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Autor do artigo: isabela.carvalho.pro (Não remova esse quadro) |
Contexto:
A análise de ambiente é realizada quando o cliente relata problemas relacionados a desempenho (Lentidão, travamento.) e sua finalidade é determinar o que no ambiente do cliente ocasiona tal situação. Antes de qualquer alteração no ambiente é necessário analisar e constatar a lentidão apresentada, para isto:
Aviso |
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É importante que os testes citados a seguir sejam realizados no Servidor e nas estações e ambos os ambientes deverão ser considerados para a análise. |
É interessante antes da realização de alterações dentro do sistema a seguinte análise:
- Selecione uma rotina de cada módulo utilizado pelo cliente em que possa ser testada a abertura, gravação e desempenho: Selecione uma rotina de cada módulo utilizado pelo cliente em que possa ser testada a abertura, gravação e desempenho: (Ex: Cadastro de empresas, Cadastro de Funcionários, Escrituração.).
- Com a ajuda de um cronômetro observe (e anote) o tempo que o sistema leva para:
-Abertura da rotina
-Inserção e gravação de informações na rotina (Ex: Inserir uma empresa ou funcionário em alguma rotina de cadastro e gravar alguma informação nele)
-Geração de informações e relatórios na rotina(Ex: geração de algum relatório) , algumas rotinas que podem ser consideras neste teste: "Resumo de tributos, Balancete de Verificação, Emissão de Livros fiscais e geração de eventos REINF e Esocial"
)Aviso É muito importante documentar o desempenho do sistema antes de realizar alterações, pois, desta forma é possível determinar com precisão se haverão alterações no desempenho conforme ajustes forem realizados (tanto em caso de melhora, ou piora)
Isto ajudará no andamento da análise, pois desta forma será possível constatar melhoras ou pioras após alterações.
Análise:
Para uma análise de ambiente completa alguns pontos podem ser levantados, sendo eles:
- Servidor:
- Trata-se de um Servidor com HD ou SSD?
- Qual o processador do Servidor?
- Quantos GB de RAM o servidor possuí?
- Qual o sistema operacional do Servidor (Windows)?
- Qual o espaço livre em disco no Servidor?
- Trata-se de um Servidor exclusivo Prosoft ou um Servidor com mais aplicações em funcionamento?
- O Servidor possuí antivírus ativo?
- O Servidor é reiniciado com qual frequência?Aviso Servidor deverá atender aos requisitos mínimos do documento: G21 - Política de Ciclo de Vida dos Produtos Prosoft
- Como lentidão ocorre?
- A lentidão é frequente ou ocorre somente em momentos de maior sobrecarga do sistema? (Ex: Durante alguma entrega ou fechamento)?
- A lentidão ocorre em todos os módulos ou apenas em módulos específicos? (Ex: Ocorre somente no módulo Social ou Fiscal)
- A lentidão ocorre em todas as máquinas ou apenas no Servidor?
- A lentidão passou a ser observada em que momento - Qual é a configuração do ambiente?
- O ambiente é TS (Onde os usuários conectam no Servidor através de um remoto) ou instalações locais, onde o sistema é instalado nas estações dos usuários? - Quantidade de usuários, para isto responda:
- Quantos usuários em média utilizam o sistema?
- Qual o número máximo de usuários que utilizam o sistema? - Pervasive:
-Qual versão de Pervasive utilizada? Trata-se de uma versão Server ou Workgroup?
Após análise:
Após analisar os fatores citados anteriormente, prossiga com a análise do ambiente:
- Servidor:
- Se lentidão estiver ocorrendo no momento do atendimento, no gerenciador de tarefas é necessário observar se algum dos itens circulados apresentam índices elevados de consumo:
-Em caso de CPU, Memória e Disco acima de 90%, ainda no gerenciador de tarefas em "Detalhes" filtre por CPU ou memória para identificar qual processo está consumindo memória e CPU:
-Consumo alto da CPU: Se a CPU estiver com consumo alto, é necessário verificar se o Servidor trabalha com um HD ou SSD, em caso de um HD, é válido lembrar que para um melhor desempenho, recomenda-se que o Servidor possua um SSD, caso possua SSD e ainda sim esteja com um consumo alto de CPU, deverão ser reiniciados os serviços Prosoft, para isto utilize: I05 - Como liberar usuário preso no sistema
-Consumo alto de memória:
Ambiente Local: O Prosoft exige hoje no mínimo 8GB de RAM, destes, 5GB serão destinados a instalação do Prosoft, neste caso é necessário identificar se a quantidade de memória disponível atende aos requisitos do sistema. Ex: O servidor trabalha com outras aplicações que ocupem memória? O Servidor trabalha com uma quantidade elevada de usuários comparando com a quantidade de memória disponível?
