Conheça todas as novidades e ajustes nesta versão!

Disponível em

Aqui você acompanha todas as alterações na versão 2.36.00 do  Erp4me.One.
 


Se ligue nos destaques desta versão: glowing star 




Saiba tudo que muda a partir desta versão: hammer and wrench 


NFS-e: Totalmente adaptada à Reforma Tributária


KOOPON-40106, KOOPON-40033, KOOPON-40030, KOOPON-40016, KOOPON-40008, KOOPON-40004, KOOPON-39988, KOOPON-39985, KOOPON-39976, KOOPON-39970, KOOPON-39960, KOOPON-39957, KOOPON-39954, KOOPON-39866, KOOPON-39851

A Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) recebeu um pacote completo de atualizações para garantir sua conformidade com o novo padrão nacional e as regras do IVA Dual . Agora, você conta com preenchimento automático de tributação padrão, novos campos para construção civil, dados imobiliários e identificação de imunidade.

Essas melhorias trazem mais segurança jurídica e agilidade ao seu faturamento, automatizando cálculos de tributos totais e adaptando nomenclaturas essenciais, como a transição de RPS para DPS. Com validadores inteligentes para notas referenciadas e códigos de tributação nacional, seu sistema evita erros e mantém sua empresa sempre atualizada frente à legislação.


Cadastro de Serviços  

1. Cadastro de Serviços (Padrão Nacional)

Para evitar rejeições, o Código de Tributação Nacional agora é obrigatório:

  • Caminho: Cadastros / Serviços / Selecione o serviço / Código de Tributação Nacional.

Emissão de Nota  

2. Emissão de Nota (NFS-e)

Durante a criação de uma nota, haverá novas abas e campos para casos específicos:

  • Caminho: Serviços / Notas de Serviços.
  • Aba IVA DUAL: Localize e preencha os campos relacionados aos dados da Reforma Tributária do Consumo.
    Entre eles estão: Código do Indicador de Operação, Tipo de Operação, Notas Referenciadas, indicação de Operação Sujeita à Tributação Regular, CST e cClassTrib
    .

  • Aba Tributos Totais: Visualize os percentuais automáticos de tributos municipais, estaduais e federais.

  • Dados de Obra/Imóvel: Campos habilitados automaticamente ao usar códigos de serviço iniciados em "7" ou indicadores específicos.

Série e número (DPS)     

3. Série e Número (DPS)

Fique atento à mudança de nomenclatura seguindo o padrão nacional:

  • Onde antes se lia RPS, agora você encontrará DPS (Declaração de Prestação de Serviços).


ERP4ME.One

ERP4ME, sempre otimizando rotinas da sua empresa! 

 

Voltar ao topo!


Tributação (IBS e CBS) padrão da empresa 

KOOPON-KOOPON-40106

Agora você pode definir uma tributação padrão para seus documentos fiscais diretamente nas configurações do ERP4ME.
O sistema preencherá automaticamente os campos de CST e Classificação Tributária sempre que houver lacunas no item ou na operação.

Ganhe agilidade e evite erros no faturamento, garantindo que suas notas sejam emitidas sem interrupções.


Para que o sistema preencha automaticamente o CST e cClassTrib que não estejam informados do produto informe a Tributação Padrão pata Documentos Fiscais:

  • Caminho: Configurações do ERP4ME / aba Tributações / Reforma Tributária.

    Quando a empresa possuir valores padrão de CST e cClassTrib configurados, esses dados serão aplicados automaticamente sempre que um item do movimento não tiver essas informações definidas em seu cadastro.


ERP4ME.One

Comece configurando a Tributação Padrão (item 1 Tributação Padrão), economize tempo e reduza erros manuais nas suas próximas emissões! 


Voltar ao topo!



Devolução no ERP4ME.One: Pronta para a Reforma Tributária


KOOPON-40231, KOOPON-40180 e KOOPON-39711


Implementamos uma nova camada de inteligência nas Naturezas de Operação para facilitar a transição para o novo regime tributário. Agora, você pode configurar o CST e cClassTrib substitutos diretamente no cadastro, permitindo que o sistema replique automaticamente essas informações em todos os itens da nota.

Essa atualização é essencial para empresas do Simples Nacional que realizam Devoluções de Compra. Com o novo recurso de nota espelho, você consegue replicar fielmente os dados de IBS e CBS de fornecedores do Regime Normal, garantindo conformidade fiscal absoluta e eliminando erros de digitação manual no momento da devolução.



Saiba como configurar a aplicação automática do CST e cClassTrib no ERP4ME.One ...  


Para automatizar a aplicação do CST e cClassTrib nas suas movimentações, siga estas etapas:

  1. Acesse CadastrosNatureza de Operação e selecione a natureza que deseja configurar (ex: Devolução de Compra).

  2. Localize a nova aba Reforma Tributária.

  3. Informe o CST e o cClassTrib nos campos correspondentes.

    • (seleção) Dica: Esses códigos passarão a ser utilizados em todos os itens do movimento de forma automática.
      Para Devoluções (Simples Nacional): Ao realizar uma devolução de compra de um fornecedor do Regime Normal, utilize essa natureza configurada para que o sistema gere a nota espelho, replicando os dados de IBS e CBS corretamente.

