Por meio do menu NetShopper é possível gerar pedidos de vendas de maneira otimizada.
Configurações Necessárias
Configurar Impressora Padrão
- No módulo modaUP, clique no menu Varejo/ NetShopper.
- Clique em Configurações / Impressora.
Selecione a impressora.
Dica:
A exibição de opções da impressora é exibida quando habilitada a configuração Ativar configuração de impressão, presente nas Configurações do servidor, na tela de login do sistema. O sistema armazena a configuração da impressora, porém, se for feita a limpeza de cache do navegador, será preciso configurá-la novamente.
Caso o sistema seja usado em máquinas de cartão, não deixe de verificar se elas estão na mesma rede da impressora configurada, senão, a impressão não vai funcionar adequadamente.
- Clique em Confirmar.
Configurar Certificado Digital
- No módulo modaUP, clique no menu Varejo/ NetShopper.
- Clique em Configurações / Certificado.
Selecione o Certificado e informe os dados de registro.
Dica:
Ao indicar os dados do Certificado digital, você deve informar o Tipo do certificado, se Específico, quando o certificado seja vinculado somente à filial selecionada, ou Genérico, caso o certificado seja vinculado às filiais selecionadas.
Lembrando que o sistema resgata as informações conforme o CNPJ inserido (matriz e filiais). Por exemplo, caso insira um CNPJ de uma filial e selecione o ESPECÍFICO, será exibido apenas àquela filial no campo de "Filiais". Se GENÉRICO, exibirá tanto a filial do CNPJ, quanto a matriz.- Clique em Confirmar.
Realizar Venda
Para esta rotina é primordial que o Alterdata Pay esteja configurada para trabalhar com Link Cartão.
- No módulo modaUP, clique no menu Varejo/ NetShopper.
- (Opcional) Clique no botão Restaurar Pré-Venda, caso queira restaurar uma pré-venda, ou informe os dados do novo pedido. Você também pode realizar mais de uma venda simultaneamente, bastando clicar em ao lado da aba " Venda 1 ", lembrando que os produtos inseridos em uma das vendas não influência na outra.
Cadastre a venda:
Campo Descrição Filial
Selecione a loja onde será efetuada a venda, que esteja configurada para link de cartão no menu Integrações. Caso seu usuário tenha permissão para acessar apenas uma loja, será exibida automaticamente.
Cliente
Informe o nome do Cliente ou cadastre um novo. Para habilitar esses campos, você deve informar, primeiro, a Filial no campo acima.
Dica:
A localização do Cliente é “autocomplete”. Ou seja, quando você digita parte do nome, o sistema localiza os clientes com aquelas letras no seu nome e abre uma janela para selecionar o cliente desejado.
Ao informar o cliente, o sistema também permite atualizar seus dados através do botão Editar .
Tabela de Preços
Selecione a tabela de preço a ser utilizada no pedido. Funcionário
Selecione o vendedor responsável pela venda. Quantidade
Informe a quantidade de itens da compra. Produto
Este campo é desbloqueado apenas quando selecionado o cliente, a loja e o vendedor.
Informe o produto a ser lançado no pedido, que pode ser realizado pelo nome, referência ou código de barras.
Caso o produto selecionado possua Grade, selecione um ou mais itens, conforme a cor e o tamanho do produto e, em seguida, clique em Adicionar.
Dica:
Na Grade do Produto, se você parar com o mouse sobre essa quantidade em estoque, é exibido seu detalhamento.
Selecione a opção de frete.
O cadastro das transportadoras é realizado no módulo Transportadoras, na opção Cadastrar Frete. Para possibilitar informar o frete do produto manualmente, caso a faixa de CEP do cliente não esteja cadastrado, marque a opção Permite informar frete manualmente localizado no sistema Retaguarda/ Cadastrar Usuários.
(Opcional) Clique em Editar nas opções do item da venda, para inserir Descontos ou Acréscimos sobre item, bem como alterar a sua quantidade ou em Excluir para removê-lo.
Ao editar o valor de um item, o sistema verifica duas situações: no caso de desconto, o limite será da configuração de loja mais o limite de desconto extra do usuário, caso este possua e no caso de acréscimo, caso o valor seja acima ou igual ao do item, não será permitido.
(Opcional) Habilite a opção É Presente?, caso a compra do produto seja um presente e insira uma mensagem personalizada ou selecione uma mensagem padrão.
A mensagem do presente virá no documento de presente, como se fosse um cartão que será impresso e disponibilizado junto ao produto para ser entregue ao cliente.
Escolha uma opção de pagamento:
Campo Descrição Venda Vale
Selecione esta opção para realizar a venda de vale, o que gerará um valor de crédito para o cliente para ser utilizado em uma próxima compra. (Exemplo: cartão presente).
Pin
Clique para informar o Pin e ativar a promoção.
Desconto Realize a inclusão do desconto, que pode ser em percentual ou monetário.
Dica:
Ao aplicar um desconto, você pode optar por aplicá-lo em Dinheiro ou Porcentagem. Caso haja alterações nos produtos inseridos ao carrinho, o sistema irá recalcular os valores com base na sua opção escolhida.
Dinheiro Informe o valor recebido pelo cliente em dinheiro para o sistema contabilizar o troco. Link Cartão Selecione esta opção para realizar o pagamento com o QuickOn ou AlterdataPay. Pix Selecione esta opção para o cliente pagar o pedido via Pix. Para isso:
- Clique em PIX.
- Confirme o valor a receber.
- Escaneie o QR Code exibido na tela.
(Opcional) Clique em Imprimir para imprimir o QR Code do Pix.
A identificação do pagamento realizado é automática. Se necessário, clique em Verifica PIX para buscar essa informação no QuickOn ou clique em Cancelar PIX para anular o pagamento.
Para que a opção Imprimir fique disponível, o serviço de impressão e a impressora padrão devem estar configuradas na tela. Ao optar por este meio de pagamento, independente da configuração, serão impressas duas vias de comprovante, uma do estabelecimento e uma do cliente.
CashBack Selecione esta opção para o cliente pagar o valor em forma de "bônus". Você ainda pode clicar no ícone de Informação para consultar o Saldo Disponível para resgate e o valor Disponível para resgate nesta venda, referente ao CashBack, caso haja.
- Utilize as opções do quadro Outras ações, conforme a sua necessidade:
Campo Descrição Pré-Venda
Clique em Pré-Venda caso queira restaurar uma pré-venda. Integrar Promoção
Para aplicar uma promoção através de uma integração, siga os passos:
- Clique em Integração Promoção.
- Na tela de promoções integradas, selecione a promoção que será aplicada.
- Clique em Finalizar.
Informação!
Ao aplicar a promoção, o desconto concedido é exibido no resumo da venda.
Consulta Preços
Clique neste botão para consultar o preço de um produto. Controle de Embalagem
Clique em Controle de Embalagem para configurar a embalagem da venda:
Para utilizar este recurso é necessário que a opção Habilitar controle de embalagem, localizada em Administrativo / Configurações das Lojas, esteja marcada.
- Informe o tipo de embalagem.
- Informe a quantidade utilizada.
- Clique em Inserir.
Você pode inserir vários tipos de embalagens diferentes.
- Clique em Confirmar.
(Opcional) Habilite a opção É Presente ? caso a compra do produto seja um presente e insira uma mensagem personalizada ou selecione uma mensagem padrão.
A mensagem do presente virá no documento de presente, como se fosse um cartão que será impresso e disponibilizado junto ao produto para ser entregue ao cliente.
- Clique em Finalizar Pedido.