Ambiente TS: O Prosoft exige hoje no mínimo 8GB de RAM em caso de ambiente TS recomenda-se além das 8GB mínimas, cerca de 1GB para cada usuário do TS, então caso neste ambiente memória esteja com consumo elevado, também analisar se a memória do Servidor é suficiente para o ambiente.
Ainda sim, em ambos os casos recomenda-se que os serviços Prosoft e se possível o Servidor sejam reiniciados, pois um tempo elevado de atividade pode ocasionar em um consumo de memória elevado das aplicações para isto, utilize: I05 - Como liberar usuário preso no sistema
Caso ferramentas de terceiros estejam ocupando memória, cliente deve ser orientado a verificar com um técnico.
-Antivírus Ativo: Se Servidor e estações estiverem com antivírus ativo é necessário verificar com o técnico do Servidor se as exceções estão devidamente configuradas, pois a leitura das pastas Prosoft por parte do antivírus poderá ocasionar em lentidão no sistema (se aplica a servidor e estações)
-Servidor sem espaço em disco: Pouco espaço em disco pode ocasionar em lentidão, neste caso orienta-se que seja verificado o procedimento do guia: A2123 - Orientações sobre exclusão de arquivos e limpeza de disco. - Como lentidão ocorre:
-Caso lentidão no servidor e estações:
-Verificar se as configurações de Performance Tunning estão preenchidas conforme guia: I492 - Performance Tunning do Pervasive - Servidor
-Verificar se estão sendo executados Backups ou aplicações que estão consumindo o Servidor.
-Verificar se os requisitos mínimos estão sendo atendidos: G21 - Política de Ciclo de Vida dos Produtos Prosoft
-Verificar se o Servidor está sem reiniciar por muito tempo.
-Reiniciar os serviços Prosoft, Pervasive e SQL: I05 - Como liberar usuário preso no sistema
-Recriar as DSN´s apontando para caminho físico, (para isto, recrie a DSN Proemp00 para caminho físico e realize a manutenção de DSN´s : I408-Como realizar a manutenção das DSNs
-Verificar se existe antivírus ativo.
-Caso lentidão ocorra somente nas estações:
É válido lembrar que o desempenho no Servidor sempre será melhor (por uma questão de máquina e rede), mas caso o desempenho no Servidor seja muito superior em relação as estações (e estações sejam muito lentas) deverão ser analisados fatores como:
-Mapear estações por IP (caso estejam mapeadas pelo nome ou vice versa): I19 - Mapeamento Prosoft não é encontrado no momento da instalação
-Verificar se o Ping nas estações está apresentando muita variação: I462-Erro 3012 - Falha na comunicação de Rede com Servidor
-Verificar se existe algum antivírus ativo configurado, se sim ajustas nas exceções as pastas Prosoft.
-Verificar se Pervasive está configurado nas estações: I29 - Manual de configurações do Pervasive - Estação
-Verificar se estações utilizam VPN ou conectam via WIFI (caso a resposta seja positiva, isto pode influenciar no desempenho). - Versão do Pervasive:
Para analisar a melhor versão de Pervasive para o cliente deve-se considerar a quantidade de usuários no sistema portanto:
-Versão Workgroup 11: entre 5 e 10 usuários
-Versão Workgroup 13 e 15: Até 35 usuários
-Versões Server: Ilimitado
Entretanto, em caso de versões Workgroup deve-se considerar o tamanho da base: Ex: embora o escritório tenha uma quantidade de usuários inferior a 10 e trabalhe com Workgroup 11, mas ainda sim possua uma base de tamanho elevado, o Pervasive provavelmente não comportará a movimentação do sistema.
2º Passo / Tópico:
Informe um texto de introdução curto e objetivo.
- Descreva o passo 1.
- Descreva o passo 2.
3º Passo / Tópico:
Informe um texto de introdução curto e objetivo.
- Descreva o passo 1.
- Descreva o passo 2.
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