  4. Clique em Gravar para validar as novas regras.



ERP4ME.One

Sua devolução em conformidade absoluta: inteligência que espelha o futuro tributário.



Voltar ao topo!


Outras Novidades desta Versão!


Aqui você acompanha todas as alterações na versão 
2.36.00 do  ERP4ME.One.


Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

The table is being loaded. Please wait for a bit ...

Número do Processo

Tipo⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Descrição

Sistema
KOOPON-40392ErroRealizado um ajuste na opção de Cancelamento de assinatura em Meu Plano no cadastro da empresa do Erp4me.

A opção para cancelar a assinatura estava habilitada para produtos em que o tipo de contrato é Doado, e não deve, pois produtos doados não tem valor e o por isso o Bimer não permite o cancelamento.

Sendo assim, para produtos doados, a opção de Cancelar Assinatura fica desabilitada.
mf-erpforme-configuracoes
KOOPON-40242ErroRealizado proteção na importação de XML para corrigir NullPointer durante a importação de nota quando possuir tags da reforma tributária.Back-End
KOOPON-40189ErroAjustamos a edição de baixas para lançamentos com múltiplos pagamentos que possuem descontos, juros ou multas. Agora os valores são identificados individualmente para cada operação, corrigindo o comportamento anterior onde os dados de uma baixa eram replicados indevidamente para as outras. Essa atualização garante informações financeiras muito mais precisas e evita erros no momento de registrar seus recebimentos ou pagamentos.frontend-angular
0182309320Erro📣 Corrigimos uma inconsistência significativa no Relatório de Demonstrativo Financeiro.

Foi realizado um ajuste na forma como o detalhamento de lançamentos com baixas parciais é exibido. Anteriormente, ao expandir (clicar no '+') um lançamento com múltiplas baixas, o valor detalhado não refletia o total pago ou recebido. Com esta melhoria, garantimos que o detalhamento exibido no relatório agora corresponde exatamente ao valor total do lançamento original, somando todas as baixas realizadas. Isso oferece maior precisão e confiabilidade nas suas análises financeiras e extratos.
Back-End, frontend-angular
KOOPON-39752ErroAjustamos a mensagem de erro exibida no módulo Configuração de Integração Bancária, durante o envio da carta VAN por e-mail. Antes, o sistema apresentava a palavra “e-email” com grafia incorreta.
Realizamos o ajuste e a mensagem passa a ser exibida corretamente.
Back-End
KOOPON-38602ErroCorrigimos um problema no filtro de período da tela de Extrato de Movimentação, onde, mesmo alterando as datas inicial e final, o sistema continuava exibindo todas as movimentações do produto, inclusive as que estavam fora do intervalo selecionado.

Agora, o filtro funciona corretamente: ao definir um período, o relatório exibe apenas as movimentações realizadas dentro dessas datas, garantindo mais precisão na análise e facilitando a visualização das informações realmente relevantes para sua consulta.
Back-End, frontend-angular
KOOPON-38254ErroAjustamos uma situação em que, ao abrir as configurações de colunas no módulo de Lançamentos e selecionar o limite máximo permitido (6 colunas), os filtros de data "Emissão" e "Baixa" eram indevidamente desabilitados. Isso obrigava o usuário a atualizar a página para voltar a utilizá-los.

Com a correção, os checkboxes dos filtros de data da listagem permanecem habilitados e funcionam normalmente. Agora, você pode alterar os filtros de data sem recarregar a página, garantindo uma experiência mais fluida na consulta de lançamentos.
frontend-angular
KOOPON-39597ErroAjustada a gravação dos produtos no ms-produto durante a importação de XML, garantindo que o atributo produtoProprio seja gravado como false no banco de dados.Back-End
KOOPON-38963ErroFoi realizado um ajuste para não permitir enviar NFS-e quando a empresa não tiver certificado digital informado.frontend, KOOPON
KOOPON-39622ErroAjustamos a exportação de produtos para arquivos (PDF ou CSV) para respeitar todos os parâmetros informados no filtro avançado inclusive o filtro por NCMs (com um único ou múltiplos NCMs)

Com esta atualização, o arquivo gerado conterá apenas os produtos exatos que você filtrou, tornando suas análises e relatórios muito mais confiáveis.
Back-End
KOOPON-39454ErroCorrigido erro no Tour específico do Banrisul dentro da tela de configurações de integração POS para garantir que os passos sejam apresentados sem erros.frontend
KOOPON-38775ErroAjuste na atualização dos dados do gráfico “Receber x Pagar”, garantindo que a navegação funcione corretamente mesmo quando não há informações disponíveis nas datas exibidas.mf-erpforme-financeiro
KOOPON-40110LegislaçãoPara tornar o preenchimento das informações fiscais ainda mais simples na emissão de NF-e, NFC-e e NFS-e, agora é possível configurar uma Situação Tributária (CST) e uma Classificação Tributária (cClassTrib) padrão por empresa.

