Por meio do menu PdvUP é possível gerar vendas de maneira otimizada. Ou seja, o PdvUP funciona como um sistema de “frente de loja” onde os vendedores lançam suas vendas e geram os cupons fiscais.
Para esta rotina, é primordial que a Loja esteja configurada para trabalhar com NFC-e, bem como já ter realizado as configurações necessárias para trabalhar com cartão de crédito.
Configurações Necessárias
O PdvUP pode funcionar integrando com a base da loja ou diretamente com a base da retaguarda.
Nas duas hipóteses, é preciso instalar uma API para fazer a comunicação com o banco de dados.
Quando usa o banco da loja, os dados das vendas serão armazenados nele e depois enviados para a matriz via sincronização.
É preciso instalar a API para que essa integração local funcione. Por ora, apenas a equipe de Desenvolvimento possui esse instalador.
Integração com o Banco Local
- Acesse http://up.interfacenet.com.br/
Clique em Configurações para informar seu servidor, caso seja seu primeiro acesso e a sua base de dados não integre com o Interfacenet.
Opção Descrição Ativar configuração de servidor local Marque para habilitar o campo Endereço HTTP(s) correspondente. Neste campo, deve ser informado o endereço do servidor local onde o modaUP vai buscar e salvar os dados.
Esta opção deve ser configurada quando você tiver os módulos de sincronização configurados localmente. A configuração local, permite que você realize as operações do modaUP apontando para a base da loja.
O PdvUP pode ser usado pelo POS (Point of Sale) ou "ponto de venda", que é o local onde o cliente paga as suas compras, e cada vendedor se torna um caixa.Ativar configuração dos Serviços Marque para habilitar o campo Endereço HTTP(s) correspondente. Neste campo, você precisa informar o endereço do servidor e impressão.
Para descobrir o endereço HTTP do servidor, no computador que estiver instalado o serviço de impressão, execute o arquivo “InUp - Serviço Impressão” que se encontra na sua área de trabalho ou no endereço: C:\ALTERDATA\ServicoImpressao.
Ativar Impressão via Serviço Esta opção será exibida somente se a opção acima Ativar configuração dos Serviços estiver habilitada e o endereço http(s) estiver devidamente preechido.
Marque para ativar o serviço de impressão e possibilitar que o sistema realize impressões.
Configuração TEF Selecione qual TEF - Transferência Eletrônica de Fundos, será responsável pelas transações financeiras referentes a compras por cartão: Cielo, PayGo ou Rede.
Esta opção será exibida somente na configuração realizada diretamente no TEF.
Ativar emissão por SAT Marque para habilitar a configuração do aparelho SAT.
Informe o Código de Ativação SAT, o Modelo SAT e a versão do aparelho.
Para utilizar o aparelho SAT, é necessário ter previamente o serviço de impressão e o próprio aparelho SAT instalados e funcionando corretamente.
Dica:
Se for utilizar o modaUP integrando com a base da matriz, a opção Ativar configuração de servidor local deve ficar desmarcada.
Uma vez feita essa configuração, ela será válida para todos os recursos do modaUP.
Integração com o Banco da Matriz
Para integrar as informações diretamente com o banco da matriz, não é preciso usar as opções de configuração na abertura do modaUP. Nesse caso, basta que a loja tenha o sistema.
Assim, as operações feitas vão integrar com o sistema da matriz e depois serão enviadas para o sistema da loja via sincronização.
Expandir
Emissão de NFC-e
O objetivo do PdvUP é otimizar e facilitar a emissão das NFC-es na loja. É importante se certificar de que as configurações estão feitas de maneira correta:
- O certificado digital precisa estar instalado no servidor (local ou matriz) para onde for apontado o modaUP.
A loja precisa ter todas as configurações necessárias para emissão da NFC-e. OU seja, o Cadastro da loja deve conter todas as informações e com a tabela para faturamento configurada:
- Na aba Configurações do Cadastro da Loja, é necessário marcar a linha 16 (faturamento).
- Na aba NF-c/NFC-e/S@T/MF-e, informar o CRT, códigos de tributação e o CSC.
- Cadastro de cartões com a loja vinculada.
