Rota de Dados: Otimize sua Conexão

Seja bem-vindo a documentação das soluções em Nuvem da Alterdata!



O que é uma Rota?

Rota é o caminho que os dados percorrem de um ponto a outro na internet. É como um mapa que indica como as informações viajam de um dispositivo (como seu computador ou celular) para outro, seja na mesma rede local ou ao redor do mundo.

Quem é o responsável por sua Rota?

A rota de internet é controlada pelos provedores de serviços de internet. No entanto, estamos aqui para ajudá-lo a entender mais sobre ela e como entrar em contato com seu provedor para ajustá-la.

Como realizar o teste de Rota?

Para verificar a rota que seu computador está transitando até nossos servidores, realize um teste usando o comando ping no seu computador. Siga os passos abaixo:

  • Se seu Sistema Operacional é o Windows:
    1. Abra o Prompt de Comando. Você pode fazer isso pressionando as teclas .
    2. Digite cmd e em seguida pressione a tecla Enter ou clique em OK.
    3. No Prompt de Comando, digite: ping icmp.alterdata.cloud -t e pressione a tecla Enter.
      O teste irá começar e para interromper, aperte as teclas .

  • Se seu Sistema Operacional é o MacOS ou Linux:
    1. Abra o Terminal.
    2. Digite ping icmp.alterdata.cloud e pressione a tecla Enter.

O que o teste faz?

O teste envia pequenos pacotes de dados para o servidor e isso nos ajuda a entender a qualidade da rota até os nossos servidores.

Vamos entender cada informação do teste:

  1. IP Destino: o IP de entrada no servidor da Alterdata que está sendo testado.
  2. Tamanho do pacote: tamanho do pacote de dados enviado.
  3. Tempo: tempo de tráfego do pacote, sendo o máximo de 40ms um teste ideal.
  4. TTL: número máximo de roteadores/equipamentos pelos quais o pacote pode trafegar no teste.

(menos) Um exemplo de quando ocorre perda estrema de pacotes de dados é o a mensagem abaixo:

Informando ao seu provedor sobre oscilações

Se você trabalha com algum serviço em Nuvem, isso requer estabilidade em sua conexão de internet em tempo real. É importante informar isso ao provedor para otimizar suas rotas.

Dessa forma, eles podem realizar testes e correções que vão otimizar sua experiência em Nuvem!

Ainda tem alguma dúvida? Acione o nosso suporte! Estaremos à disposição para lhe atender!