Neste artigo, veremos como realizar a busca de notas através do Controle Sefaz.
Cadastro do Controle Sefaz
No NF-Stock temos um recurso que permite consultar as notas fiscais das empresas diretamente na SEFAZ de seu estado.
Nesta opção, é possível efetuar um cadastro para que a empresa consiga receber suas notas consultando diretamente a SEFAZ de seu estado.
Para realizar a configuração do Controle Sefaz, siga o passo a passo:
- Acesse o site do NF-Stock com seu login e senha;
- Vá na aba Empresas - Minhas Empresas;
- Selecione a empresa e clique em Mais ações - Editar;
- Clique na aba Controle Sefaz - Adicionar Controle Sefaz;
- Informe a UF e a Inscrição Estadual;
- Clique em Salvar.
Na tela de configuração dos parâmetros necessários do Controle Sefaz, ao selecionar Pernambuco - PE, além de informar os dados de UF e Inscrição Estadual, precisará informar o CPF de acesso.
Quais são as UFs que fazem o Controle Sefaz
Atualmente temos 5 UFs liberadas para este recurso: Rio de Janeiro (RJ), Pernambuco (PE), Sergipe (SE), Mato Grosso (MT) e Santa Catarina(SC)
Para a UF Rio Grande do Sul (RS) baixa as NFCe de saída apenas por procuração. Para saber mais sobre o certificado de procuração (RS), clique aqui!
1 - Rio de Janeiro (RJ) - NFe (destinatário e emitente), NFCe (emitente):
Por mais que o site habilite a opção de Inscrição Estadual para o Rio de Janeiro, atualmente não está sendo utilizado, pois é algo que depende do portal da Sefaz liberar o recurso. A baixa é feita apenas por CNPJ e não pela Inscrição Estadual.
2 - Sergipe (SE) - NFe, NFCe e CTe:
Será necessário o certificado para efetuar o acesso.
3 - Pernambuco (PE) - NFe, NFCe:
Ao realizar o cadastro do Controle Sefaz, deverá informar o CPF, mas não necessariamente precisa ser do contador. Ele servirá para que o sistema acesse o site da Sefaz de PE e busque as notas.
É obrigatória também a informação da Inscrição Estadual. Por ela o sistema realizará o download das notas NFCe, informando a Inscrição Estadual da empresa do cliente.
Além do cadastro do Controle Sefaz, é necessário a vinculação do Certificado Digital. Para mais informações, clique aqui.
4 - Mato Grosso (MT) - NFe (entrada) e NFe (saída):
É obrigatório preencher a Inscrição Estadual da empresa.
É obrigatório o uso do certificado para cadastrar o controle, pois mesmo com login e senha como forma de acesso ao portal, para baixar as notas é necessário o vínculo do certificado.
Além do cadastro do Controle Sefaz, é necessário a vinculação do Certificado Digital. Para mais informações, clique aqui.
5 - Santa Catarina (SC) - NFe(entrada) e NFe(saída):
Ao realizar o cadastro do Controle Sefaz, basta vincular o Certificado Digital. Saiba mais.