Dúvidas sobre NFC-e (Token, certificado, serie, csc)
Verifique abaixo o que é necessário para emissão de NFC-e e algumas dúvidas referente a emissão no NFeasy emissor.
O que preciso para começar a emissão de NFC-e?
- Certificado digital
- Impressora não fiscal
- Código CSC (código de segurança do contribuinte)
Saiba mais sobre cada um abaixo:
- Certificado Digital
Para a empresa conseguir emitir NFC-e, é necessário possuir um certificado digital com o CNPJ da empresa. Caso a empresa ainda não tenha um certificado, pode pedir para seu contador solicita-lo.
Há três tipos de certificado digital, sendo eles:
Tipo | Característica |
---|---|
A1 (arquivo) | O certificado é em arquivo, ficando diretamente na máquina, não é físico. Validade: 1 ano. Pode utiliza-lo em mais de uma máquina, necessário apenas instalar. |
A3 (cartão) | O certificado é físico, possui o formato de um cartão. Validade: 3 anos. Funciona em apenas uma máquina, na qual o cartão estiver instalado e inserido. |
TOKEN | O certificado é fisico, possui o formato de um pendrive. Validade: 3 ano. Funciona em apenas uma máquina, na qual o token estiver instalado e inserido. |
- CSC - código de segurança do contribuinte
O CSC é um código de segurança alfanumérico, utilizado para gerar o QR CODE da NFC-e, necessário para emissão. Composto por um ID e código CSC.
O CSC deve ser solicitado ao contador, que irá gera-lo de forma online.
- Impressora não fiscal
Para emissão de NFC-e é necessário possuir uma impressora não fiscal para a impressão do danfe da nfc-e. Pode ser impressora comum (A4) ou mini impressora, deste que seja não fiscal.
O que é Série em contingência?
- Contingência: Quando o estabelecimento, por algum motivo, não consegue se comunicar com a SEFAZ (SEFAZ indisponível, falta de internet) para realizar o envio da NFC-e, a emissão será feita em modo de contingência. Quando a comunicação com a SEFAZ voltar a funcionar normalmente, estas notas serão transmitidas para autorização.
- Série em Contingência: As NFC-es emitidas em contingência devem possuir uma série diferente da utilizada para emissão de NFC-e normal. Série em contingência é a série configurada para ser utilizada na emissão quando esta foi feita em modo de contingência.
- Exemplo: Série NFC-e : 1 Serie Contingência : 2 → Quando a emissão não for em contingência, será utilizada a série 1, quando a emissão for realizada em modo de contingência, será utilizada a série 2.
Para configurar a emissão de NFC-e no sistema, a impressora não fiscal e certificado digital já devem estar devidamente instalados na máquina.
A instalação destes não é responsabilidade da Alterdata.
Para saber como configurar a emissão de NFC-e dentro do NFeasy emissor: CLIQUE AQUI