Como utilizar o NF-Stock Monitor ?



Como instalar o NF-Monitor


  1. Acesse o site https://nfstock.alterdata.com.br/ informando usuário e senha;

  2. Acesse no Menu > opção DownloadsNF Stock Monitor;

  3. Deve executar o instalador que será baixado em sua máquina;

  4. Após a instalação, será criado um atalho na Área de trabalho;

  5. Ao executar o aplicativo, este aparecerá minimizado como ícone na barra de tarefas.


É necessário ter a cadeia de certificados instalada na sua máquina para o correto uso do NF-Monitor com o certificado A3. Caso não tenha instalado, o nf-monitor vai apresentar uma mensagem solicitando a instalação.

Como configurar o NF-Monitor


  1. Aba Principal : O aplicativo deverá estar Ativo para realizar periodicamente a leitura dos arquivos xml no diretório informado;

  2. Aba Opções : Nessas pastas ficarão armazenados os xmls baixados pelo NF- Stock Monitor. Essa configuração é padrão do sistema e não recomendamos que seja alterada. Para conferir a configuração de cada campo, clique aqui;

  3. Aba Erros : Todas as notas que tiverem alguma pendência, terá o detalhamento do erro apresentado nessa tela;

  4. Aba Certificado : Selecione o certificado A3, CNPJ e Estado da empresa que você deseja importar as notas de entrada. Caso a empresa tenha filiais, marque a opção Verificar filiais. Após, clique em Verificar notas na SEFAZ para buscar as notas. Essa configuração é individual para cada empresa e seu certificado. 

  5. Aba Proxy : Se a sua empresa trabalha com Proxy, configure os campos nesta aba;

  6. Aba Procuração : O uso da procuração digital via certificado A3 para buscar notas fiscais só é habilitado para o estado do Rio Grande do Sul. 



De acordo com as normas da SEFAZ, serão importadas apenas as NFe´s de entrada, emitidas até 90 (noventa) dias antes da verificação.