✔️ O que muda na prática?
Agora você pode definir, nas Configurações da Empresa, qual CST e cClassTrib serão aplicados automaticamente aos itens dos documentos fiscais sempre que o item ou a natureza de operação não tiverem esse cadastro definido.

Isso traz diversos benefícios:

-Mais agilidade no preenchimento

-Menos risco de erros por cadastros incompletos

-Preenchimento automático em cenários comuns

-Maior consistência tributária nas emissões´

🔧 Como funciona?
Você pode configurar a tributação padrão em:
Configurações da Empresa → Aba Tributações → Reforma Tributária

Basta selecionar o CST e o cClassTrib padrão.
Ao incluir itens nos movimentos de Vendas, Compras e Devoluções, o sistema aplicará automaticamente a tributação conforme as regras vigentes — sempre respeitando cadastros específicos e substituições definidas pela natureza de operação.

💡 Importante
Essa configuração funciona como um facilitador, reduzindo retrabalho e inconsistências.
Ela não substitui as configurações específicas de cada item, que continuam essenciais para garantir o correto enquadramento tributário conforme suas particularidades.

KOOPON-38659LegislaçãoImplementamos o recurso de tributação regular no movimento para atender às exigências da Reforma Tributária. Quando houver itens sujeitos à tributação regular, o CST e a Classificação Tributária (cClassTrib) correspondentes devem ser informados no cadastro da Natureza de Operação.
Ao utilizar essa natureza na criação do movimento, os valores informados passam a ser aplicados como CST e cClassTrib substitutos, tornando-se o padrão de tributação do movimento. Nesse cenário, a classificação tributária originalmente cadastrada no produto passa a ser considerada a classificação de tributação regular do item.

KOOPON-39716LegislaçãoCST e cClassTrib flexíveis na Natureza de Operação

Agora dá pra definir qualquer CST e cClassTrib como substitutos na Natureza de Operação, sem depender do tipo de tributação. Essas informações já vêm automaticamente para os movimentos e, se precisar, ainda podem ser ajustadas depois. Isso traz mais flexibilidade, menos ajustes manuais e ajuda na adequação à Reforma Tributária.

Se o produto já tiver CST e cClassTrib cadastrados e for usada uma Natureza de Operação substituta, os CST dos itens serão substituídos pelos definidos na operação.

KOOPON-40116LegislaçãoAgora o sistema tem um assistente inteligente que ajuda na configuração tributária durante o lançamento de vendas, compras e devoluções. Sempre que um item sem classificação tributária é adicionado, o sistema identifica isso na hora e sugere automaticamente o preenchimento de uma tributação padrão para a empresa, que será aplicada aos próximos itens adicionados.
KOOPON-40024LegislaçãoPara adequar o ERP4ME às exigências do novo layout nacional da NFS-e, implementamos na tela de de notas de serviços os campos de Identificador do Benefício e Redução de Base, localizados na aba de Tributos Municipais. Essa atualização garante que sua emissão esteja em conformidade com as novas regras fiscais, evitando rejeições e facilitando o preenchimento dos dados tributários.frontend-vue
KOOPON-40180LegislaçãoFoi implementado o recurso que permite a geração de devolução de compra com dados da Reforma Tributária (IBS e CBS) para empresas enquadradas no Simples Nacional, possibilitando a emissão da nota de devolução com base na nota espelho.

Embora as empresas do Simples Nacional passem a ter obrigatoriedade de informar IBS e CBS apenas a partir de 2027, este recurso atende cenários em que o fornecedor é do Regime Normal e tenha emitido a nota original com os dados de IBS e CBS. Nesses casos, o sistema agora permite que a devolução de compra seja gerada replicando corretamente essas informações tributárias.

Como funciona:
No movimento de Devoluções, ao incluir uma natureza de operação do tipo devolução de compra, é possível informar, no item do movimento (em edição), os dados de CST e cClassTrib por meio da aba IVA Dual.

Para este cenário, o preenchimento dessas informações não é obrigatório.

Também é possível gerar a devolução com tributação regular. Nesse caso, ao utilizar uma natureza de operação com CST e cClassTrib substitutos sujeitos à tributação regular, torna-se obrigatório informar o CST e o cClassTrib no item do movimento.

Adicionalmente, foi implementado o recurso de flexibilização do CST e cClassTrib substitutos na natureza de operação, permitindo informar qualquer CST e cClassTrib disponíveis no ERP4ME diretamente na natureza de operação.

Quando configurado dessa forma, todos os itens da nota assumem automaticamente o CST e o cClassTrib definidos na natureza de operação.
Back-End, frontend-angular
KOOPON-40030LegislaçãoFoi criado um novo campo para informar o 'Número do processo' na tela de inclusão da NFS-e no ERP4ME.

Este campo será habilitado somente quando a 'Natureza de operação' selecionada for: 'Exigibilidade suspensa por processo judicial'
ou 'Exigibilidade suspensa por processo administrativo'.

