Como fazer repasse ao proprietário

Configurações iniciais


Cadastro de proprietário 

  1. Acesse Unidades - Cadastros - Proprietário - Proprietários 
  2. Dê um duplo clique no proprietário desejado para abrir o cadastro e vá até a aba Remessa/Repasse de Saldo 
  3. No campo 'Forma de Repasse', clique na seta ao lado para selecionar a forma de repasse desejada e clique no botão incluir

    Ao clicar em 'Incluir', o sistema abrirá uma pequena tela para cadastrar as informações de acordo com a forma de repasse escolhida (chave de pix, conta bancária, etc). 
  4. No quadro abaixo, na coluna “Principal”, escolha a forma de repasse principal, a ser utilizada para efetuar o pagamento.
  5. Na opção 'Data para Repasse', você deve escolher quando e em quantos dias o repasse será feito. 
  6. Clique em Gravar, para concluir. 



Repasse ao proprietário


O sistema Locação calculará a Remessa de Saldo com base no Movimento Contábil do Proprietário.

Para fazer o repasse ao proprietário, siga os passos abaixo: 

  1. Acesse a aba Administradora - Lançamentos Administradora - Repasse Proprietário 

  2. Selecione uma conta de remessa de saldo e a conta de disponível vinculada nos lançamentos no movimento contábil. (Observação: Caso tenha diversas contas de disponível, é necessário realizar um repasse para cada uma delas). 

  3. A seguir marque as opções desejadas
  4. Informe o período para apuração da remessa de saldo e a data do lançamento da remessa de saldo. 
  5. Clique em Avançar. 
  6. Selecione os proprietários para os quais deverá ser efetuada a remessa de saldos.

    Nessa tela, ao lado do nome do proprietário, será apresentado o link 'Alterar Repasse', caso o usuário queira alterar a forma para repasse, basta clicar neste link e o sistema abrirá uma tela de alteração do repasse.

  7. Clique em Concluir.

Observação

Para ser gerado as prestações de maneira correta, devemos sempre verificar se o Saldo inicial de cada período selecionado está zerado. Caso não esteja, efetuar o repasse do período anterior antes.

A opção "Abater contas não pagas no contas a pagar até" deve ser marcada caso queira que o sistema abata do valor da remessa de saldo os lançamentos efetuados no Contas a Pagar que ainda não tenham sido baixados, devendo, para isto, indicar uma data de vencimento limite para execução desta verificação, caso também devam ser consideradas contas no status previsto para abatimento do saldo a opção "Considerar contas no status previsto" deve ser marcada.

Repasse por unidade


Caso deseje realizar o repasse ao proprietário por unidade, siga os passos abaixo:

  1. Clique no ícone do sistema - Configurações Opções - Aba Contabilidade;
  2. Marque, sim, na opção Fazer a geração da remessa de saldo por unidade;
  3. Clique em Gravar;
  4. Após, basta realizar o processo de repasse como explicado acima.


Realizando o repasse por unidade será criado um lançamento de repasse para cada unidade do proprietário.






Lançar remessa no Contas a Pagar


Caso queira que seu lançamento de remessa de saldo, vá para o movimento contábil somente após o pagamento efetuado ao locador, basta realizar o lançamento no Contas a Pagar. Para isso:

  1. Acesse Administradora > Gerar Repasse Proprietário;
  2. Marque o check-box "Lançar remessa no Contas a Pagar";
  3. Preencha as demais informações para a geração;
  4. Selecione o(s) proprietários;
  5. Gere a remessa.


Após esse procedimento, basta acessar o módulo de Contas a Pagar para identificar o lançamento.

Esse lançamento, será apresentado com o status "aberto".

Para que o lançamento seja apresentado no Movimento Contábil, basta realizar a sua baixa.