Como gerar o Carnê Leão

Autor do artigo: Heitor.sup.pack

Carnê-leão é uma forma de recolhimento mensal de imposto de renda de pessoas físicas do Brasil. É cobrado de quem não está sujeito ao recolhimento na fonte, relativamente aos rendimentos recebidos de outras pessoas físicas ou de fontes situadas no exterior.

Para gerar Carnê Leão dos proprietários, no cadastro do proprietário na aba Complementares > Imposto de Renda Mensal, deve estar selecionada a opção de Carnê Leão.


Para gerar o Carnê Leão no sistema acesse:

  1. Aba Unidades > Relatórios Proprietários e Locatários > Imposto de Renda Mensal > Gera Imposto;
  2. Informe o tipo de Retenção do Carnê Leão;
  3. Selecione a conta Caixa;
  4. Selecione uma opção em Lançamentos a considerar conforme desejado.
  5. Informe o período de apuração e a data de lançamento contábil;
  6. Selecione o Proprietário e clique em "Concluir".

Opção lançamentos a considerar foi liberada a partir da versão 61335.0


Temos uma excelente notícia para a sua gestão tributária! A nova atualização do sistema (Versão 6.13.35.8) traz um recurso que simplifica o pagamento de um dos tributos federais mais importantes:

Pagamento Eletrônico de Carnê-Leão (DARF) para o Banco Itaú!

Com esta novidade, após gerar o Carnê Leão, a nova funcionalidade fica disponível no fluxo de Contas a Pagar:

  • Fim da Burocracia: A integração com o contas a pagar elimina processos manuais e a necessidade de digitação externa de dados.

  • Agilidade e Segurança: A administração de pagamentos de impostos se torna mais prática, rápida e alinhada com os processos de pagamento eletrônico.


Para saber mais sobre o fluxo de pagamento eletrônico do Carnê-Leão para o Banco Itaú, CLIQUE AQUI.