Esse ajuste foi necessário porque o padrão nacional da NFS-e exige o envio do 'Número do processo' para essas duas naturezas de operação mencionadas acima.
frontend
KOOPON-40113LegislaçãoCriada a tela de novidades da versão para ser exibida ao acessar o sistema após atualização, as novidades irão contemplar os recursos lançados para a reforma tributária.frontend
KOOPON-39957LegislaçãoFoi criado um novo campo para informar o 'Tipo de Operação' na aba IVA DUAL na tela de inclusão da NFS-e no ERP4ME.

Esse ajuste foi necessário porque o padrão nacional da NFS-e exige o envio do' Tipo de Operação' em operações com Entes Governamentais ou outros serviços sobre bens imóveis.
frontend, KOOPON, nfs-e
KOOPON-40106LegislaçãoIncluimos nas configurações do erp4me a Tributação Padrão para Documentos Fiscais.
Onde configurar: Defina uma tributação padrão em Configurações do ERP4ME / Aba tributações / Reforma Tributária

Como funciona: O sistema preencherá automaticamente o CST e cClassTrib na emissão de notas (NF-e/NFC-e/NFS-e) sempre que o item ou a natureza da operação não tiverem essa informação.

Importante: Funciona como um facilitador e não substitui as configurações específicas de cada item, que continuam essenciais para garantir o enquadramento tributário conforme suas particularidades.
Back-End, frontend-angular
KOOPON-40033LegislaçãoFoi implementado para a NFS-e o campo Tipo de Imunidade, destinado à identificação da imunidade tributária aplicável à operação.

Esse campo é automaticamente habilitado quando a Natureza de Operação selecionada for “Imunidade” e seu preenchimento não é obrigatório.

As opções disponíveis para seleção são:

0 – Imunidade (tipo não informado na nota de origem)
1 – Patrimônio, renda ou serviços uns dos outros (CF/88, art. 150, VI, a)
2 – Templos de qualquer culto e entidades religiosas, incluindo organizações assistenciais e beneficentes (CF/88, art. 150, VI, b)
3 – Patrimônio, renda ou serviços de partidos políticos, fundações, entidades sindicais dos trabalhadores, instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos (CF/88, art. 150, VI, c)
4 – Livros, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão (CF/88, art. 150, VI, d)
5 – Fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil, contendo obras de autores brasileiros ou interpretadas por artistas brasileiros, exceto na etapa de replicação industrial (CF/88, art. 150, VI, e)
frontend-vue
KOOPON-40212LegislaçãoAnteriormente, a tag de alíquota do ISSQN era enviada automaticamente no XML da NFS-e, o que poderia causar rejeições em municípios integrados ao Portal Nacional.

Para resolver isso, implementamos uma nova configuração no ERP4ME em NFSe que permite controlar a geração da tag <PercentualAliquotaISSQN> no XML, dando a você a liberdade de definir se ela deve ou não ser enviada de acordo com a necessidade da sua prefeitura.

Essa melhoria garante mais flexibilidade na emissão de notas fiscais e previne interrupções no seu faturamento por inconsistências no layout do XML.
frontend-angular
KOOPON-40231LegislaçãoA partir desta entrega, empresas enquadradas no regime do Simples Nacional (em todos os modelos disponíveis no ERP4ME) passam a contar com a possibilidade de vincular um cClassTrib Substituto no cadastro da Natureza de Operação, quando o tipo de movimento for Devolução de Compra.

Essa melhoria tem como objetivo viabilizar a correta utilização do cClassTrib na devolução de compras, permitindo a emissão da nota espelho com os dados da Reforma Tributária do Consumo (IBS/CBS/IS) de forma adequada.
frontend-angular
KOOPON-38412LegislaçãoTarefa liberada a partir da tarefa https://jira.alterdata.com.br/browse/KOOPON-38410.Back-End, frontend, KOOPON, nfse
KOOPON-38411LegislaçãoTarefa liberada a partir da tarefa https://jira.alterdata.com.br/browse/KOOPON-38410.frontend, KOOPON, nfse
KOOPON-38410LegislaçãoFoi implementada a aba IVA Dual na inclusão da NFS-e.
Nesta aba estão disponíveis os dados relacionados à Reforma Tributária do Consumo aplicáveis à NFS-e.

Nesta entrega, foram liberados os campos CST e cClassTrib, que passam a ser automaticamente alimentados a partir do cadastro do serviço, permitindo também a informação ou alteração manual quando necessário.

Adicionalmente, foi implementada a opção de operação sujeita à tributação regular, possibilitando a seleção de CST e cClassTrib substitutos para a NFS-e. Quando utilizada, essa configuração faz com que os CST e cClassTrib originais do item ou informados manualmente na NFS-e sejam considerados como os de tributação regular.

As seguintes rotinas receberam esta implementação: inclusão, edição, duplicação e consulta de NFS-e.
frontend, frontend-vue, KOOPON, nfse
KOOPON-40008LegislaçãoFoi criado um novo campo para o Código de Tributação Nacional na tela de inclusão da NFS-e no ERP4ME.
Também adicionamos um atalho rápido para facilitar a consulta da lista oficial de códigos sempre que precisar.

Esse ajuste foi necessário porque o padrão nacional da NFS-e exige o envio obrigatório do Código de Tributação Nacional no momento da emissão da nota.
frontend-vue
KOOPON-39970LegislaçãoForam implementados novos campos na aba Tributos Totais para a informação dos percentuais dos tributos municipais, estaduais e federais.

