O objetivo do artigo é demonstrar como configurar o NFeasy Integrador (por CNPJ) para trabalhar em Contingência Offline.
Quando a empresa se encontra com problemas técnicos (por exemplo: sem acesso à internet), a empresa poderá emitir o DANFE em CONTINGÊNCIA OFFLINE. A SEFAZ não receberá esta NFe no ato do lançamento, mas será permitido a impressão do DANFE em formulário de Segurança (FS-DA ou FS-IA). A empresa deverá emitir o “DANFE em contingência” em duas vias, uma das vias deverá acompanhar à(s) mercadoria(s) e a outra deverá ficar arquivada na empresa emitente para posterior apresentação ao fisco. Quando os problemas técnicos forem sanados e o sistema identificar a conexão com a internet novamente, as notas em contingência serão transmitidas à SEFAZ automaticamente e receberão o status correspondente.
- Acesse o NFeasy. Localize o NFeasy na bandeja do Windows, em seguida com o botão direito do mouse selecione a opção: Abrir tela principal.
- Será exibida a página inicial do sistema, em seguida clique na opção: Empresas.
- Selecione o cadastro da empresa e clique na opção: Editar.
No cadastro da empresa, marque a opção: Empresa trabalha com DANFE em contingência. Em seguida, será habilitado o campo: Tipo de Contingência, selecione se o formulário de segurança será FS-DA ou FS-IA.
Formulário de Segurança:
O Formulário é um papel especial que contém dispositivos de segurança, criado para atender casos onde o emitente de documento fiscal passaria a ser o "impressor autônomo", ou seja, a empresa emite e imprime o documento fiscal de modo simultâneo.
- O FS-IA - FORMULÁRIO DE SEGURANÇA - IMPRESSOR AUTÔNOMO: É a alternativa mais simples para a situação em que exista algum impedimento para obtenção da autorização de uso da NF-e, como por exemplo, um problema no acesso à internet ou a indisponibilidade da SEFAZ de origem do emissor. Neste caso, a empresa pode optar pela emissão da NF-e em contingência com a impressão do DANFE em Formulário de Segurança. Somente as empresas que possuam estoque de Formulário de Segurança poderão utilizar este impresso fiscal para a emissão do DANFE, pois o Convênio ICMS 110/08 criou o impresso fiscal denominado Formulário de Segurança para impressão de Documento Auxiliar do Documento Fiscal eletrônico – FS-DA.
- FS-DA - FORMULÁRIO DE SEGURANÇA - DOCUMENTO AUXILIAR: É um modelo operacional similar ao modelo da contingência com uso de Formulário de Segurança – FS. A única diferença é a substituição do FS pelo FS-DA. O FS-DA foi criado para simplificar o processo de fabricação e distribuição dos formulários de segurança tendo em vista o aumento da demanda frente à obrigatoriedade de emissão de NF-e.
Para mais detalhes sobre os formulários e qual deles utilizar na sua empresa, consulte o seu contador.- Ao gerar a NF-e, o sistema apresentará o status 'Recebimento em Contingência' e a opção 'Imprimir DANFE' ficará habilitada para impressão.