Por meio do menu PdvUP é possível gerar vendas de maneira otimizada. Ou seja, o PdvUP funciona como um sistema de “frente de loja” onde os vendedores lançam suas vendas e geram os cupons fiscais.

Até o momento, as máquinas de cartão homologadas para utilização do sistema são:

(ideia)No caso de pagamento via PIX no PdvUP, o QR Code será exibido na tela do equipamento (máquina de cartão ou computador) para o cliente fazer a leitura com seu celular.

Para esta rotina, é primordial que a Loja esteja configurada para trabalhar com NFC-e, bem como já ter realizado as configurações necessárias para trabalhar com cartão de crédito.

Configurações Necessárias


O PdvUP pode funcionar integrando com a base da loja ou diretamente com a base da retaguarda.
Nas duas hipóteses, é preciso instalar uma API para fazer a comunicação com o banco de dados.

Quando usa o banco da loja, os dados das vendas serão armazenados nele e depois enviados para a matriz via sincronização.

É preciso instalar a API para que essa integração local funcione. Por ora, apenas a equipe de Desenvolvimento  possui esse instalador.

Integração com o Banco Local

  1. Acesse http://up.interfacenet.com.br/
  2. Clique em Configurações para informar seu servidor, caso seja seu primeiro acesso e a sua base de dados não integre com o Interfacenet

    OpçãoDescrição
    Ativar configuração de servidor local

    Marque para habilitar o campo Endereço HTTP(s) correspondente. Neste campo, deve ser informado o endereço do servidor local onde o modaUP vai buscar e salvar os dados. 

    Esta opção deve ser configurada quando você tiver os módulos de sincronização configurados localmente. A configuração local, permite que você realize as operações do modaUP apontando para a base da loja.
    O PdvUP pode ser usado pelo POS (Point of Sale) ou "ponto de venda", que é o local onde o cliente paga as suas compras, e cada vendedor se torna um caixa.

    Ativar configuração dos Serviços

    Marque para habilitar o campo Endereço HTTP(s) correspondente. Neste campo, você precisa informar o endereço do servidor e impressão. 

    Para descobrir o endereço HTTP do servidor, no computador que estiver instalado o serviço de impressão, execute o arquivo “InUp - Serviço Impressão” que se encontra na sua área de trabalho ou no endereço: C:\ALTERDATA\ServicoImpressao.

    Ativar Impressão via Serviço

    Esta opção será exibida somente se a opção acima Ativar configuração dos Serviços estiver habilitada e o endereço http(s) estiver devidamente preechido. 

    Marque para ativar o serviço de impressão e possibilitar que o sistema realize impressões.

    Configuração TEF

    Selecione qual TEF - Transferência Eletrônica de Fundos, será responsável pelas transações financeiras referentes a compras por cartão: Cielo, PayGo ou Rede

    Esta opção será exibida somente na configuração realizada diretamente no TEF.

    Ativar emissão por SAT

    Marque para habilitar a configuração do aparelho SAT.

    Informe o Código de Ativação SAT, o Modelo SAT e a versão do aparelho

    Para utilizar o aparelho SAT, é necessário ter previamente o serviço de impressão e o próprio aparelho SAT instalados e funcionando corretamente.

    Dica:

    Se for utilizar o modaUP integrando com a base da matriz, a opção Ativar configuração de servidor local deve ficar desmarcada.
    Uma vez feita essa configuração, ela será válida para todos os recursos do modaUP.

Integração com o Banco da Matriz

Para integrar as informações diretamente com o banco da matriz, não é preciso usar as opções de configuração na abertura do modaUP. Nesse caso, basta que a loja tenha o sistema.
Assim, as operações feitas vão integrar com o sistema da matriz e depois serão enviadas para o sistema da loja via sincronização.
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Emissão de NFC-e

O objetivo do PdvUP é otimizar e facilitar a emissão das NFC-es na loja. É importante se certificar de que as configurações estão feitas de maneira correta:

  • O certificado digital precisa estar instalado no servidor (local ou matriz) para onde for apontado o modaUP.

A loja precisa ter todas as configurações necessárias para emissão da NFC-e. OU seja, o Cadastro da loja deve conter todas as informações e com a tabela para faturamento configurada:

    • Na aba Configurações do Cadastro da Loja, é necessário marcar a linha 16 (faturamento).
    • Na aba NF-c/NFC-e/S@T/MF-e, informar o CRT, códigos de tributação e o CSC. 
    • Cadastro de cartões com a loja vinculada.
    • Cadastro de número de série fiscal, CFOP e configurações automatizadas para o documento fiscal eletrônico.

Configurar Impressora Padrão

  1. No módulo modaUP , c lique no menu  Varejo/ PdvUP.
  2. Clique em Configurações / Impressora.
  3. Selecione a impressora

    Dica:

    A exibição de opções da impressora é exibida quando habilitada a configuração Ativar configuração de impressão, presente nas Configurações do servidor, na tela de login do sistema. O sistema armazena a configuração da impressora, porém, se for feita a limpeza de cache do navegador, será preciso configurá-la novamente.