Esses campos são automaticamente preenchidos com base nos percentuais dos impostos gerados pelo sistema, da mesma forma que os campos de valores são alimentados a partir dos totais calculados para os tributos municipais e federais.

Também foi disponibilizada a possibilidade de edição manual tanto dos percentuais quanto dos valores dos tributos totais diretamente em seus respectivos campos.

Ao editar algum valor do serviço, os valores informados manualmente nos tributos totais são recalculados automaticamente, com exceção dos tributos estaduais, que ainda não são contemplados na NFS-e.
frontend-vue
KOOPON-40016LegislaçãoImplementamos os campos de Dados do Imóvel na nota de serviço! Esses campos serão exibidos e exigidos quando informado um dos códigos indicadores de operação 020101, 020201 ou 020301. O preenchimento dos campos de endereço e Código Imobiliário Brasileiro são obrigatórios, já o campo Inscrição Imobiliária Fiscal é de preenchimento opcional.frontend, KOOPON, nfse
KOOPON-39954LegislaçãoCriamos o campo 'Código Indicador de Operação', na aba 'IVA DUAL', na tela de criação de nota de serviço.

Neste campo, deve ser selecionado, o Código indicador da operação de fornecimento, conforme tabela “código indicador de operação” (Anexo VII).

Este código indicador de operação deverá ser informado sempre que for informado um CST e cClasstrib para o serviço.
frontend, KOOPON, nfse
KOOPON-40056LegislaçãoFoi criado um campo para o Código de Tributação Nacional no cadastro de modelo de dados fiscais de serviços do ERP4ME. Adicionamos também um atalho rápido para você consultar a lista oficial de códigos sempre que precisar.mf-erpforme-produto
KOOPON-39988LegislaçãoImplementamos os campos de Endereço da Obra na área de Construção Civil na nota de serviço! Esses campos serão exibidos apenas para serviços que têm o código da lista de serviço iniciado em "7". O preenchimento desse endereço não é obrigatório, mas se você preencher um campo, os outros passam a ser exigidos para garantir a integridade dos dados.

Com essa novidade, você se prepara para a adoção do padrão Nacional da NFSe, que tornará esses campos fixos na interface para este tipo de serviço, garantindo que suas notas estejam sempre completas e de acordo com as novas exigências!
frontend, KOOPON, nfse
KOOPON-39979LegislaçãoFoi implementada na NFS-e a importação automática das alíquotas de PIS e COFINS a partir do cadastro do serviço.

Também adicionamos o campo CST de PIS e COFINS, que passa a trazer o valor configurado no cadastro do serviço e permite sua edição ou remoção diretamente na tela da NFS-e.

Importante: como o CST de saída de PIS e COFINS agora é utilizado tanto na NFS-e quanto na emissão de NF-e para produtos e serviços, alguns CSTs permitidos na NF-e não poderão ser utilizados na NFS-e, como os códigos 49 e 99.
frontend-vue
KOOPON-40121LegislaçãoImplementamos o campo Chave do DPS Autorizado na tela de dados da nota autorizada. Esse campo exibirá a chave da NFSe emitida, permitindo sua utilização para consultas diretamente no Portal Nacional.frontend-vue
KOOPON-39985LegislaçãoImplementamos o campo “Inscrição Imobiliária Fiscal” na Nota de Serviço para os casos em que o serviço esteja relacionado à Construção Civil.frontend-vue
KOOPON-40004LegislaçãoFoi criado um campo obrigatório para o Código de Tributação Nacional no cadastro de serviços do ERP4ME. Essa melhoria garante que suas Notas Fiscais de Serviço (NFS-e) sejam emitidas dentro do novo padrão nacional, evitando erros e rejeições. Adicionamos também um atalho rápido para você consultar a lista oficial de códigos sempre que precisar.Back-End, mf-erpforme-produto
KOOPON-39910LegislaçãoImplementamos os campos de alíquota e dos respectivos valores de diferimento do IBS Estadual, IBS Municipal e CBS no totalizador IVA DUAL - Reforma Tributária do movimento.frontend-angular
KOOPON-40053LegislaçãoImplementado os campos de cst e alíquota de PIS e COFINS no cadastro de modelo de dados fiscais de serviço para atender à Reforma Tributária.mf-erpforme-produto
KOOPON-39916LegislaçãoImplementamos a exibição dos campos de alíquota e dos respectivos valores de diferimento do IBS Estadual, IBS Municipal e CBS nos detalhes do item do movimento, sempre que houver alíquota de diferimento associada ao cClassTrib selecionado.frontend-angular
KOOPON-39761LegislaçãoImplementamos o recurso que permite habilitar ou desabilitar a validação da ausência do cClassTrib nos itens do movimento, movimento e geração de nota.
Essa validação é controlada por uma chave de configuração que pode ser ajustada pela equipe de desenvolvimento conforme necessário.

