Nota Fiscal Eletrônica com status "Aguardando Retorno da SEFAZ" por mais tempo que o normal
Saiba quais problemas podem ocorrer no envio de XML de Nota Fiscal Eletrônica para a SEFAZ e seu status no Shop/Ishop ficar como "Aguardando Retorno da SEFAZ" por tempo indeterminado.
Verificações
Quando a nota estiver "Aguardando Retorno da SEFAZ" indefinidamente e verificar que a chave de acesso não existe na SEFAZ.
- <diretório padrão configurado>\Envio\RecepcaoNFe\Assinada
- <diretório padrão configurado>\Envio\RecepcaoNFe\Pendente
- <diretório padrão configurado>\Envio\RecepcaoNFe\Recibos
Quando uma nota é gerada pelo sistema, a mesma é colocada na pasta "Pendente". Assim que o NFeasy envia este XML, coloca uma cópia da nota gerada na pasta "Assinada" e coloca o recibo enviado pela SEFAZ pelo recebimento do XML, na pasta "Recibos".
Após isso, na próxima vez que o NFeasy se comunicar com a SEFAZ, ele pegará os recibos e verificará a sua situação na SEFAZ, coloca o retorno desta consulta nas pastas, conforme o seu status (Autorizada, Denegada, Rejeitada) e apagará os arquivos que estão nas pastas "Assinada" e "Recibos".
Sendo assim, quando alguma nota estiver com o status indefinidamente "Aguardado Retorno da SEFAZ" verifique:
Verificações | |
---|---|
O XML está na pasta "Pendente"? | O envio não foi feito ainda pelo NFeasy. |
A nota está na pasta "Recibos" e "Assinada"? | O recibo ainda não foi consultado pelo NFeasy. |
O XML assinado está na pasta "Assinada" e não existe recibo? | Ocorreu um desligamento incorreto do NFeasy ou da máquina e o sistema não concluiu o processo inteiro. |
Nesta última opção, verifique se a nota já está autorizada na SEFAZ, pois seu envio já foi concluído, só não houve retorno. Sendo assim, é possível consultá-la pela tela de log do NFeasy e gerar o retorno. (Veja como fazer esta operação mais abaixo).
Caso nenhuma destas situações estejam no cenário do cliente, temos que verificar se houve algum procedimento incorreto de manipulação do sistema, exclusão de arquivos e nos informe para que possamos verificar a melhor forma do sistema se comportar nestas situações.
Gerando retorno de XML autorizado pelo NFeasy.
- Abra o NFeasy, na aba Principal, clique em .
- Escolha a empresa que gerou o xml de Nf-e e clique em "Confirmar".
- Em "Data Inicial" e "Data Final", informe o período em que a nota foi gerada. Caso não saiba, informe o número da nota ou chave de acesso.
- Em Filtro por tipo de xml informe a opção Envio de NFe.
- Clique em.
Localize e selecione a nota que está sem retorno na coluna, depois clique no botão .
O NFeasy verificará se a nota está autorizada na SEFAZ. Caso esteja, serão gerados os arquivos de retorno na pasta que será informada pelo NFeasy.
Caso não esteja autorizada, o NFeasy informará que não existem retornos a serem gerados. Sendo assim, o XML não foi enviado para a SEFAZ e se encaixa nos problemas relatados acima. Para estes casos, o suporte da Alterdata deve ser acionado para identificação do problema e ajuste da nota.
Vá no movimento de estoque do Shop/Ishop, no menu de geração da NF-e, clique em Atualizar Status. O retorno que foi gerado pelo NFeasy atualizará o status na nota que ficou pendente.