windows)?
- Qual o espaço em disco livre no Servidor?
- Trata-se de um Servidor exclusivo Prosoft ou um Servidor com mais aplicações em funcionamento?
- O Servidor possuí antivírus ativo?
- O Servidor é reiniciado com qual frequência?É importante que o Servidor atenda aos requisitos mínimos descritos em: G21 - Política de Ciclo de Vida dos Produtos Prosoft
- Pervasive:
-Qual versão de Pervasive utilizada? Trata-se de uma versão Server ou Workgroup.
Após análise:
Após analisar os fatores citados anteriormente, prossiga com a análise do ambiente:
- Como lentidão ocorre?
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-Caso lentidão ocorra no Servidor e nas estações:
-Caso lentidão ocorra somente nas estações, é válido lembrar que, o desempenho no Servidor sempre será mais rápido (por uma questão de máquina e rede), mas caso o desempenho no Servidor seja muito inferior ao Servidor, analisar configurações de rede como por exemplo:
-Mapear estações por IP (caso estejam mapeadas pelo nome e vice versa): I19 - Mapeamento Prosoft não é encontrado no momento da instalação
-Verificar se o Ping nas estações está apresentando muita variação: I462-Erro 3012 - Falha na comunicação de Rede com Servidor
-Verificar se existe algum antivírus ativo configurado, se sim ajustas nas exceções as pastas Prosoft.
-Verificar se Pervasive está configurado nas estações: I29 - Manual de configurações do Pervasive - Estação - Descreva o passo 2.