    Caso o sistema seja usado em máquinas de cartão, não deixe de verificar se elas estão na mesma rede da impressora configurada, senão, a impressão não vai funcionar adequadamente.

  4. Clique em Confirmar.


Configurar Certificado Digital

  1. No módulo modaUP , c lique no menu  Varejo/ PdvUP .
  2. Clique em Configurações / Certificado.
  3. Selecione o Certificado e informe os dados de registro. 

    Dica:

    Ao indicar os dados do Certificado digital, você deve informar o Tipo do certificado, se Específico, quando o certificado seja vinculado somente à filial selecionada, ou Genérico, caso o certificado seja vinculado às filiais selecionadas.
    Lembrando que o sistema resgata as informações conforme o CNPJ inserido (matriz e filiais). Por exemplo, caso insira um CNPJ de uma filial e selecione o ESPECÍFICO, será exibido apenas àquela filial no campo de "Filiais". Se GENÉRICO, exibirá tanto a filial do CNPJ, quanto a matriz.

  4. Clique em Confirmar.



Abrir Caixa


A Abertura de Caixa é essencial para começar um novo dia de trabalho com o caixa aberto e pronto para receber transações.
Ao utilizá-la, é possível registrar as vendas e pagamentos do dia, ajudando a controlar as finanças com mais facilidade e precisão.

  1. No módulo do modaUP , c lique no menu Varejo/  PdvUP.

  2. Selecione a empresa Filial.
  3. Informe a Data de abertura do caixa.

    • A abertura do caixa só é feita quando o movimento da data informada for finalizado. Logo, a data de abertura deve ser posterior ao último movimento finalizado.

      Dica: Feche o Caixa que possui movimento não finalizado para prosseguir com a abertura.

    • Se a data de abertura for diferente da data atual, não será possível operar nenhuma venda.
    • Se o caixa foi fechado com um valor, este será seu fundo de caixa.
  4. Clique em Confirmar.
  5. Para fechar seu caixa, basta clicar em Fechamento de Caixa 


Realizar Venda


Para esta rotina é primordial que o Alterdata Pay esteja configurada para trabalhar com Link Cartão.


  1. No módulo do modaUP, clique no menu Varejo/ PdvUP.‎
  2. Realize a abertura de caixa.
  3. Selecione a tabela de preço a ser utilizada na venda. Esta tabela é utilizada tanto na venda quanto na troca.
  4. Selecione o funcionário responsável pela venda.
  5. (Opcional) Informe o nome do Cliente ou cadastre um novo

    Dicas!

    • A localização do Cliente é “autocomplete”, então, quando você digita parte do nome, o sistema localiza os clientes com aquelas letras no seu nome e abre uma janela para selecionar o cliente desejado. 
    • Ao informar o cliente, o sistema também permite atualizar seus dados através do botão Editar .
      1. Clique em Editar  .
      2. Marque a caixa de seleção Inativo.
      3. Clique em Confirmar.

      (informação) Após inativar o cliente, ele não será mais exibido ao pesquisá-lo. Para reativá-lo, basta voltar na edição do cliente e desmarcar a opção Inativo.

  6. Informe o produto a ser lançado, que pode ser realizado pelo nome, referência ou código de barras, e a quantidade.

    Caso o produto selecionado possua Grade, selecione um ou mais itens, conforme a cor e o tamanho do produto e, em seguida, clique em Adicionar.

    Dica:

    Na Grade do Produto, se você parar com o mouse sobre essa quantidade em estoque, é exibido seu detalhamento.

    Saldo → a quantidade total do produto em estoque para a loja;
    Reservado → a quantidade reservada para alguma venda que tenha criado, mas que ainda está pendente;
    Disponível → a quantidade disponível para venda no momento.

  7. Escolha uma forma de pagamento:

    CampoDescrição

    Dinheiro

    Informe o valor recebido pelo cliente em dinheiro para o sistema contabilizar o troco. 

    Dica:

    Facilidade na hora de dar o troco? Temos!

    Com o "Pagamento Rápido", tudo o que você precisa é de um simples clique para que o valor total da sua compra seja automaticamente inserido no campo Valor. E se preferir pagar um valor diferente, este recurso realiza o cálculo instantâneo do troco ou do valor a ser pago. Simples assim! 

    Cartão

    Selecione esta opção para realizar o pagamento com cartão POS (não integrado), ou seja, com aquelas famosas maquininhas de cartão sem fio.

    Pix

    Selecione esta opção para o cliente pagar o pedido via Pix. Para isso:

    1. Clique em PIX.
    2. Confirme o valor a receber.
    3. Escaneie o QR Code exibido na tela.
    4. (Opcional) Clique em Imprimir para imprimir o QR Code do Pix.

      A identificação do pagamento realizado é automática. Se necessário, clique em Verifica PIX para buscar essa informação no QuickOn ou clique em Cancelar PIX para anular o pagamento.

