Como integrar o Pack CRM com o eContador


Autor do artigo: Meiri.sup.pack

Neste artigo verificaremos como realizar as configurações para que os atendimentos criados no Pack CRM sejam integrados ao site do Econtador.



Configurações no WPHD




  1. Acesse o WPHD, Aba Manutenção >> Integração eContador
  2. As empresas deverão está do lado direito do quadro :"Empresas no WPHD e no eContador"
  3. Para passar uma empresa do lado esquerdo (Empresas somente no WPHD) para o lado direito (Empresas no WPHD e no eContador), selecione a empresa e clique na seta para direta.
  4. Para retirar uma empresa da integração com o eContador, selecione a empresa e clique na seta para esquerda.
  5. Após, clique na opção: Utilizar eContador e Atualizar todas as empresas no eContador.

Configurações no PackCRM




  • Para realizar a integração entre o PackCRM e o Econtador, o primeiro passo é acessar o ícone de aplicação do PackCRM, esse ícone fica no canto superior do sistema>>Configurações e Opções.

  • Após acessar, precisa marcar a opção Realizar integração com Packup e clicar em Confirmar.

  • Ao marcar essa opção, os atendimentos criados no PackCRM serão integrados ao Econtador e os atendimentos criados direto no Econtador, serão integrados com o PackCRM.

  • Os atendimentos ficarão salvos no Econtador na aba Atendimentos>>Atendimentos.

  • Para que todos os usuários do PackCRM tenham acesso aos atendimentos abertos tanto no sistema quanto no Econtador, é necessário que sejam realizadas algumas configurações.


Cadastro de Departamentos 





  1. Para cadastrar um Departamento no Pack CRM, acesse a aba "Principal - Departamentos".
  2. Clique em "Novo".
  3. Informe um Nome e Descrição para o departamento.
  4. Informe o login dos usuários que terão permissão a esse departamento, clique em "Gravar".

Cadastro de Fases




  1. Para cadastrar as Fases, acesse a aba "Principal - Fases".
  2. Clique em "Novo".
  3. Informe a "Descrição Fase".


Cadastro de Tipos de Atendimento





Neste campo deverá ser informado a descrição do tipo de atendimento, onde o mesmo servirá de identificação na hora da abertura do atendimento.

  1. Para cadastrar os Tipos de atendimento, acesse a aba "Principal - Tipos de atendimentos".
  2. Clique em "Novo".
  3. Informe a Descrição e em "Tipo" selecione o Tipo de atendimento que este pertence.
  4. Informe a "Descrição do tipo de atendimento".
  5. Em Prazo padrão, defina o tempo em "Horas" que este atendimento tem para execução.
  6. Em Prioridade padrão defina a prioridade do atendimento (A prioridade mais alta é a 0).
  7. Caso este tipo de atendimento seja referente a cobrança, marque a opção: "Tipo de atendimento para cobrança".
  8. Para incluir as fases que este atendimento terá, clique em "Adicionar Fases".
  9. Será exibida a "Ordem" destas fases. Após incluir as fases que deseja, clique em "Gravar".

Novo Atendimento no PackCRM




  1. Acesse a aba "Principal - B. I. Atendimento".
  2. Para criar um atendimento, clique em "Novo".
  3. Informe para que Empresa será este atendimento e informe a Descrição do atendimento.

  4. Ao preencher o "Tipo", será preenchido a Data do atendimento e a Previsão término.
  5. Em Parecer, informe o assunto e descreva detalhes do atendimento.
  6. Após informar o parecer, marque a opção : "Integrar Parecer com Packup"
  7. Em Contato, informe o contato da empresa.
  8. Para que o atendimento seja integrado com Packup a opção: Integrar parecer com Packup deve ser marcada.
  9. Informe a Fase do atendimento e o para que Usuário este é direcionado.
  10. Em Acompanhamento do parecer, pode ser configurado e-mail para envio ou marcar usuário para ser notificado.
  11. Após concluir o cadastro, clique em "Gravar".


O sistema mostrará a Confirmação: Deseja continuar inserindo pareceres para este atendimento?


O anexo vinculado a um atendimento no PACKCRM não integra com o Econtador e vice- versa, para esse tipo de operação é necessário criar um documento no Econtador.

Configurações Econtador



Para que o usuário cliente e operador consigam abrir um atendimento no Econtador e este ser integrado com o PackCRM é necessário realizar algumas configurações no site.


Permissões do Usuário




No cadastro de usuário no site,(Usuários>>Editar>>Permissões>>Atendimentos) estejam marcadas as opções Visualizar e Criar, Editar é opcional.


A opção Excluir, habilita somente para o usuário Operador.

Aba PackCRM







Ainda no cadastro do Usuário, na aba PackCRM, é necessário selecionar os departamentos dos quais o cliente ou usuário operador terá acesso para criar e visualizar os atendimentos, criados tanto no site do Econtador, quanto no sistema PackCRM.



Delegação de Atendimentos pelo eContador




Para que um usuário Operador tenha um atendimento criado no Econtador e delegado a ele, no cadastro do usuário Operador,(aba usuários>>editar>>Permissões), precisa marcar a opção: Permitir receber delegação de Atendimentos pelo eContador. Assim, quando um novo atendimento for aberto, o usuário de abertura conseguirá delegar ao usuário desejado.


O cliente não consegue realizar o encerramento de um atendimento através do Econtador, essa função é exclusiva do contador/escritório. O cliente consegue: visualizar, criar e editar. Excluir e encerrar: Não!

Criando atendimento no Econtador




  1. No menu do eContador, acesse a aba Atendimentos / Atendimentos.
  1. Clique em Novo Atendimento.

  2. Descreva o nome do atendimento.

  3. Selecione a empresa a ser vinculada ao atendimento.

  4. (Opcional) Selecione o departamento.

  5. (Opcional) No campo Usuário para delegação, selecione o usuário responsável pelo atendimento.

  6. No campo Providenciar até, Informe uma data limite para finalização do atendimento.

  7. No campo Parecer, descreva uma observação do atendimento para tornar mais clara sua solicitação.

  8. Clique em Salvar.

Quando é criado um atendimento no Econtador e este integra com o PackCRM, ao editar o atendimento no PackCRM e desejar integrar esse novo parecer com o site, precisa clicar na opção: Integrar Parecer com o PackUp.