- Cadastro de número de série fiscal, CFOP e configurações automatizadas para o documento fiscal eletrônico.
Configurar Impressora Padrão
- No módulo modaUP , c lique no menu Varejo/ PdvUP.
- Clique em Configurações / Impressora.
Selecione a impressora.
Dica:
A exibição de opções da impressora é exibida quando habilitada a configuração Ativar configuração de impressão, presente nas Configurações do servidor, na tela de login do sistema. O sistema armazena a configuração da impressora, porém, se for feita a limpeza de cache do navegador, será preciso configurá-la novamente.
Caso o sistema seja usado em máquinas de cartão, não deixe de verificar se elas estão na mesma rede da impressora configurada, senão, a impressão não vai funcionar adequadamente.
- Clique em Confirmar.
Configurar Certificado Digital
- No módulo modaUP , c lique no menu Varejo/ PdvUP .
- Clique em Configurações / Certificado.
Selecione o Certificado e informe os dados de registro.
Dica:
Ao indicar os dados do Certificado digital, você deve informar o Tipo do certificado, se Específico, quando o certificado seja vinculado somente à filial selecionada, ou Genérico, caso o certificado seja vinculado às filiais selecionadas.
Lembrando que o sistema resgata as informações conforme o CNPJ inserido (matriz e filiais). Por exemplo, caso insira um CNPJ de uma filial e selecione o ESPECÍFICO, será exibido apenas àquela filial no campo de "Filiais". Se GENÉRICO, exibirá tanto a filial do CNPJ, quanto a matriz.- Clique em Confirmar.
Abrir Caixa
A Abertura de Caixa é essencial para começar um novo dia de trabalho com o caixa aberto e pronto para receber transações.
Ao utilizá-la, é possível registrar as vendas e pagamentos do dia, ajudando a controlar as finanças com mais facilidade e precisão.
No módulo do modaUP , c lique no menu Varejo/ PdvUP.
- Selecione a empresa Filial.
Informe a Data de abertura do caixa.
- Clique em Confirmar.
- Para fechar seu caixa, basta clicar em Fechamento de Caixa
Realizar Venda
Para esta rotina é primordial que o Alterdata Pay esteja configurada para trabalhar com Link Cartão.
- No módulo do modaUP, clique no menu Varejo/ PdvUP.
- Realize a abertura de caixa.
- Selecione a tabela de preço a ser utilizada na venda. Esta tabela é utilizada tanto na venda quanto na troca.
- Selecione o funcionário responsável pela venda.
- (Opcional) Informe o nome do Cliente ou cadastre um novo .
Dicas!
- A localização do Cliente é “autocomplete”, então, quando você digita parte do nome, o sistema localiza os clientes com aquelas letras no seu nome e abre uma janela para selecionar o cliente desejado.
- Ao informar o cliente, o sistema também permite atualizar seus dados através do botão Editar .
Informe o produto a ser lançado, que pode ser realizado pelo nome, referência ou código de barras, e a quantidade.
Caso o produto selecionado possua Grade, selecione um ou mais itens, conforme a cor e o tamanho do produto e, em seguida, clique em Adicionar.
Dica:
Na Grade do Produto, se você parar com o mouse sobre essa quantidade em estoque, é exibido seu detalhamento.
Escolha uma forma de pagamento:
Campo Descrição Dinheiro
Informe o valor recebido pelo cliente em dinheiro para o sistema contabilizar o troco.
Dica:
Facilidade na hora de dar o troco? Temos!
Com o "Pagamento Rápido", tudo o que você precisa é de um simples clique para que o valor total da sua compra seja automaticamente inserido no campo Valor. E se preferir pagar um valor diferente, este recurso realiza o cálculo instantâneo do troco ou do valor a ser pago. Simples assim!
Cartão
Selecione esta opção para realizar o pagamento com cartão POS (não integrado), ou seja, com aquelas famosas maquininhas de cartão sem fio.
Pix
Selecione esta opção para o cliente pagar o pedido via Pix. Para isso:
- Clique em PIX.
- Confirme o valor a receber.
- Escaneie o QR Code exibido na tela.
(Opcional) Clique em Imprimir para imprimir o QR Code do Pix.