      (aviso) Para que a opção Imprimir fique disponível, o serviço de impressão e a impressora padrão devem estar configuradas na tela. Ao optar por este meio de pagamento, independente da configuração, serão impressas duas vias de comprovante, uma do estabelecimento e uma do cliente.

    CashBack

    Selecione esta opção para o cliente pagar o valor em forma de "bônus". Você ainda pode clicar no ícone de Informação para consultar o Saldo Disponível para resgate e o valor Disponível para resgate nesta venda, referente ao CashBack, caso haja.

    Venda Vale

    Selecione esta opção para realizar a venda de vale, o que gerará um valor de crédito para o cliente para ser utilizado em uma próxima compra. (Exemplo: cartão presente)

    Pin

    Clique para informar o Pin e ativar a promoção.

    Desconto

    Realize a inclusão do desconto, que pode ser em percentual ou monetário

    Dica:

    Ao aplicar um desconto, você pode optar por aplicá-lo em Dinheiro ou Porcentagem. Caso haja alterações nos produtos inseridos ao carrinho, o sistema irá recalcular os valores com base na sua opção escolhida.

    ‎ 

  8. Utilize as outras ações
    CampoDescrição

    Troca

    Clique em Troca caso exista algum item para ser trocado.

    • Valor da venda » valor da troca → será emitida a NFC-e da venda com o valor da diferença paga pelo cliente;
    • Apenas troca » (sem diferença de valor) → será lançada apenas a troca simples, sem emissão de NFC-e;
    • Valor da troca » valor da venda →  quando ocorrer uma troca com valor maior do que o da venda, o sistema gerará um vale com o valor excedente.

    • Nenhum cenário de troca contempla, ainda, a emissão automática de NF-e dos produtos devolvidos pelo cliente. Nesse caso, a loja deverá estar atenta à emissão deste documento pelos meios já existentes no sistema.
     A funcionalidade de troca, é permitida somente se a tabela de preços for selecionada.

    1. Informe o produto devolvido e a quantidade.
    2. Selecione o produto que será trocado.
    3. Clique em Confirmar.

    Pré-Venda

    Clique em Pré-Venda caso queira restaurar uma pré-venda.

    Consulta Preços

    Clique neste botão para consultar o preço de um produto.

    Controle de Embalagem

    Clique em Controle de Embalagem para configurar a embalagem da venda: 

    Para utilizar este recurso é necessário que a opção Habilitar controle de embalagem, localizada em Adminsitrativo / Configurações das Lojas, esteja marcada.

    1. Informe o tipo de embalagem.
    2. Informe a quantidade utilizada.
    3. Clique em Inserir

      Você pode inserir vários tipos de embalagens diferentes.

    4. Clique em Confirmar.

    Integrar Promoção

    Para aplicar uma promoção através de uma integração, siga os passos:

    1. Clique em Integração Promoção.
    2. Na tela de promoções integradas, selecione a promoção que será aplicada.
    3. Clique em Finalizar.

    Informação!

    Ao aplicar a promoção, o desconto concedido é exibido no resumo da venda.

  9. (Opcional) Habilite a opção É orçamento? para que, ao final do registro, o PdvUP emita um orçamento e não uma NFC-e.
  10. (Opcional) Habilite a opção  É Presente ? caso a compra do produto seja um presente e insira uma mensagem personalizada ou selecione uma mensagem padrão.

    A mensagem do presente virá no documento de presente, como se fosse um cartão que será impresso e disponibilizado junto ao produto para ser entregue ao cliente.

  11. Clique em Finalizar Venda.

  12. Confirme a venda para que a NFC-e seja enviada, automaticamente, para a impressora configurada.

  13. Selecione como será disponibilizado o Danfe para o cliente: E-mail ou Imprimir

    A ação exibida aqui, será de acordo com a opção escolhida na configuração Habilitar envio da DANF-e via e-mail ao finalizar venda com NFC-e , presente no sistema Retaguarda em Manutenção/ Configuração das Lojas, onde é possível: 

    • Imprimir a NFC-e através do botão de Impressão, sem enviá-la por e-mail (Opção Não) 
    • Exibir os botões 'E-mail' e 'Imprimir' para que o usuário execute a operação que achar pertinente ( opção Sim, opcional);
    • Envia automaticamente a NFC-e por e-mail, sem imprimi-la. (opção Sim, automático).


Fechar Caixa


Se você está procurando uma maneira fácil e eficiente de gerenciar o seu caixa no final do dia, o Fechamento de caixa do modaUP é o que você precisa.
Neste recurso, você pode verificar todas as vendas do dia ou de determinado turno que poderão ser fechadas; com o respectivo resumo dos valores e encerrar as atividades e movimentações.

  1. No módulo do modaUP , clique no menu Varejo/ P dvUP.

  2. Clique em Fechamento de Caixa .
  3. Selecione o Status de Fechamento.
  4. Descreva uma Observação que julgar necessária referente ao fechamento.
  5. Clique em Confirmar.