Antes de começar a usar o NetPaf para vender seus produtos, é necessário realizar algumas configurações e cadastros nos demais sistemas da linha InterfaceNet.

Cadastrar Vendedores / Funcionários


Os funcionários/vendedores são necessários para fazer o controle de caixa.

  1. Acesse o sistema Retaguarda.
  2. Clique no menu Cadastro Geral.
  3. Clique em Vendedores / Funcionários.
  4. Clique em Incluir.
  5. Preencha os campos conforme os dados do usuário.
  6. Selecione uma Profissão.

    Dica:

    Você pode adicionar uma nova profissão na opção.

  7. Selecione o Tipo de Funcionário:

    CampoDescrição

    Vendedor

    Marque essa opção para os funcionários que realizam vendas e ganham comissionamento como vendedor.

    Gerente

    Marque essa opção para o funcionário que não realiza venda e ganha o comissionamento sobre o faturamento da empresa.

    Funcionário

    Selecione essa opção quando o cadastro é referente a: estoquista, auxiliar de serviços gerais, motorista, etc.

    2º Comissionado

    Selecione essa opção quando a empresa contrata temporariamente um funcionário.

    E-commerceSelecione esta opção para que este vendedor / funcionário seja exportado para sua plataforma E-commerce para vendas online da sua empresa.


  8. (Opcional) No campo Observação, informe alguma observação sobre o funcionário / vendedor.

  9.  No quadro Dados Financeiros, preencha os campos relacionados as questões financeiras.

  10. Determine o status do cadastro.

    Por padrão, ao fazer o cadastro o status estará Ativo.
    Para inviabilizá-lo para as vendas, selecione a opção Inativo para Vendas.
    O sistema guarda as informações dos excluídos, no caso de exclusão errada por parte do usuário. Esta Lista é salva automaticamente pelo sistema e pode ser consultada ao selecionar o status Excluído.

  11. (Opcional) Clique em  Visualizar para consultar a Lista de Funcionários/Vendedores.

  12. Clique em Confirmar.


Cadastrar Conta Corrente


O cadastro de Conta Corrente é necessário para o cadastro de cartões, para definir onde serão recebidos os valores referentes às vendas em cartão.

  1. Acesse o sistema NetFinan.
  2. Clique em Conta Corrente.
  3. Clique em Incluir.
  4. Configure os dados da conta: 

    CampoDescrição
    BancoSelecione o banco a qual a conta bancária pertence.
    AgênciaDigite o número da agência.
    Conta CorrenteDigite o número da conta-corrente.
    Gerente da ContaInforme o gerente responsável pela conta.
    Nome da ContaDefina o nome de identificação da conta no sistema.
    Limite CrédConfigure o limite de crédito que a conta possui.
    Grupo da ContaSelecione o grupo a qual a conta está incluída.
    EmpresaSelecione a empresa da conta.
  5. Clique em Confirmar.


Cadastrar Cartões


Os cartões são utilizados como forma de pagamento nas vendas.

  1. Acesse o sistema Retaguarda.
  2. Clique no menu Cadastro Geral - Retaguarda.
  3. Selecione a opção Cartões.
  4. Clique em Incluir.
  5. Na tela temos as seguintes informações:

    CampoDescrição
    Administradora

    Nome que será mostrado ao aparecer a opção de seleção de cartão.

    Exemplo:

    Mastercard® Débito, Mastercard® Crédito...

    Tipo de Operação

    Marque se o tipo de operação será Crédito, Débito ou PIX.

    Assim você pode cadastrar a forma de pagamento PIX, por exemplo, para utilizá-la na loja.
    Neste caso, as informações de prazos e taxas serão armazenadas zeradas e informações de bandeira e credenciadora ficarão em branco e desabilitadas.

    BandeiraCampo para ser selecionada a bandeira a qual o cartão pertence.
    AtivoEsse campo mostra se o cartão cadastrado está ativo ou inativo.
    Recalcula PrazosRecalcula os prazos dos cartões existentes na base de dados caso haja alteração do prazo do cartão.
    Código AuxiliarEsse campo é utilizado quando existe integração com algum sistema de conciliação financeira.
    Nome para Identificação TEFEsse nome é para o sistema reconhecer automaticamente a bandeira de um cartão quando for utilizado o TEF.
    Credenciadora PadrãoCampo para selecionar qual credenciadora o cartão está vinculado. Campo obrigatório em caso de utilização de NFC-e.
    Lojas

    Nessa parte serão informadas os seguintes dados:

    • Loja
      Campo para selecionar a filial que irá utilizar o cartão.

    • Conta Corrente para Crédito
      Conta Corrente cadastrada no sistema NETFINAN que será vinculada para a baixa do cartão.

    • Prazo Rotativo
      Prazo utilizado em única parcela com prazo médio de 30 dias.

    • Taxa Rotativo (%)
      Percentual de taxa cobrada pela bandeira utilizada.

    • Prazo Parcelado
      Prazo utilizado em duas ou mais parcelas com prazo médio de 30 dias entre as parcelas.

    • Taxa Parcelado (%)
      Percentual de taxa cobrada pela bandeira utilizada.

    • TEF
      Habilitar campo caso seja vinculado a um TEF.

    • Credenciadora
      Campo obrigatório em caso de utilização de NFC-e.


  6. Para salvar as informações inseridas clique em Confirmar.


Cadastrar Comissão por Forma de Pagamento


  1. Acesse o sistema NetFinan.
  2. Clique em Metas/Comissão / Comissão por forma de pagamento.
  3. Clique em Incluir.
  4. Informe o período.
  5. Selecione a loja.
  6. Configure a alíquota de comissão por forma de pagamento.
  7. Clique em Confirmar.