A identificação do pagamento realizado é automática. Se necessário, clique em Verifica PIX para buscar essa informação no QuickOn ou clique em Cancelar PIX para anular o pagamento.
Para que a opção Imprimir fique disponível, o serviço de impressão e a impressora padrão devem estar configuradas na tela. Ao optar por este meio de pagamento, independente da configuração, serão impressas duas vias de comprovante, uma do estabelecimento e uma do cliente.
CashBack
Selecione esta opção para o cliente pagar o valor em forma de "bônus". Você ainda pode clicar no ícone de Informação para consultar o Saldo Disponível para resgate e o valor Disponível para resgate nesta venda, referente ao CashBack, caso haja.
Venda Vale
Selecione esta opção para realizar a venda de vale, o que gerará um valor de crédito para o cliente para ser utilizado em uma próxima compra. (Exemplo: cartão presente)
Pin
Clique para informar o Pin e ativar a promoção.
Desconto
Realize a inclusão do desconto, que pode ser em percentual ou monetário.
Dica:
Ao aplicar um desconto, você pode optar por aplicá-lo em Dinheiro ou Porcentagem. Caso haja alterações nos produtos inseridos ao carrinho, o sistema irá recalcular os valores com base na sua opção escolhida.
- Utilize as outras ações:
Campo Descrição Troca
Clique em Troca caso exista algum item para ser trocado.
- Informe o produto devolvido e a quantidade.
- Selecione o produto que será trocado.
- Clique em Confirmar.
Pré-Venda
Clique em Pré-Venda caso queira restaurar uma pré-venda. Consulta Preços
Clique neste botão para consultar o preço de um produto. Controle de Embalagem
Clique em Controle de Embalagem para configurar a embalagem da venda:
Para utilizar este recurso é necessário que a opção Habilitar controle de embalagem, localizada em Adminsitrativo / Configurações das Lojas, esteja marcada.
- Informe o tipo de embalagem.
- Informe a quantidade utilizada.
- Clique em Inserir.
Você pode inserir vários tipos de embalagens diferentes.
- Clique em Confirmar.
Integrar Promoção
Para aplicar uma promoção através de uma integração, siga os passos:
- Clique em Integração Promoção.
- Na tela de promoções integradas, selecione a promoção que será aplicada.
- Clique em Finalizar.
Informação!
Ao aplicar a promoção, o desconto concedido é exibido no resumo da venda.
- (Opcional) Habilite a opção É orçamento? para que, ao final do registro, o PdvUP emita um orçamento e não uma NFC-e.
(Opcional) Habilite a opção É Presente ? caso a compra do produto seja um presente e insira uma mensagem personalizada ou selecione uma mensagem padrão.
A mensagem do presente virá no documento de presente, como se fosse um cartão que será impresso e disponibilizado junto ao produto para ser entregue ao cliente.
Clique em Finalizar Venda.
Confirme a venda para que a NFC-e seja enviada, automaticamente, para a impressora configurada.
Selecione como será disponibilizado o Danfe para o cliente: E-mail ou Imprimir.
A ação exibida aqui, será de acordo com a opção escolhida na configuração Habilitar envio da DANF-e via e-mail ao finalizar venda com NFC-e , presente no sistema Retaguarda em Manutenção/ Configuração das Lojas, onde é possível:
- Imprimir a NFC-e através do botão de Impressão, sem enviá-la por e-mail (Opção Não)
- Exibir os botões 'E-mail' e 'Imprimir' para que o usuário execute a operação que achar pertinente ( opção Sim, opcional);
- Envia automaticamente a NFC-e por e-mail, sem imprimi-la. (opção Sim, automático).
Fechar Caixa
Se você está procurando uma maneira fácil e eficiente de gerenciar o seu caixa no final do dia, o Fechamento de caixa do modaUP é o que você precisa.
Neste recurso, você pode verificar todas as vendas do dia ou de determinado turno que poderão ser fechadas; com o respectivo resumo dos valores e encerrar as atividades e movimentações.
No módulo do modaUP , clique no menu Varejo/ P dvUP.
- Clique em Fechamento de Caixa .
- Selecione o Status de Fechamento.
- Descreva uma Observação que julgar necessária referente ao fechamento.
- Clique em Confirmar.