Dessa forma, assim que o fisco definir a data em que a validação da ausência do cClassTrib passará a ser obrigatória, poderemos ativar essa configuração sob demanda.
Back-End, frontend-angular
KOOPON-39976LegislaçãoImplementamos o novo campo Total do Simples Nacional na Nota de Serviço para atender à Reforma Tributária.
Esse campo será exibido apenas para empresas enquadradas no regime Simples Nacional e, quando informado, seu valor será enviado na NFSe.
frontend-vue
KOOPON-39973LegislaçãoPara atender à Reforma Tributária, implementamos um recurso que, sempre que houver alíquota e/ou valor de PIS/COFINS na nota de serviço, grava e envia no XML o campo valorBaseCalculoPisCofins, preenchido com o valor da base de cálculo da nota.frontend-vue
KOOPON-39960LegislaçãoImplementamos o campo Notas Referenciadas na aba IVADual na Nota Fiscal de Serviço para operações do tipo 2 – Recebimento do pagamento com fornecimento já realizado e 3 - Fornecimento com pagamento já realizado.

Ao selecionar um desses tipos de operação, será obrigatório informar pelo menos uma nota referenciada.

Essa melhoria garante que a Nota de Serviço esteja alinhada às exigências da Reforma Tributária.
frontend, nfse
KOOPON-39982LegislaçãoPara atender às exigências da Reforma Tributária, habilitamos no cadastro de serviços os campos de CST PIS/COFINS e suas respectivas alíquotas. Antes, essas informações estavam disponíveis apenas para algumas UFs; agora, passam a estar habilitadas para todas as UFs.mf-erpforme-produto
KOOPON-39851LegislaçãoImplementado o campo de classificação do simples nacional para empresas do Simples Nacional optantes pelo regime especial Microempresário e Empresa de Pequeno Porte (ME EPP) para atender a Reforma Tributária.frontend-angular
KOOPON-39711LegislaçãoCriamos a aba Reforma Tributária no cadastro de Naturezas de Operação.
Nesta aba, será possível informar o 'CST' e 'cClasstrib' substitutos que passarão a ser utilizados em todos os itens do movimento.

OBS: Se a classificação tributária substituta tiver indicador de tributação regular, o sistema irá gerar no XML da nota os dados de IBS e CBS usando o CST e o cClassTrib da classificação substituta. Além disso, serão incluídos no item os dados de tributação regular com o CST e o cClassTrib cadastrados no próprio item.

frontend, KOOPON
KOOPON-39631LegislaçãoImplementamos o campo "Previsão de Entrega" na aba Transporte para movimentos de Venda e Devolução com natureza de operação do tipo NFe.

Embora não seja obrigatório, o preenchimento desse campo será importante para atender às adequações da Reforma Tributária, pois o valor informado preencherá a tag <dPrevEntrega> na Nota Fiscal Eletrônica.

O campo somente será exibido quando o tipo de transporte for Por conta do emitente, Por conta de terceiros ou Transporte próprio por conta do remetente, garantindo que a informação seja solicitada apenas nos cenários em que o prazo de entrega é relevante para o documento fiscal.
Back-End, frontend, KOOPON
KOOPON-39866LegislaçãoRealizado ajuste nas configurações de série e número de NFSe para atender a reforma tributária, os nomes dos campos foram alterados de Número RPS e Série RPS para Número DPS e Série DPS.frontend-angular, mf-erpforme-movimento
KOOPON-39444LegislaçãoA aba Reforma Tributária foi habilitada no modal de cadastro de Natureza de Operação do ERP4ME para os tipos de movimento Devolução de Compra e Devolução de Cliente.

Essa atualização permite que esses movimentos também utilizem os recursos de CST e cClassTrib Substitutos, garantindo consistência no tratamento tributário e alinhamento com as regras da reforma tributária.
Back-End, frontend
KOOPON-40345MelhoriaHabilitado o CST '620' com cClasstrib '620006' na tabela de Classificação Tributária, no cadastro de produtos e no movimento.

Ao informar o CST '620' e o cClasstrib '620006' nos produtos e gerar a NFE/NFCE serão gerados somente o CST e cClasstrib como informativos no xml.

Os cálculos dos tributos para produtos com tributação monofásica serão gerados apenas em 2027.

KOOPON-39218MelhoriaFoi concluída a migração do Cadastro de Pessoas para o novo padrão tecnológico, com adoção do Vue 3 (Composition API) e Tailwind CSS. O modal de Cadastro, Edição e Consulta recebeu um visual renovado e mais consistente, proporcionando uma experiência mais fluida e ágil.
A atualização melhora a estrutura interna do sistema, facilitando manutenções e a implementação de novas funcionalidades, sem impacto nas rotinas já existentes.
KOOPON, mf-erpforme-pessoa, PESSOA
KOOPON-40177MelhoriaAgora o sistema permite que você selecione os códigos NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) usando a tecla Enter do seu teclado nos módulos de Cadastro de Produtos, Modelos Fiscais e Alteração em Lote. Essa mudança restaura a funcionalidade anterior, garantindo mais agilidade e facilidade no seu trabalho diário, especialmente para quem prefere navegar sem usar o mouse.frontend
KOOPON-38332MelhoriaA partir de agora, você terá uma opção para não exibir novamente a validação de endereço do tomador quando vazio ao emitir Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e).

