Para melhor compreensão das informações operacionais contidas neste manual, é importante que se tenha uma noção dos termos mais utilizados e dos principais conceitos relacionados às funcionalidades que serão apresentadas.  São elas:

 

Retaguarda 


A retaguarda fornece as informações necessárias para alimentar os dispositivos que utilizarão o Four Keep que estão preparados para receber os dados de qualquer retaguarda.

Caso sua empresa trabalhe com o sistema de gestão Alterdata, através do módulo Integrador, atualmente preparado para atender a linha Alterdata Bimer ERP e Shop/IShop, serão exportados os dados da base de retaguarda via Web Service para a Base de Dados da Alterdata. Dependendo da configuração, os dados exportados são: as empresas configuradas para trabalhar com força de vendas, tipos de contatos, tabela de clientes, tabela de produtos (todos ou somente os produtos que possuírem determinadas características), prazos configurados para trabalhar com força de vendas e as tabelas de preço informadas no próprio integrador.

Do contrário, caso sua empresa não trabalhe com um dos sistemas de gestão Alterdata, entre em contato com a Alterdata para que possamos verificar uma melhor solução de integração com o Four Keep ideal para o seu tipo de negócio.

 

Web Service


Será responsável por realizar as entregas dos dados nas rotinas de Exportação e Importação. Na rotina de exportação, o módulo do Integrador pega os dados da base da retaguarda e envia para o Web Service que valida as informações, ou seja, identifica se os dados estão corretos e, em seguida, as entrega para a base de dados da Alterdata. Na rotina de importação, o processo será inverso. Os dados serão enviados da base de dados da Alterdata para o Web Service, ele conferirá os dados e os entregará ao módulo Integrador que alimentará a base de retaguarda.


 

Banco de Dados Alterdata


O banco de dados disponibilizado pela Alterdata é único, ou seja, todos os clientes que adquirirem essa ferramenta mobile alimentarão a base da Alterdata com seus dados da base de retaguarda. O sistema gerenciador da base de dados será o PostgreSQL e a tecnologia utilizada será Schema, responsável por realizar as sub-bases dentro da base de dados. Dessa forma, na base de dados da Alterdata, existirão várias outras sub-bases separando os dados de cada cliente.

 

Mobile Four Keep


Four Keep é um aplicativo de força de vendas de fácil utilização e excelente desempenho, desenvolvido para atuar em tablets e smartphones Android. O Four Keep conecta os vendedores externos ao sistema de retaguarda (ex.: Bimer ERP/ Whop/Sop) da empresa, disponibilizando, através dos aparelhos, informações preciosas como: cadastro de clientes, produtos com fotos, pedidos de venda, preços, formas de pagamento - e muito mais!
Através do Four Keep, seus vendedores podem enviar pedidos de venda direto para a empresa de onde estiverem, eliminando a necessidade de redigitar os dados do pedido ao chegar à empresa, diminuindo a possibilidade de desvio dessas informações. Caso o mesmo não tenha acesso à internet no momento da venda, é possível armazenar os dados no aplicativo e enviá-los mais tarde, ao conectar-se novamente.

Para ter acesso ao manual do aplicativo Mobile Four Keep, clique aqui.

Integração Bimer x Four Keep


O Integrador Bimer X Four Keep faz a comunicação entre a base de retaguarda e o Web Service. Serão exportados os dados conforme as configurações realizadas. Na rotina de importação, o integrador receberá os dados da Base de Dados da Alterdata, via Web Service e alimentará a base de retaguarda. Essa importação é programada de forma automática.

Esse módulo integrador atende somente a linha Alterdata Bimer, no entanto, outras linhas de sistemas como o Alterdata Shop/IShop ou um sistema que não seja da Alterdata poderão trabalhar com a ferramenta Mobile Four Keep. Para isso, é preciso que seja criado um módulo integrador que se comunique com o Web Service para que este alimente a base de dados da Alterdata com os dados gerados no Bimer. O módulo Integrador Bimer x Four Keep deve estar configurado no Bimer, ou seja, na empresa do cliente.

O integrador é executado como um serviço do Windows chamado “BimerIntegradorFourKeep” e ainda possui o modo de autorrecuperação para que, caso seja finalizado por algum motivo, ele consiga iniciar normalmente de forma automática. Dessa forma, o integrador garantirá que se tenha uma melhor disponibilidade e funcionamento mais independente do sistema.

Para ter acesso ao manual do Integrador Bimer x Four Keep, clique aqui.

  

Integração Shop x Four Keep


O Integrador Shop X Four Keep é responsável pelo envio e recebimento dos dados da comunicação via web service do Automação Comercial Shop (Shop/IShop) com o aplicativo Four Keep. Entre as configurações de comunicação e integração do sistema estão:

  • Configuração da base de integração e do web service que fará a comunicação;
  • Configurações de vendedores, produtos e títulos que serão integrados ao serviço;
  • Configurações de manutenção do integrador.

Para ter acesso ao manual do Integrador Shop x Four Keep, clique aqui.

 


Status do Andamento do Pedido 


Após a criação do pedido de venda, é possível você acompanhar cada etapa do processo da venda até o momento da geração da Nota Fiscal, realizada na retaguarda. Estas informações são resgatadas através da sincronização dos dados do Four Keep com a retaguarda e vice-versa. Para isto, o aplicativo disponibiliza visualmente o Status do pedido de forma clara para você poder consultar todo o andamento da venda sempre que desejar.

 

No quadro Status verifique em que etapa se encontra o pedido, que pode ser:

StatusDescrição
O pedido foi realizado no aplicativo mobile e aguarda o envio dos dados para a retaguarda através da sincronização.
O pedido foi enviado à retaguarda.
O pedido foi recebido e confirmado pela retaguarda.
O pedido foi recebido pela retaguarda, porém foi cancelado.
O pedido foi realizado, porém, foi devolvido pelo cliente.
Apenas alguns itens deste pedido foram atendidos, o restante será cancelado.
Apenas alguns itens deste pedido foram atendidos, o restante ainda pode ser atendido em outro momento.
Pedido totalmente atendido e todos os produtos foram entregues.
Nenhuma nota fiscal gerada pelo pedido de venda foi faturada.
Indica que pelo menos uma nota fiscal gerada pelo pedido de venda foi faturada.