Nf-stock - Integração API NF-Stock

O que é e para que serve


A API de Integração NF-stock é uma solução desenvolvida para permitir que sistemas externos (que não sejam nativos da Alterdata) se comuniquem com o banco de dados do NF-Stock.

Seu objetivo principal é criar uma "ponte" para o tráfego de dados, permitindo tanto a busca quanto a importação de notas fiscais de forma automatizada.


Principais Cenários de Uso


As possibilidades de integração são vastas. Abaixo, listamos alguns exemplos de como softwares parceiros utilizam essa tecnologia:

  • Emissores de Notas: Softwares de terceiros podem enviar automaticamente as notas emitidas para serem armazenadas e organizadas no NF-Stock.
  • Sistemas de Escrita Fiscal: Permite o envio e recebimento de notas para apuração de impostos.
    • Clientes que já utilizam o sistema fiscal da Alterdata (Pack ou Prosoft) não precisam dessa API, pois a integração é nativa.
  • Business Intelligence (BI): Empresas conectam ferramentas de análise de dados para extrair informações do NF-Stock, gerando gráficos, relatórios e cenários financeiros estratégicos.

Clique aqui para conhecer nossos parceiros.

Não há cobrança adicional para o uso da API. O acesso é um benefício incluso para clientes que já possuem o NF-Stock. 


Ponto de Atenção: Responsabilidades


É muito comum haver confusão sobre quem deve executar essa integração. Para esclarecer:

O contador não é o responsável técnico pela integração; ele apenas gera o token, e o desenvolvedor do sistema parceiro realiza o restante do trâmite.


Como funciona a integração


O processo de integração é técnico, mas a participação do contador é essencial nesse momento. Primeiro, é necessário que o contador gere o token no NF-Stock e envie ao desenvolvedor do software parceiro. Somente com esse código em mãos é que o programador poderá configurar o ambiente e concluir a integração.

Clique aqui para mais informações sobre como gerar o Token no NF-Stock. Este token é gerado de forma única, sem data de expiração.


Conheça melhor as duas APIs: 


→ MS-Importação: Recebimento e Armazenamento de Documentos

Permite que os documentos fiscais do seu ERP (NF-e, NFC-e, CT-e, NFS-e, CFe/SAT, NFCom, NF3e) sejam enviados automaticamente para o NF-Stock.

Cada documento é armazenado em nuvem, garantindo centralização, segurança e eliminação do envio manual de notas fiscais.

→ MS-Exportação: Consulta e Busca Otimizada

Oferece uma maneira rápida e segura de consultar e baixar documentos fiscais (NF-e, NFC-e, CT-e, NFS-e, CFe/SAT, NFCom, NF3e) diretamente do NF-Stock.

Ideal para integrações que necessitam de acesso dinâmico e automatizado aos arquivos já armazenados.

Apesar do nome "MS-Exportação", este serviço não realiza a emissão ou envio de documentos, apenas a consulta e recuperação dos já existentes. Para consultar a documentação técnica, clique aqui.

No momento, visto que o NF-Stock trabalha exclusivamente com documentos fiscais válidos, não dispomos de um ambiente de homologação ou testes. As integrações são realizadas diretamente no ambiente de produção.


Como realizar o upload de arquivos para a API


O processo de upload ocorre em duas etapas:

  1. Realize a chamada do endpoint /storage enviando os dados básicos do arquivo, como seu tamanho e extensão.
  2. Este endpoint irá retornar uma URL. Utilizando os parâmetros e a URL obtida no passo anterior, realize uma requisição com o método PUT para concluir o upload do arquivo.


O arquivo deverá ser enviado logo após a transmissão e autorização do documento fiscal. Estes arquivos devem obrigatoriamente estar no formato de distribuição (<nfeProc>), contendo os dados das notas fiscais junto com o seu protocolo de autorização. Esse procedimento é válido e deve ser realizado para os seguintes modelos: NFe (Modelo 55) e NFCe (Modelo 65).


Limite e Volumetria


Para garantir a estabilidade do serviço, aplicam-se as seguintes regras de tráfego:

  • Rate Limit: O limite de requisições é de 90 requests por minuto, podendo ser expandido conforme o status do servidor.
  • Tamanho de Arquivo: O limite máximo por arquivo enviado é de 30 MB.
  • Arquivos ZIP: É permitido o envio de pacotes ZIP com múltiplos XMLs, desde que respeitem o limite de 30 MB. Para volumes maiores, recomenda-se o fracionamento em múltiplos arquivos zipados até o limite permitido.


Fluxo de Upload e Confiabilidade


É preciso atentar-se ao tempo de vida das requisições e aos retornos do servidor:

  • URL Pré-assinada: Tem validade de 30 minutos. Se expirar, uma nova URL deve ser gerada.
  • Deduplicação: Caso um documento duplicado seja enviado, o serviço realiza a deduplicação nativa, evitando registros repetidos na base de dados.
  • Status de Retorno: A política de retry pode ser definida de acordo com a sua regra de negócio, pois varia conforme a infraestrutura do seu lado ou do cliente. O endpoint retorna os seguintes status:
    • 200: Sucesso.
    • 400 (Bad Request): Erro nos dados de envio (verificar JSON).
    • 401 (Unauthorized): Token incorreto ou revogado.
  • Consulta de Processamento: A confirmação é automática. Para verificar o status, utilize o polling no endpoint: https://ms-importacao-service-nfstock.alterdatasoftware.com.br/storage/arquivo/[GUID_RETORNADO_AO_SOLICITAR_A_URL_DE_UPLOAD]

Escopo de Documentos (NFS-e)


Devido às variações nas implementações municipais, o tratamento de Notas de Serviço segue critérios específicos:

  • Validação de Schema: Não realizamos validações rigorosas de schema para NFS-e, pois muitas prefeituras não seguem fielmente os padrões XML.
  • Padrões Suportados: Oferecemos suporte nativo aos padrões ABRASF e Padrão Nacional.
  • Homologação: Para layouts próprios de prefeituras, verifique a lista de municípios homologados antes da integração. Você conferir, clique aqui.


Próximos Passos


  • Você é Desenvolvedor? Se deseja integrar o seu software à nossa base, entre em contato para obter a documentação técnica.
  • Você é Contador? Se deseja indicar um parceiro de software para realizar essa integração no seu cliente, solicite que ele entre em contato conosco através deste link.


api token nfstock? como conseguir token api NFStock? token NFStock? api integração NFStock?