Anteriormente, o sistema exibia a validação do endereço em todas as emissões de NFS-e, o que podia ser desnecessário em alguns fluxos de trabalho.

Com esta atualização, ao ser exibido o modal com a validação, você poderá marcar a opção para não exibir mais. Isso proporcionará mais agilidade e flexibilidade no seu processo de envio de notas fiscais de serviço.
Back-End, frontend-vue
KOOPON-40066MelhoriaAjustamos a importação de NF-e por arquivo xml para importar também a Inscrição Estadual da transportadora quando a mesma estiver informada.Back-End
KOOPON-38774MelhoriaRealizado um ajuste nos campos Descrição no cadastro de produto, Pesquisa simples por Descrição ou Código e no filtro avançado, permitido a inclusão de até 120 caracteres.

Anteriormente o sistema limitava esses campos em até 100 caracteres, sendo ajudado a para até 120 caracteres.

Esse ajuste se fez necessário para atender a uma demanda de importação de produtos por XML, que permite importar produtos em que sua descrição tenha até 120 caracteres.
Back-End, mf-erpforme-produto
KOOPON-39615MelhoriaFoi realizado um ajuste no componente de localização de NCM para impedir a seleção por meio da tecla Enter.
Essa alteração se fez necessária devido à implementação da seleção múltipla de NCMs no filtro avançado do cadastro de produtos. Quando já existiam NCMs selecionados, ao buscar um novo NCM — durante o carregamento da busca ou ao informar um código inválido — pressionar Enter fazia com que toda a seleção anterior fosse perdida.

Como o componente utilizado é externo e possui limitações, não foi possível ajustar esse comportamento diretamente. Já dispomos, entretanto, de um componente próprio que pode ser adotado futuramente no filtro para eliminar essas restrições.
mf-erpforme-produto
KOOPON-37859Melhoria✨ Novidade na Conciliação Bancária!

Agora o sistema está mais inteligente no tratamento da importação de arquivos OFX, especialmente para quem concilia diariamente! Ajustamos a lógica para evitar o acúmulo de transações duplicadas ou já processadas na lista de "Ignorados" durante a reimportação do mesmo período. Essa melhoria garante que sua tela de conciliação fique sempre limpa e organizada, simplificando seu fluxo de trabalho e tornando a gestão das importações de extrato muito mais eficiente e confiável.
Back-End
KOOPON-38258MelhoriaAgora o sistema padronizou o processo de inclusão de pagamentos na NFS-e, alinhando-o ao comportamento já utilizado na NF-e e na NFC-e. A partir desta atualização, ao selecionar a forma de pagamento e clicar em Gravar ou Gravar e Enviar, o pagamento será automaticamente incluído na nota, mesmo que você não utilize o botão Adicionar.

Essa melhoria traz mais agilidade ao processo e evita que a informação de pagamento seja perdida caso o usuário esqueça de adicioná-la manualmente antes de finalizar a emissão.
nfse
KOOPON-38255MelhoriaFoi realizado um ajuste no módulo Curva ABC de Produtos para corrigir o comportamento do select “Período”.
Anteriormente, ao selecionar diferentes períodos, o tamanho do select era alterado conforme a descrição escolhida, causando variação visual indesejada na interface.

Com esta melhoria, o select passa a manter um tamanho fixo, independentemente da opção selecionada, garantindo maior consistência e melhor experiência de uso.
frontend-vue
KOOPON-39900Melhoria🚀 Novidade na Conciliação Bancária
O sistema agora exibe uma descrição muito mais clara e completa sobre o que são os "Registros Ignorados" na conciliação bancária.

Essa atualização garante que a mensagem de ajuda (disponível ao clicar no ícone de informação) reflita o comportamento real do sistema, explicando exatamente quais transações são movidas da aba Pendentes e por que isso acontece, incluindo situações como a importação duplicada de OFX ou o descarte manual com a opção "sempre ignorar". Isso elimina dúvidas e facilita o entendimento do fluxo de trabalho.
frontend-angular
KOOPON-38992MelhoriaFoi realizado um ajuste na label "A pagar" do filtro Calendário para que ela fique alinhada com os demais filtros. Anteriormente, a label estava desalinhada.frontend-angular
KOOPON-39352MelhoriaRealizamos um ajuste importante que garante a precisão dos dados ao detalhar as categorias (clicando no ícone "+"). Corrigimos como o sistema aplica os filtros de categoria e de visualização (Valor Bruto ou Líquido) nesse detalhamento, que antes apresentava valores inconsistentes. A conferência de lançamentos e a auditoria financeira agora refletem os valores exatos, permitindo uma análise precisa e confiável.Back-End
KOOPON-39267MelhoriaAgora o sistema permite a importação completa do campo Complemento de Endereço em cadastros de pessoas via planilha. Corrigimos uma divergência que estava limitando o campo a 50 caracteres durante a importação, o que causava a perda de informações. Com esta melhoria, o campo agora aceita o limite máximo de 60 caracteres, garantindo que seus dados de endereço sejam salvos integralmente e com precisão. Caso a informação da planilha exceda os 60 caracteres, o sistema importará o máximo permitido e exibirá um aviso informativo no relatório de importação.Back-End
KOOPON-38144MelhoriaAntes, se você precisasse fazer qualquer ajuste em uma baixa já lançada (como corrigir a data, o valor, desconto, juros ou multa), era um processo chato: você tinha que excluir a baixa e refaze-la do zero. 😥

