Autor do artigo: Yago.sup.pack
O que é o eContador?
O eContador foi criado para reduzir o volume de rotinas existentes em um escritório de contabilidade, em relação ao trânsito de informações e documentos entre o contador e os seus clientes, ou entre os departamentos de uma empresa. Ele é um espelho do Sistema Pack e, portanto, contém suas principais funcionalidades com a vantagem de não precisar de instalação, apenas do acesso à internet. Esta portabilidade possibilita que você verifique o sistema de qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de estar com o seu computador.
Para obter mais informações sobre como configurar as empresas para o eContador, clique aqui.
Como enviar as guias geradas no Fiscal para o Econtador
Para enviar as guias do Fiscal para o eContador é necessário configurar o E-mail da empresa, conforme passo a passo a seguir:
Acesse o Fiscal;
Clique na aba Cadastro e depois na opção Empresa;
Selecione a empresa e clique em Abrir ;
- Na aba Geral, na sub aba Integração, informe os E-mails que devem receber os documentos;
- Depois, clique em Gravar .
Como enviar a guia DARF
- Acesse o Fiscal;
- Clique na aba Federal e depois na opção DARF;
- Informe a Empresa, o período de referência da guia, data de pagamento e vencimento;
- Selecione as guias que deseja emitir;
- Na parte inferior em Impressão, marque a opção Enviar para o Cliente e clique em ;
- A janela de Configurações de Envio ao lado será aberta
- Formato dos arquivos: Informe o formato que deseja enviar o documento.
- Destino: Se desejar enviar para o e-mail configurado no cadastro da empresa, selecione a opção Empresa. Caso deseje informar um e-mail diferente ou enviar pelo seu gerenciador Outlook, selecione Outros ou Outlook.
Como enviar a guia de ICMS
- Acesse o Fiscal
- Clique na aba ICMS e IPI e depois em Guias de ICMS;
- Selecione o tipo de guia que deseja emitir;
- Informe os dados de geração da guia como data de vencimento e pagamento;
- Ao finalizar o preenchimento, selecione a opção No Cliente.
Como enviar a guia do Simples Nacional (DAS)
Após gerar as guias do Simples Nacional no Fiscal, para enviá-las para o eContador é necessário configurar as Rotinas Automáticas, conforme passo a passo:
- Abra o sistema Fiscal;
- Acesse no LiveDesktop a aba Rotinas Automáticas e depois clique em Novo ;
- Em Tipo, informe Apuração;
- Preencha o campo Descrição e informe o dia e horário que a rotina deverá ser executada;
- Depois, clique em Configurar Rotina ;
- Informe Empresa, marque a opção DAS e em Documentos que serão gerados e enviados marque a opção Guia DAS;
- Clique em Gravar.
Em caso de dúvidas de como gerar a guia do Simples Nacional (DAS) no sistema Fiscal, clique aqui.
Como localizar as informações no eContador?
Para visualizar as guias no Econtador, siga o passo a passo:
- Acesse o eContador;
- Clique na aba Documentos e depois na opção Documentos Gerais;
- Informe Empresa e na Categoria, informe Guias e clique em Filtrar.
O eContador também permite o envio de documentos para o cliente direto pelo site. Em caso de dúvidas, clique aqui.