Agora, ficou mais fácil! Adicionamos a opção de Editar Baixa diretamente no lançamento. Se precisar mudar qualquer detalhe, basta clicar no menu de ações da baixa e ajustar o que for necessário, sem precisar excluir e refazer o processo! ✨

Essa novidade traz muito mais flexibilidade e agilidade para a gestão das suas baixas no sistema!
mf-erpforme-financeiro
KOOPON-38231MelhoriaRemovido o botão de tour de funcionalidades do ferramentas de ajuda da tela de "Meu Plano" nas configurações da empresa, o recurso ainda não está disponível para essa tela.KOOPON
KOOPON-39608MelhoriaFoi realizado um ajuste na funcionalidade de edição de produtos em lote para permitir a remoção do vínculo dos itens com o CST e cClassTrib da Reforma Tributária.
Agora, para remover esse vínculo, basta marcar a opção correspondente na aba Reforma Tributária e deixar os campos CST e cClassTrib em branco.
frontend, KOOPON
KOOPON-39418MelhoriaFoi realizada uma melhoria na rotina de importação de produtos por planilha para garantir maior precisão no vínculo das informações tributárias.

Os campos RTC – Situação Tributária (CST) e RTC – Classificação Tributária (cClassTrib) passam agora a utilizar exclusivamente os parâmetros de valor exato do CST e do cClassTrib durante a importação.
Esse ajuste evita que o sistema tente relacionar valores parcialmente correspondentes, reduzindo inconsistências e prevenindo vínculos incorretos no cadastro dos itens.
Back-End
KOOPON-38252MelhoriaMelhoramos a responsividade da tela de exportação de XMLs para que os botões e campos sejam exibidos corretamente em qualquer dispositivo: desktop, celular ou tablet.frontend
KOOPON-39656Novo RecursoRealizado ajuste para gerar a tag 'vItem' somente para produtos que estiverem com os dados da reforma (Grupo IBSCBS) nos xmls de NF-e/NFC-e.

Ajustado também o totalizador da tag 'vNFTot' para somente totalizar os valores referentes à tag 'vItem' que forem geradas para os produtos com o grupo (IBSCBS) no xml de NF-e/NFC-e.
Back-End
KOOPON-39490Refatoração de códigoAjustamos o endpoint interno de consulta de produtos utilizado na exportação dos movimentos emitidos, garantindo o correto funcionamento das exportações nos formatos PDF Original e PDF Sintético.Back-End
KOOPON-39921Sugestão de melhoria da UsabilidadeCom a reforma tributária, atualizamos os nomes dos campos na nota de serviços: "Série RPS" e "Número RPS" agora são "Série DPS" e "Número DPS".frontend, KOOPON, nfse
KOOPON-39925Sugestão de melhoria da UsabilidadeCom a reforma tributária, trocamos os nomes dos campos no filtro avançado de serviços: onde era "Série RPS" e "Número RPS", agora é "Série DPS" e "Número DPS".frontend, KOOPON, nfs-e
KOOPON-39927Sugestão de melhoria da UsabilidadeCom a chegada da reforma tributária, atualizamos as descrições dos campos em Configurações do ERP4ME: agora “Série RPS” e “Número RPS” passam a ser “Série DPS” e “Número DPS”.frontend, KOOPON, nfse
KOOPON-39803ErroRealizamos um ajuste no retorno dos produtos ERp4me do cliente ao consultar a aba Meu Plano no cadastro da empresa.

Quando o cliente passava por um upgrade de produto ou um downgrade de produto, o sistema apresentava o primeiro produto que o cliente havia adquirido, como ativo e não apresentava o produto atual.

Passamos então a buscar no Bimer o campo status, com isso será sempre apresentado para o cliente o produto Ativo e o produto Inativo na aba Meu Plano no cadastro da empresa.

Com esse ajuste o cliente consegue ter uma visão mais ampla e clara dos produtos adquiridos.
Back-End, Empresa
KOOPON-39859ErroRealizamos um ajuste na máscara de valor do campo “Valor Recebido” na grid de lançamentos a pagar e a receber.
Antes, os valores eram exibidos sem formatação monetária; agora, passam a aparecer corretamente no padrão de moeda.
frontend-angular
KOOPON-39735ErroRealizamos um ajuste no carregamento do ERP4ME para garantir que a página seja aberta corretamente mesmo quando a chave regime_tributário armazenada no localStorage do navegador estiver inválida ou vazia.frontend
KOOPON-39684ErroRealizamos um ajuste no carregamento do ERP4ME para garantir que a página seja aberta corretamente mesmo quando a chave regime_tributário armazenada no localStorage do navegador estiver inválida.frontend

Voltar ao topo!